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Funcionamento e testes no Honda Fit

Acompanhe a manutenção do gerenciamento eletrônico do motor 1.4 l do modelo japonês, que pode influir diretamente na emissão de poluentes, e o procedimento de limpeza das bobinas

Carolina Vilanova

 

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Com a chegada da inspeção veicular, o cerco em relação à manutenção do sistema de injeção eletrônica e dos componentes do motor de um modo geral tem ficado cada vez mais apertado. Responsável pelo funcionamento ideal do motor, o sistema de injeção substituiu o bom e velho carburador no final dos anos 80 com o objetivo de fazer a mistura ideal entre combustível e ar admitido, a fim de encontrar o melhor desempenho do motor, otimizando a economia de combustível e a redução de emissão de poluentes na atmosfera.

 

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A tecnologia deu certo, todas as montadoras adotaram o sistema de injeção eletrônica, que funciona com uma central eletrônica que comanda todas as informações que recebe dos sensores, instalados em vários pontos do motor. A unidade, por sua vez, manda esses dados para os atuadores que realizam uma série de ações no sistema.: variação do volume de combustível, correção do ponto de ignição, funcionamento da marcha lenta, etc.

 

O conceito da injeção eletronica e seus sensores e atuadores serve para qualquer veículo, mas cada um tem as suas especificações e características únicas, inclusive, porque cada motor recebe uma calibração diferente de injeção, ou seja, os dados eletrônicos são mapeados diferentemente de acordo com a necessidade de cada modelo, priorizando desempenho, consumo, esportividade, e por aí vai.

 

Nessa edição, mostramos como é feita a manutenção do sistema do Honda Fit ano 2003, movido a gasolina e com 60 mil km rodados. Para efetuar esse procedimento, o técnico deve fazer uso dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e de peças de boa procedência. Para a realizaçao de diagnóstico e testes é imprenscindível a ajuda de um scanner automotivo e de um multímetro.

 

Diagnóstico

 

O veículo utilizado estava apresentando alguns problemas quando foi levado ao mecânico: o motor engasgava nas retomadas de velocidade e o consumo de combustível estava acima do esperado. O instrutor técnico do SENAI-Vila Leopoldina, Marcelio Gonçalves da Mata, foi quem nos ajudou no procedimento.

 

“Este é um motor 1.4 litro, quatro cilindros, 8 válvulas e duas velas por cilindro. O sistema de injeção eletrônica é do tipo Iso, que faz o gerenciamento do ponto de ignição, marcha-lenta, controle de combustível e tempode injeção da gasolina. Uma característica interessante deste conjunto é que utiliza duas velas por cilindro, o que permite melhor queima e aproveitamento do combustível, diminuindo o índice de poluição”, explica Marcelio.

 

O sistema do Honda Fit funciona com uma estratégia de circuito fechado (Closed Loop), que utiliza os sinais da sonda lambda para regular a injeção de combustível e os demais parâmetros do sistema. A Honda não recomenda a limpeza dos bicos injetores. Em caso de falhas nos bicos injetores, a Honda recomenda a substituição dos componentes.

 

Principais sensores:

 

– Sensor de rotação: está localizado na árvore de manivelas e informa a quantidade de pulsos de acordo com a rotação da árvore de manivelas. O modulo vai receber a informação e determinar o avanço do ponto e a quantidade de combustível injetada necessária de acordo com as condições de rodagem. O acesso é feito pela parte debaixo do carro. (A)

 

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– Sensor de fase: está localizado no comando de válvulas e manda a informação de posição ao módulo, fazendo que o motor parta e funcione corretamente em todos os regimes de operação. Fica embutido atrás do cabeçote.

 

– Sensor de temperatura do ar: está localizado ao lado do filtro de ar e coleta a informação de acordo com a temperatura do ar admitido, que em seguida vai passar pelo filtro de ar, corpo de borboleta e entrar no coletor de admissão. (B)

 

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– Sensor MAP: um sensor que determina a depressão do coletor e envia a informação para módulo. Trabalha em conjunto com o sensor de temperatura do ar, para cálculo da massa de ar admitida. (C)

 

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– Sensor de oxigênio (sonda lambda): localizado imediatamente antes do catalisador, é responsável por fazer a leitura das condições de queima do motor e regular a quantidade de injeção e o ponto que vai trabalhar esse motor. Essa sonda é do tipo planar, com dois fios que levam alimentação de tensão de 12V, e os outros dois fios que dão resposta de funcionamento da queima do motor. (D)

 

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– Válvula EGR: faz a recirculação dos gases de escapamento na quantidade determinada pelo módulo para o coletor e assim reduzir o volume da mistura de combustível, diminuindo o índice de poluentes (NOx) sem afetar o desempenho do motor. (E)

 

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– Sensor de temperatura do líquido de arrefecimento: faz a leitura da temperatura do fluido para controlar o acionamento da partida a frio e auxiliar o gerenciamento do sistema de injeção do motor. (F)

 

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Principais atuadores:

 

– Bicos injetores ou válvulas injetoras: fazem a injeção do combustível ao motor. São compostos por uma válvula eletromagnética que recebe pulsos negativos vindos do módulo sendo que tem uma alimentação constante de 12 V.

 

– Válvula do canister: retém os vapores vindos do tanque, do próprio funcionamento do motor, armazenado num recipiente de carvão ativado para que, quando houver necessidade, esses gases possam ser reutilizados pelo motor, para otimizar o funcionamento e diminuir os poluentes. (G)

 

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– Bobinas: são oito bobinas individuais, uma para cada vela, ou seja, são duas velas por cilindro. A troca das velas é feita aos 40 mil km, de acordo com o manual do proprietário. (H)

 

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– Corpo de borboleta: trabalha com acionamento através do cabo, recebendo as informações por meio de um sensor no pedal do acelerador, que indica a posição de passagem da quantidade de ar que está sendo admitido pelo motor. No próprio corpo tem um sensor que determina a posição da borboleta, e sabe a quantidade de ar que está entrando para determinar a quantidade de combustível necessária. (I)

 

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Obs.: A cada revisão periódica do sistema, é orientado inspecionar se existe carbonização no corpo de borboleta, quando está contaminado em excesso, prejudica o funcionamento em regime de marcha lenta, exigindo a limpeza.
– Unidade de Comando Eletrônico: é o módulo que gerencia o sistema, e fica num local de difícil acesso, atrás do porta-luvas do lado do passageiro.

 

Obs.: Na maioria dos casos, o problema nunca é no módulo, geralmente está nos sensores, atuadores ou nos chicotes elétricos.
– Válvula corretora de rotação de marcha lenta: tem por função controlar a rotação de marcha lenta do motor (J)

 

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Conceito:

 

O sistema ISO utilizado no Honda Fit é um sistema simples e bem funcional, os cuidados necessários são a execução da manutenção de rotina, a troca dos filtros, velas e do lubrificante de acordo com o manual. “Se essas condições estão satisfatórias, dificilmente provocarão defeitos. Por outro lado, a falta da manutenção e a utilização de combustível de má qualidade podem avariar todo o conjunto”, observa.

 

Esse sistema trabalha com duas sondas lambdas, uma antes do catalisador, que vai mandar a leitura dos gases queimados do motor para o módulo para o módulo e a outra, depois do catalisador, para detectar a eficiência do catalisador, fazendo a conversão dos gases queimados no motor.

 

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O técnico deve substituir os itens requeridos e, depois, para fazer a análise geral do sistema deve utilizar um aparelho de scanner automotivo, para fazer a varredura dos componentes para constatar se está tudo em ordem, se nenhum problema foi relatado. Principalmente, quando o veículo estiver prestes a passar pela inspeção veicular.

 

De acordo com Marcelio, o Honda Fit 1.4 não apresenta nenhum problema para passar na inspeção, atinge perfeitamente as normas da Controlar. O que acontece é que o motor 1.5 litro a gasolina tem trazido alguns problemas na inspeção, porque requer uma descontaminação no sistema evaporativo do tanque e do motor, além de uma regulagem perfeita, e rodagem de acordo com a necessidade do motor, para não ter a contaminação do sistema e ser reprovado na inspeção. Não é recomendado remover a válvula de purga ou do canister, é um procedimento incorreto, pois você está adulterando o sistema. Nesse caso, o técnico deveria verificar pos itens, corrigir e fazer as substituições necessárias. Se continuar dando problemas, ver se está na temperatura ideal, pois o motor deve estar quente para atender aos testes”, finaliza.

 

Procedimento

 

Antes de iniciar os procedimentos, é sempre bom utilizar óculos de segurança, luvas de proteção e sapatos de biqueira, além de utilizar as ferramentas de maneira correta.

 

1) Para ter acesso às bobinas e às velas, comece retirando a capa do motor com uma chave de 10 mm. Cuidado para não avarias as travas que conectam no coletor de admissão.

 

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2) Retire as conexões das bobinas, que são dispostas quatro na frente e quatro atrás. Com cuidado, aperte a trava e puxe, desligando a bobina. Depois utilize uma chave 10 mm para soltar o parafuso de fixação e remove-las uma a uma.

 

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Obs.: A bobina pode ser contaminada por conta da umidade e provocar o isolamento do transformador, impedindo o transporte para a vela. Esse defeito pode provocar falhas momentâneas da aceleração, principalmente em baixa rotação. Esse problema é diagnosticado com um teste de percurso, na retomada de velocidade, o motor vai falhar como se uma vela estivesse avariada, como se a tensão não estivesse chegando na vela, apesar da peça estar em ordem. Mesmo trocando as velas o defeito continua.

 

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Limpeza das bobinas

 

Esses problemas causados por oxidação contaminam a parte interna da bobina, que precisa ser eliminado. Para fazer esse reparo, tire a bobina do alojamento e faça uma limpeza interna com a ajuda de uma haste fina. A Honda recomenda a troca da peça.

 

1) Para ter acesso às bobinas, retire a tampa do filtro de ar, desconectando antes o sensor de temperatura do ar.

 

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2) Em seguida, remova o elemento filtrante e solte as abraçadeiras e os parafusos para remover o alojamento do filtro e a tomada de ar.

 

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3) Agora, vamos remover as bobinas para fazer o processo de limpeza da passagem de centelha para as velas. Remova os conectores e retire as bobinas. As bobinas do banco de trás tem acesso mais difícil, para tanto, destrave a canaleta do chicote e desloque-o para facilitar.

 

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4) Leve as bobinas para uma bancada e abra as peças com cuidado, não há a necessidade de utilizar nenhuma ferramenta.

 

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5) Faça a limpeza do zinabre concentrado no interior das bobinas, remova o condutor, que é uma molinha, raspando com uma haste e depois passando limpa contato. (5a)

 

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    5
  • 8032
    5a

 

6) Depois de estar tudo limpo, instale a mola dentro do alojamento e faça uma leve pressão com dedo e coloque o transformador.

 

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7) Depois coloque a bobina no seu lugar novamente, encostando na vela, com atenção para obedecer a ordem das bobinas traseiras e dianteiras. Aplique torque de 9 Nm.

 

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Finalização e testes

 

Depois de montar as bobinas, faça a instalação do filtro e dos periféricos que foram retirados para o acesso. Em seguida, faça o teste com o scanner de diagnoses, sempre o motor em temperatura de funcionamento, acima de 75º C.

 

1) Encaixe o scanner do lado esquerdo do console central no painel inferior, dentro do carro, onde está o seu conector.

 

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2) Selecione os dados de montadora, veículo, ano e motor. O sistema vai fazer a varredura e mostrar tudo o que tem de errado nos componentes. Se tiver algum problema, o técnico já vai ter detectado a luz de avaria no painel.

 

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3) O scanner vai dar as opções: testes, impressão do defeito, apagar a memória de avaria ou veirifcar o numero do módulo que gerencia o sistema. Escolha o teste, que vai dar as opções: código de defeito, teste dos atuadores, leitura e análises gráficas. Escolha o código de defeitos.

 

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4) Detectamos que tem um código de defeito – 01.13 – que indica anomalia do sensor temperatura do ar. Verifique o funcionamento do componente, verifique as medidas com multímetro, cheque a resistência, a voltagem e a continuidade dos fios vindos do módulo até o sensor. Se o sensor estiver avariado, é necessário substituir.

 

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5) Com o motor funcionando, o aparelho de scanner dá os parâmetros de todos os sensores. Os que estiverem fora de ordem devem ser checados. Esse procedimento é realizado com todos os sensores, com a ajuda da tabela do próprio fabricante da peça.

