Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

FCA testa exoesqueleto na linha de produção



A Fiat Chrysler Automóveis (FCA) incorporou a tecnologia do exoesqueleto ao processo produtivo, a empresa é a primeira da América da Latina a testar algo do tipo. São dez conjuntos em teste nas linhas de montagem e logística do Polo Automotivo Fiat, em Betim/MG. O objetivo é reduzir o esforço muscular e melhorar a condição ergonômica dos operadores da manufatura.

“Adquirimos dez conjuntos para pernas, braços e tronco, fazendo com que os operadores executem as atividades com mais conforto, agilidade e qualidade”, afirma o gerente de Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Trabalho da FCA para a América Latina, Cristiano Felix. Em situação de flexão, por exemplo, o peso do tronco é absorvido pelo exoesqueleto.

O investimento total ultrapassa US$ 80 mil. O sistema biomecânico é vestido como um colete. Max Nunes do Santos trabalha na montagem de motores da FCA e há mais de um mês está testando o exoesqueleto para membros superiores. “Ele vai junto com a gente e carrega o peso. Estou me sentindo muito mais descansado. É como se fosse meu uniforme e já faz parte do meu dia a dia”, diz.

Em fase de expansão, novos conjuntos foram adquiridos para a fábrica de Córdoba, na Argentina, e na fábrica de motores de Campo Largo, no Paraná. O exoesqueleto complementa uma série de iniciativas para melhoria da condição ergonômica do operador, como os ganchos giratórios, braço mecânico, partnes, talha, entre outras.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php