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Ford exalta segurança e prevê a chegada dos carros autônomos em cinco anos

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Durante o Seminário Pesquisa e Avanço em Segurança Veicular promovido pela Ford em São Paulo/SP, a fabricante de automóveis apresentou novas tecnologias, sistemas de eletrificação, carros conectados e veículos totalmente autônomos, que podem chegar ao mercado nos próximos cinco anos. Outro dado revelado pela montadora é sobre a importância da segurança na decisão de compra do consumidor.

A Ford afirma que uma pesquisa feita neste ano mostrou que a segurança ocupa hoje o topo da lista na preocupação dos consumidores, com 95,7% das preferências, à frente de itens como garantia e economia de combustível, na hora de escolher um automóvel. Segundo essa pesquisa, pela ordem, aparecem os seguintes atributos mais valorizados em um veículo:

1º – Segurança contra acidentes;
2º – Garantia;
3º – Economia de combustível;
4º – Boa relação custo-benefício;
5º – Qualidade do veículo/ Confiabilidade;
6º – Segurança contra furto e roubo;
7º – Suavidade ao rodar.

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Carros autônomos
Para Thomas Lukaszewicz, que comanda a área de direção automatizada do Centro de Pesquisa e Engenharia Avançada da Ford em Aachen, na Alemanha, a evolução dos sistemas de assistência ao motorista, assistência em congestionamentos e estacionamento abre o caminho para atender essa nova tendência do mercado automobilístico. “Além dessas tecnologias, a viabilização dos carros autônomos depende principalmente de mapas de alta definição e infraestrutura”, disse o especialista.

O chefe de Engenharia da Ford América do Sul, João Filho, mostrou que as linhas da Ford já adotam sistemas semiautônomos numa direção para o futuro, entre eles o Focus e o Fusion. “Nós queremos democratizar as tecnologias de segurança veicular e, por isso, muitas delas já estão presentes desde os carros de entrada da Ford, como o Ka, que é uma referência no segmento”, afirmou o engenheiro.

Ainda de acordo com os palestrantes, a conectividade dos veículos será chave para os sistemas avançados de assistência ao motorista do futuro, fornecendo alertas sobre situações fora do seu campo de visão. Nas pesquisas avançadas, dois caminhos são buscados para isso: a comunicação veículo-a-veículo (V2V) e veículo-a-infraestrutura (V2I), usando a tecnologia W-LAN e rede de celular, com coleta e processamento de dados no veículo pelo sistema SYNC da Ford.

“A infraestrutura de comunicação veículo-a-veículo vai trazer maior segurança nas pistas, aumento da eficiência e melhoria no fluxo de tráfego, além de possibilitar informações sobre clima e tráfego em tempo real”, disse João Filho. “Além disso, os veículos podem ser usados como sensores para otimizar o fluxo de tráfego, como por exemplo nos semáforos”.

Alguns recursos já presentes nas ruas, como o sistema de estacionamento totalmente automático e a câmera de visão dianteira (instalada na grade do veículo, permite uma visão de 180 graus em cruzamentos e saídas de estacionamento), já representam um passo à frente para a completa automação dos veículos. “Os requisitos técnicos do estacionamento totalmente automático se baseiam no desenvolvimento adicional e combinação de sistemas que já são usados hoje”, comenta Lukaszewicz. Novas tecnologias em faróis também têm impacto direto no nível de segurança na estrada.

Fiesta eWheelDrive, desenvolvido pela Ford em parceria com a Schaeffler
Fiesta eWheelDrive, desenvolvido pela Ford em parceria com a Schaeffler


Carros elétricos
A Ford ainda apresentou durante o seminário o projeto de pesquisa Fiesta eWheelDrive, montado sobre a base de um Fiesta, mas com dois motores elétricos refrigerados a água nas rodas traseiras ao invés da motorização comum. Desenvolvida em parceria com a Schaeffler, a motorização gera uma potência contínua de 62 cv, com pico de 110 cv e torque de 700 Nm cada. O sistema ainda permite ao veículo andar de lado ou virar sobre o próprio eixo, como uma empilhadeira, afirma a montadora.

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O aumento do peso nas rodas foi um desafio para a calibração e dinâmica de direção, que os engenheiros da Ford e da Schaeffler enfrentaram com sucesso. “Outra grande vantagem dessa tecnologia é trazer possibilidades totalmente novas de design. A bateria, por exemplo, pode ser integrada no assoalho, criando um segundo porta-malas no capô. Além disso, o tamanho do carro pode ser significativamente reduzido, sem perda de espaço interno. Compacto, ágil e com emissões zero, é o carro urbano ideal do futuro”, diz Thomas Lukaszewicz.

Outro campo de pesquisa é o de veículos com células de combustível. Os principais desafios para viabilizar essa tecnologia são a durabilidade, redução de custos e infraestrutura de abastecimento do combustível. A Ford mantém um acordo estratégico com a Daimler de desenvolvimento conjunto de veículos com essa tecnologia.

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