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Ford Taubaté completa 50 anos e passa a produzir motor 1.5 Ti-VCT e câmbio manual MX65

Motor 1.5 Ti-VCT e câmbio MX65 vão equipar o Ford Ka Freestyle

Texto e fotos: Fernando Lalli

A fábrica de motores e câmbios da Ford em Taubaté/SP celebrou 50 anos de operação com o início da produção local do motor 1.5 Ti-VCT Flex de três cilindros e da nova caixa de câmbio manual MX65 de cinco marchas. Ambos vão compor o trem de força do “aventureiro” Ka Freestyle, apresentado em janeiro, modelo que antecipa a reestilização do veículo de entrada da marca, aguardada para o segundo semestre de 2018.

O motor 1.5 Ti-VCT Flex é o mesmo que está no atual EcoSport. Até então importado da Índia, o propulsor três-cilindros gera potência de 137/130 cv (etanol/gasolina) a 6.500 rpm e torque de 16,1/15,6 kgfm a 4.500 rpm. Esse motor usa bloco de alumínio, duplo comando de válvulas e correia “long life” imersa em óleo, como nos motores EcoBoost.

(esq. para dir) José Bernardo Ortiz Júnior (prefeito de Taubaté/SP), Lyle Watters (presidente da Ford América do Sul), Márcio França (governador do Estado de São Paulo), Wagner Conceição (gerente da fábrica Ford Taubaté) e Milson Antunes Pereira (representante dos empregados da Ford Taubaté) (foto: Divulgação/Ford)

Já a nova caixa de câmbio manual MX65 de cinco velocidades foi desenvolvida pela Ford na Alemanha em parceria com a Getrag, através da joint venture GFT (Getrag Ford Transmission). Em relação à IB5 usada atualmente, segundo a Ford, é 8 kg mais leve, possui funcionamento menos complexo e tem marcha-à-ré sincronizada, além de recursos que melhoram a precisão dos engates. O Brasil é o terceiro país a receber a produção desse câmbio, depois de França e Índia.

Linha de usinagem dos cabeçotes do motor 1.5 Ti-VCT, chamados no exterior de Dragon

Novas linhas de montagem
A implementação da produção dos novos motor e câmbio começou em 2016, com treinamento de 18 meses no exterior para os responsáveis tanto pela área de transmissão quanto a de propulsão. A unidade de Taubaté recebeu 30 robôs e uso da tecnologia de rastreamento QR Code na linha de motores (que agora pode produzir na mesma linha os motores 1.5 de 3 cilindros e o 1.6 Sigma de quatro cilindros), além de 19 robôs e solda a laser na unidade de transmissões.

“Nós atualizamos 100% do nosso parque fabril em Taubaté, com automação das linhas de usinagem e montagem, e melhoramos o fluxo de materiais, totalmente integrado ao conceito de manufatura enxuta, proporcionando eficiência nos processos e alta produtividade. Assim, estamos alinhados ao que existe de mais avançado na Ford no mundo, com o mesmo padrão de qualidade de mercados como os Estados Unidos, Alemanha e China”, disse Rogelio Golfarb, vice-presidente de Assuntos Governamentais, Comunicação e Estratégia da Ford América do Sul.

Linha de câmbios MX65

Em 50 anos de história, o complexo industrial da Ford em Taubaté já forneceu motores para o Mustang nos Estados Unidos e para o Focus montado na Europa, além de modelos como Maverick, F-1000, Escort, Fiesta, Ka, Focus e EcoSport. A fábrica soma uma produção total de cerca de 8 milhões de motores e 7 milhões de transmissões. O evento de celebração do aniversário da fábrica e da estreia das novas linhas presença do presidente da Ford América do Sul, Lyle Watters, o do governador do Estado de São Paulo, Márcio França, do prefeito de Taubaté, José Bernardo Ortiz Junior, e outras autoridades, executivos, sindicalistas e empregados.

“A produção local do novo motor e da nova caixa de câmbio é mais uma prova do foco da Ford em servir os consumidores com produtos versáteis, que oferecem grande economia de combustível sem comprometer a performance e o prazer de dirigir”, disse Lyle Watters. “Para isso, fizemos significativos investimentos em equipamentos, sistemas e melhoria de processos que estão totalmente alinhados com os conceitos da Indústria 4.0. E investimos também no nosso recurso mais valioso – as pessoas –, com um amplo programa de mais de 250 mil horas de treinamento.”

3 comentários em “Ford Taubaté completa 50 anos e passa a produzir motor 1.5 Ti-VCT e câmbio manual MX65

  1. otimo motor porem , ja reparei 1 , correia dentada foi pro “saco” nao chegou a se partir mais os dentes da correia sim dai ja vio né a bagunça
    PS; tenhos minhas suspeitas que foi uma reduzida nas trocas de machas
    carro com 12 mil km

  2. Boa tarde a FORD tem mudado o seu padrão de Motorização para Motores menores e mais economicos .
    Uma Pergunta os Motores ECOBUST vei para ficar ?

  3. Potência ótima, torque razoável a rotação muito alta (não conheço a curva). Correia imersa em óleo, desconheço, Conheço correia dentada (deveria ser proibido) e corrente, como no ótimo ROCAN 1.6, Nissan, Civic, Corola, etc.

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