 

Depois de substituir o sensor, passe o scanner novamente. Estando tudo em ordem, apague o código de avaria. Para finalizar, faça um teste de rodagem para ver se a causa foi sanada. Faça também uma análise de gases com um analisador infravermelho de quatro gasees, compatível com o utilizado pelo órgão de inspeção.

 
______________________________________________________
Colaboração Técnica: MMLM Serviços Automotivos o SENAI – Vila Leopoldina

71 comentários em “Funcionamento e testes no Honda Fit

  1. Olá, infelizmente não conseguimos fazer o diagnóstico a distância. Recomendamos que você procure um mecânico especializado para avaliar o veículo.

  2. Bom dia, tenho um Honda fita 2004,e fiz o motor mas a sonda lambda estava queimada e eu não sabia pelo visto o mecânico muito menos e o motor por fim travou, será que foi por causa da sonda,vale a pena eu fazer de novo.

  3. Tenho um Honda fit 1.4 automatico 2007
    Quando esta em ” D ” nao Passa de 3000 giros e esta muito beberao
    Sabem me dizer o que pode ser ?

    Desde ja agradeco
    Grato

  4. Bom dia, ao lado do filtro de ar no motor, verifiquei que tinha um espaço com uma rosca parecendo faltar uma peça ou parafuso, é assim mesmo? o carro esta andando normal, mas acelerado.

  5. Estou querendo comprar um Honda fit, Mas o RPM dele marca 1.500 rpm e não abaixa ,a luz de temperatura fica acesa e depois de 5 minutos desliga será grave?

  6. Oi Bom dia meu Honda fit e 2004 esta 140.000 linha já compre com km alto115.000 e queria fazer uma revisão no motor ,que e velas válvulas bico bobinas, dever consumo de óleo lubrificante sacada trocar abaixa 1.000 !

  7. Meu Fit 2004 1.4 8V perde potencia em subidas e está gastando muito.
    Realizei um teste e apareceu um problema no Sensor de Marcha a Frente,
    mas nem sei onde fica esse sensor.

    Obrigado

  8. Parabéns para os criadores desta matéria.

    Texto muito bem escrito e de facil intendimento.

    As fotos não poderiam ser mais ilustrativas, todas muito esclarecedoras.

    Mais uma vez, parabens.

  9. Estou com um Honda Fit flex e passou óleo pra água, já fiz testes no cabeçote e não tem trinco e nem empeno, aí montei de novo com junta sabó rodou 3 dias e misturou óleo na água de novo. Oq pode ser já tô ficando doido.me ajudem.

  10. Boa tarde tenho um Honda city 1.4 2008 automático quando coloco no drive ele nao anda parece q nao quer mas passar as marchas por favor ajude me obg

  11. Quero trocar óleo de câmbio do meu Honda fit 2004 e o filtro de câmbio,mas não consigo localiza-lo.

  12. TENHO FIT 2006 GASOLINA , TIREI A BORBOLETA PARA LIMPESA , E MONTEI CORRETAMENTE, O MOTOR PEGA NA PRIMEIRA , MAS A LUZ DA INJEÇÃO NÃO APAGA, OQUE PODE SER MEU AMIGO ?

  13. boa tarde gostaria de saber se existe fotos demonstrativa a respeito dos tubos de ar que sai do tdi desmontei o meu e não sei como instalar novamente retirei todas as mangueiras para limpar e não lembro mais poderia me enviar video ou fotos de montagem obrigado

  14. saudacoes estou com problemas com o meu carro da Marca Honda Airwevy, ela esta cortando corrente, ja troquei parte dos sensor e aida continua. ele faz isso apos o mortor tar quente peco ajuda

  15. Boa tarde, Roseli,
    Para saber quantas velas são precisamos saber qual modelo é do seu veículo e por favor especifique-o. Quanto ao valor, varia de cidade, então não temos um valor padrão.
    Abraço!

  16. Eu estou com esse problema, me disseram pra trocar as velas, eu queria saber quantas velas são.(Fit 2005 câmbio CVT)

  17. Tive o mesmo problema, troquei as 8 bobinas e não resolveu. Depois outro mecânico resolveu com uma simples limpeza dos bicos injetores. De agora em diante só abasteço com shell v-power e nunca mais tive problema.

