Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Futuro do mercado de autopeças está na internet

16487

Mecânicos que usavam a rede para procurar informação técnica agora já criam o hábito de comprar peças em sites especializados; modelo de negócio cresce no mundo inteiro

 

Quem é realmente antenado no setor de reparação automotiva todo dia fica sabendo de alguma novidade que chega ao Brasil, seja uma tecnologia, um carro ou uma marca. O fato é que somos a bola da vez da indústria automotiva, e não é de hoje: a produção de veículos no nosso país mais do que duplicou nos últimos 10 anos. Em 2004, quase 1,5 milhão de veículos saíram das linhas de produção; em 2013, o número saltou para 3,7 milhões*. Nunca se vendeu tanto carro e o consumidor final brasileiro nunca teve tantas opções, dos mais baratos aos mais caros produzidos no mundo, dos populares chineses aos superesportivos italianos.

Só que nenhum carro sobrevive sem manutenção, e alguém tem que consertar esses milhões de unidades que invadem nossas ruas todo ano. Sim, é nesse ponto da história você entra, amigo mecânico, na lida diária com toda essa variedade de marcas e modelos, mas tendo que se virar para achar peças que nem sempre estão disponíveis para pronta entrega. Para contornar esse quadro, muita gente usa uma ferramenta que cada vez mais ganha a confiança não só dos mecânicos, mas do consumidor em geral: a internet.

16501

Variedade de modelos é desafio para a oficina: a internet se torna uma grande aliada

Os números de venda de produtos online – também chamado de e-commerce – crescem a cada ano. Somente em 2013, esse modelo de negócio ultrapassou a marca de 1,25 trilhões de dólares no mundo inteiro. Apenas nos Estados Unidos, movimenta 300 bilhões de dólares por ano. Na China, as compras de produtos pela internet crescem nada menos que 130% a cada 12 meses.

Aqui no Brasil, o comércio online faturou 31 bilhões de reais em 2013**, 24% a mais se comparado a 2012. Para se ter uma ideia, o site Netshoes, criado no Brasil, hoje é o maior e-commerce de produtos esportivos do mundo, com mais de 15 milhões de visitas por mês e faturamento anual de R$ 1,2 bilhões***.

A expectativa é que esse mercado dobre de tamanho até 2017. De acordo com pesquisas, mais de 100 milhões de brasileiros tem conexão com a internet – desses, cerca de 51 milhões fazem algum tipo de compra pela rede. Com tanto público em potencial, o setor automotivo no Brasil tem tudo para abraçar o e-commerce. O mercado, no entanto, ainda está por vir.

Oficinas conectadas

Há quem pense que mecânico passa o dia todo consertando carro e que não acessa a internet. Errado! Uma pesquisa da Revista O Mecânico constatou que 80% dos profissionais do mercado entrevistados acessam a internet. Destes, 71% navegam na rede pelo menos 6 vezes por semana – e a usam para trabalhar.

Antônio Cássio Yassaka, dono da oficina Caseli Serviços Automotivos em São Paulo/SP, se agarra à internet como grande aliada do serviço diário da oficina, buscando desde procedimentos técnicos até autopeças para venda. “A gente tem uma carência de peças muito grande no mercado. Nem sempre uma montadora tem tudo para pronta entrega e nem sempre a rede de concessionários também tem”, declara.

16520

Antônio Cássio Yassaka, dono da oficina Caseli Serviços Automotivos em São Paulo/SP

 

Cássio, que está há 32 anos no setor, inclusive treinou um funcionário especialmente para fazer a busca de peças pela internet, e conta até com a ajuda de clientes para achar novas alternativas na rede. “Hoje, o cliente está muito bem informado. Quando dizemos que o concessionário mais próximo tem a peça, ele diz que está ‘fora de preço’ porque viu na internet que em outro lugar está mais barato. Para nós, é uma referência. Acabamos conhecendo novos sites de compra. Isso faz parte do nosso dia a dia”.

Também na capital paulista, Doria Ester Gatto, proprietária da Auto Mecânica Mauro Gatto, é outra adepta das compras online como um recurso para conseguir peças “Faço compras pela internet e nas compras mais gerais nunca tive problemas. É uma via confiável”, afirma. Para Doria, o dinamismo da internet se reverte em ganho de tempo de serviço para o cliente.

16480

Doria Ester Gatto, proprietária da Auto Mecânica Mauro Gatto em São Paulo/SP

Já Rafael Felipe, que trabalha no Centro Automotivo Mascotte, na Zona Sul paulistana, navega na internet há mais de 10 anos e também faz compras online, tanto de uso pessoal quanto de peças. “Compramos na internet as peças que não encontramos no dia a dia em lojas ou distribuidoras”, diz Rafael.

16530

Rafael Felipe, que trabalha no Centro Automotivo Mascotte, na Zona Sul paulistana

Antônio Carlos dos Santos, consultor técnico da A.K. Auto Center, também faz pesquisa de preços de peças pela internet e, se os fornecedores mais próximos não tiverem o que precisa, ele fecha com a loja virtual. “Até o momento, nunca tivemos problemas em comprar pela internet”, garante.

Sistemistas vislumbram a mudança no varejo

As fabricantes de autopeças já enxergam as vendas pela internet como uma realidade. Para Simone Minhoto Queiroz, supervisora de marketing da Tecfil, o e-commerce já é um velho conhecido de outros setores da economia e será um grande aliado do mecânico, já que, quanto mais opções para o cliente, melhor para o seu negócio. “O meio digital é uma tendência forte e o segmento de autopeças não pode ficar de fora”, declara Simone.

16461

O gerente de marketing da Gates, Fábio Murta, constata que hoje, para o mecânico, é muito caro procurar peças para veículos que tem uma frota pequena ou de uma marca muito específica. “Para ele encontrar essas peças, a maneira mais rápida seria através de um e-commerce”, comenta.

16503

Esse aspecto agilidade da internet é o principal fator que chama a atenção de Rafael Felipe. “A gente vai atrás da entrega. Não adianta a gente ficar com o carro desmontado meio dia ou um dia inteiro”, pondera. Antônio Cássio Yassaka reforça: “Raramente numa loja física você vai achar todos os componentes. Quando acha a peça na internet, você sabe que está lá, liga para a loja e confirma”.

Demanda, já sabemos que existe. Uma solução mais madura que atenda às necessidades do mercado é o que os mecânicos procuram. Agora é questão de tempo…

Fontes: *Anfavea | **E-commerce news | ***Valor econômico

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php