De acordo com a Nakata, fabricante de autopeças, logo após a troca das pastilhas de freio, é comum que haja incômodos. Isso pode ocorrer por diversos fatores, tais como, o assentamento irregular entre disco e pastilha devido ao uso severo logo após a troca.
Nos primeiros 500 km após a troca das pastilhas/discos, segundo a empresa, o freio deve ser utilizado de forma moderada até ocorrer o assentamento total entre as partes. A aplicação de pastilhas novas em discos desgastados, com sulcos, também dificultam o assentamento dos componentes.
O incômodo também pode vir da falha de ação do freio traseiro sobrecarregando a dianteira, isso provoca uma sobrecarga excessiva das pastilhas levando-as ao superaquecimento e perda de eficiência.
Desgastar os cantos da pastilha nova para facilitar o assentamento em discos usados é outro erro que pode levar ao superaquecimento do sistema por diminuição da área de atrito.
Qualquer um destes fatores pode levar ao superaquecimento das pastilhas, provocando o que se chama de “pastilhas vidradas” e, consequentemente, perda de eficiência de frenagem.
“Muitos fatores podem contribuir negativamente para a durabilidade do freio, como a contaminação de agentes externos rugosidade do disco, sobrecarga no freio dianteiro e modo de dirigir do usuário também influencia nesse desgaste, sendo possível a inspeção visual pode ser feita a cada 10 mil km ou quando o veículo apresentar algum dos sintomas relacionados acima”, complementa Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata.