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Ford mostra a linha Cargo Power 2019



A grande novidade é a chegada do novo motor Cummins ISB 6.7 de 306 cv de potência junto do lançamento do modelo Cargo Power 2431

Texto: Rafael Poci Déa

Com uma ampla gama de aplicações, sejam elas baú de alumínio ou frigorífico, de transporte de bebidas, de cargas secas, de gás, entre outras, o segmento de caminhões médios 6×2 representou 17% de share para a Ford no ano passado ao totalizar 768 unidades vendidas. E o Ford Cargo Power 2431 chega para alavancar a posição da fabricante na categoria substituindo gradativamente o antecessor C-2429 (continua sendo comercializado unicamente com câmbio manual de seis marchas), oferecendo mais desempenho e eficiência para expandir a rentabilidade do transportador. “O caminhão não pode parar e, agora oferecemos agilidade/durabilidade maiores associado a um baixo custo operacional”, conta Nelson Palmerio, gerente de engenharia do trem de força.



O novo motor Cummins ISB 6.7 recebeu aprimoramentos, como nova calibração, novo turbocompressor (geometria, rotor, aumento da pressão e válvula de alívio Wastegate), alteração nos bicos injetores, filtro de ar com duto revisto para aumentar o fluxo (a capacidade do filtro passou de 21 para 25 m³/min), mudanças no intercooler (resfriador de ar) e no ventilador do radiador, agora com hélice de maior diâmetro, assim como alterações no câmbio, por exemplo, no software, além da adequação da embreagem, do cardã e do eixo traseiro para trabalharem com o torque maior. São 306 cv de potência e 112,2 kgfm de torque entregues de 1.100 a 1.900 rpm. Ou seja, são 16% a mais de força frente o antecessor 2429 6×2, que despejava 96,9 kgfm entre 1.200 e 2.100 rpm.



A esperta condução do C-2431 6×2, que tem peso bruto total (PBT) de 24 toneladas, é sentida principalmente nas retomadas. A transmissão pode ser manual de nove marchas ou a automatizada Torqshift de 10 velocidades. Esta última faz trocas suaves livres de trancos e possibilita ao propulsor trabalhar em rotação baixa emitindo pouco ruído para dentro da cabine. Segundo a fabricante, o consumo do C-2431 6×2 equipado com a caixa automatizada é de 2,84 km/l, enquanto o do 2429 era de 2,78 km/l, só para comparar. O sistema de tratamento de emissões utiliza a tecnologia SCR (Selective Catalytic Reduction) com o reagente redutor líquido automotivo Arla 32 (também conhecido por AUS 32, DEF, Adblue e Ureia) por favorecer tanto o desempenho quanto a durabilidade pela tolerância maior à variabilidade do combustível, além de uma simplicidade e custo de manutenção inferior aos concorrentes dotados de EGR (Exhaust Gas Recirculation).

Para chamar a atenção em meio à concorrência do Volkswagen Constelation 24.280, a oferta de lançamento do C-2431 terá as primeiras 500 unidades vendidas pelo preço do modelo de 290 cv. E a Ford também possui um programa de financiamento subsidiado sendo oferecido na modalidade de crédito direto ao consumidor (CDC) com taxa de 0,96% para pagamento em 48 meses, com entrada de 20% e 90 dias de carência. Ao todo, são mais de 100 pontos de vendas espalhados pelo Brasil. Há ainda um novo pacote de manutenção Ford Service incluindo três opções de contrato: revisões (Class), revisões e itens de desgate (Plus) ou assistência completa (Prime).



A linha Cargo Power vem de fábrica equipada com o sistema Fordtrac Telemetria ativado de fábrica e soma-se a isso a nova tecnologia de diagnóstico remoto, que permite uma maior velocidade na solução de problemas. A rede receberá um celular dedicado e um capacete incluído de câmera para enviar as imagens em tempo real das condições do veículo parado na oficina para a engenharia da montadora na fábrica. Como já dissemos, um caminhão não pode parar.

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