  18. Tenta fazer a regulagem das valvulas, foi assim que meu mecânico resolveu este problema, pois antes troquei as velas e as bobinas.

  19. Meu mecânico desconectou as 4 velas de trás e tudo passou a funcionar perfeitamente. Como diz o Artigo sistema duplo só serve para reduzir insignificativamente a poluição.

  20. Gostaria de saber qual a posição do sensor de luz de ré do honda Fit 2008, CVT, peguei uma chuva e as luzes de ré não acendem mais. Verifiquei a caixa de fusível e tudo ok.

  21. TENHO UM HONDA FIT 2008/2009 1.4 MANUAL 8V COM 108.000, A QUATRO MESES TROQUEI A VELA. POREM NA SEGUNDA MARCHA ELE VOLTOU A ENGASGAR NOVAMENTE. LEVEI EM OUTRO MECANICO E O MESMO ME PASSOU ORCAMENTO DIZENDO QUE É PROBLEMA NA VELA. ESTOU SEM SABER O QUE FAZER.

  22. tenho honda fit 2007 flex esta bebendo muito faz 6,5 no alcool ja troquei vela filtro de ar fiz limpeza dos bicos regulei valvulas e a media nao melhorou

  23. Meu fit 2005 só sai depois de esquentar demora uns dez minutos, porém a ré funciona normalmente. Alguém já teve esse problema??

  24. Bom dia
    Tenho um fit 2005 e o modulo da direção eletrica esta queimando direto funciona e no outro dia vai ligar o carro a liz de EPS liga e não vai mais a direção foca dura ja fotrocado mas queima novamente o motor da direção foi verificado e está bom , alguém pode me ajudar com esse problema?

  25. Olá tenho um Honda fit 1.4 2008 gasolina fiz o motor desse carro e agora ele não funciona por nada no scaner não aparece luz de injeção nenhuma alguém sabe me explicar?

  26. Boa noite. Fui abrir uma das bobinas traseiras e estou com a impressão de que ela quebrou, me parece que as de trás não são desmontáveis. Realmente não são?

  27. troque somente a lampada queimada do breque-light, se já trocou a trava do pedal de freio, deve ser esse o defeito.

  28. Usei scaner no meu fit 2004 MT e deu erro P2138, o carro não passa dos 80km/h, pode ser sugeira na borboleta ou o sensor da borboleta???
    Alguém pode me ajudar?
    Desde já obrigado

  29. Tenho um Honda fit 2003,estou preocupado quando acelero a temperatura do motor aumenta até 5 mas o motor não aquece o que pode ser?

  30. Tenho um Honda fit 2003,estou preocupado quando acelero a temperatura do motor aumenta até 5 mas o motor não aquece o que pode ser?

  31. Olá, bom dia! O motor dos novos Honda Fit ainda possuem 02 velas para cada cilindro? Qual o nome do Engenheiro Corno que projetou essa Merdcadoria? E o que é pior… A fragilidade das bobinas utilizadas nesse veículo. Esse povo se criou construindo Brinquedos Eletrônicos e agora aumentaram (um pouco) a escala para aplicá-la em automóveis. Gente!!! Acorda. Toda a economia (supostamente conseguida) no consumo de combustível escoa pelo ralo já no valor da compra, nas manutenções periódicas obrigatórias e no descontentamento com a aparência de carro velho logo após alguns meses de uso. Brinquedo Eletrônico que se quebra na primeira semana após o Natal.

  32. É possível eliminar 04 bobinas do motor do honda fit. Como fazer esta alteração no modulo, para que ele não envie mais tensão para as 04 bobinas restantes. Essa conversa de que o motor fica mais econômico com 8 velas e 8 bobinas é mentira. Tenho um Scort Hobby (carcurado) que faz 16 Km com gasolina e é uma maravilha. Quando viajo, utilizo o danado e é só alegria.

  33. Boa noite estou com honda fit 2007 ele parou na garagem d casa o mecânico falou que não vem pulso de bico e nem nas bobinas ja troco sensor rotacao e de fase

  34. Por favor, onde fica o sensor de temperatura (“cebolão “), que aciona a ventoinha de arrefecimento?

  35. Boa tarde, honda fit 2007 , bateu o motor por falta de lubrificação, , foi feita a retifica e montado… porém não pega. ao passar o scanner, acusa motor fora de sincronismo, foi revisto ( inclusive por mecanicos da honda ) e nada mudou.. alguma sugestão ?

  36. Olá! Tenho um Fit 2005 1.4 8v estava andando com ele e senti um cheiro de queimado e logo surgiu fumaça, ao verificar vi que a bobina tinha queimado, chegou a derreter a bobina, o mecânico substituiu por uma nova e o mesmo aconteceu, derreteu a peça nova e as demais bobinas. Agora ele alega que o módulo queimou, por um curto circuito no aterramento. Será??? Perdi as 8 bobinas mais o módulo… Isso mesmo?! Me ajude por favor.

  37. olá me fit é 2005 e esta com a luzes acessas de freio de mão, e o ”d’ de dirigir fica piscando e a luz de painel de injeção tb esta acessa..e o carro quando muda de velocidade rapidamente engasga e apaga.. o eletricista disse que pode ser o sensor, mais não especificou que sensor.. e eu moro no interior.. e esse eletricista de é da capiTAL.. o que eu faço? que sensor é esse?

  38. Bom dia Sandro, isso é uma borracha de silicone que fica preso no pedal, quando voce tira o pé do pedal ela aciona o interruptor de freio, essa borracha se parte ficando um buraco onde o sensor não aciona, verifique e substitua. problema acabado.

  39. Bom dia tenho um honda fit 1.4 lx 2007, ele desligou comigo andando e nao liga mais..injeta combustivel normalmente acende tudo normal e nao liga..ja foi passado scanner nao consta avaria nenhuma porem carro nao liga. me ajudem

  40. Boa noite. O meu Fit 2006 está com problema no freio, as lâmpadas de stop, ficaram acesas direto. Já removi o interruptor de freio e testei mas não reconheci nenhum defeito, o câmbio libera normalmente quando pressiono o pedal mas a luz de freio continua acesa direto. Onde posso verificar esse problema? Existe algum relé que padecen estar colado?

  41. Tenho um Fit 1.4 2004. Estava falhando e variando a rotação. Fiz a substituição das velas e das 8 bobinas. Comprei da marca Bosh. Contudo a rotação está variado, subindo e descendo e ainda apresenta umas falhas. As vezes não responde a aceleração. O que pode ser? Obrigado.

  42. Infelizmente, não dispomos desse material. Recomendamos que você entre em contato com a biblioteca técnica do Sindirepa-SP (0800-554477). Um abraço.

  43. boa noite gostaria de saber se as bobinas tem posição para serem colocadas pois percebi que elas tem uma numeração dentro tipo 2.1 – 2.3- 2.4 e assima vai desde ja agradeço

  44. Boma dia? Tenho um Honda Fit 2008,Motor 1.4 Flex Manual,Peguei de Leilao,Enchente,Fiz Motor Stander,Nao ficou Bom,depois fiz 050 e Melhorou,So que antes e atualmente o Giro Corta em 4.000 RPM,A luz da Injeçao Nunca Apagou,Fiz Varios Scaner e por fim deu SENSOR DE ROTAÇAO DO VIRA BREQUIM,INTERMITENTE,JA DERAM RESET,E NADA DE MELHORAR,LIMPEI AS BOBINAS,TROQUEI AS VELAS,E NADA PEÇO AJUDA DE VCS POIS NAO SEI SE E MESMO ESTE PROBLEMA DO SENSOR…SO ESTOU GASTANDO E NADA DE RESOLVER….POR FAVOR….

  45. Bom dia!

    Gostaria de saber se vocês possuem a peça sonda Lambda para o Honda FIT DX MT FLEX 1.4 ano 2014 de 16 válvulas.

    Obrigado!

  46. O meu fit 2005 1.4 8V perde potencia em dias quentes, e está gastando muito. Nos testes, nao aparece nenhum registro de sensor com problema, mas lendo a sua matéria, concluí que as sondas lambda estão diretamente ligadas a mistura de combustível e portanto ao consumo. Ela poderia estar com problema e o mesmo nao ser detectado pela central? Existe algum modo confiavel de testar essa peça? Qual dos dois sensores lambda seria mais suspeito nesse caso?
    Obrigado

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