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Fábrica da Volkswagen em Taubaté chega a 6,5 milhões de veículos produzidos

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No ano em que a fábrica da Volkswagen do Brasil em Taubaté/SP celebra suas quatro décadas de atividade, a unidade acaba de atingir o marco de 6,5 milhões de veículos produzidos. O modelo que representa essa conquista é o up! Track, com motor 1.0 Total Flex de até 82 cv. A edição especial é uma das novidades que a marca apresentará no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo.

Por conta dos recentes investimentos na ordem de R$ 1,2 bilhão para a produção do up! no País, a unidade de Taubaté é uma das mais avançadas do Grupo Volkswagen em termos de tecnologia, afirma a montadora. Além de produzir o up!, a fábrica também é a responsável pela produção exclusiva do Novo Voyage, além do Novo Gol (que é produzido também na unidade Anchieta), atendendo os mercados interno e externo.

“É impossível pensar nos 63 anos da Volkswagen do Brasil sem contar com os 40 anos de forte presença e contribuição da unidade de Taubaté. Marcada pelo pioneirismo, inovação e sustentabilidade, a unidade produz modelos de grande volume e importância para a marca, como Gol, Voyage, up! e cross up!, que juntos representam cerca de 10% do total das vendas de automóveis no País e são nossos principais produtos para exportação”, afirmou David Powels, presidente e CEO da Volkswagen do Brasil.

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História
A decisão de construir a fábrica foi tomada em 1970, na época do “Milagre Econômico”, com a aquisição de 14 propriedades rurais no distrito de Quiririm, somando 3,8 milhões de m². Os trabalhos de terraplenagem, infraestrutura e construção começaram em 1973 e foram finalizados dois anos depois.

A produção de carros deveria começar já em 1976, com a Brasília, mas foi adiada em razão da “Crise do Petróleo”. A fábrica passou a produzir então peças para a unidade de São Bernardo do Campo. Até aquela data, os investimentos na implantação da fábrica já somavam mais de US$ 100 milhões. No dia 1º de dezembro 1978, finalmente, saiu da linha de montagem o primeiro carro produzido em Taubaté: o Passat.

Em fevereiro de 1980 é que a fábrica de Taubaté começou a produzir o Gol, equipado com motor a gasolina 1.3 litro, refrigerado a ar. Três anos depois, a fábrica produziu também a Saveiro que, em 1988, voltou para a fábrica da Anchieta. Em 1985, a unidade passou a fazer a Parati. No ano seguinte, foi feito também o Voyage, cuja produção foi encerrada em 1995 e retomada em Taubaté no ano de 2008. Em 1990, a fábrica atingiu a marca de 1 milhão de carros produzidos. Mais três anos depois, tornou-se a primeira montadora de veículos da América do Sul a receber o Certificado de Qualidade ISO 9002. Em dezembro de 2001, a fábrica recebeu recomendação para obter o certificado de qualidade na gestão ambiental ISO 14.001. O chamado “selo verde” ajudou na estratégia da Volkswagen do Brasil para a conquista do mercado externo.

“A fábrica de Taubaté não parou de se modernizar nesses 40 anos. Hoje, com alguns dos processos produtivos mais evoluídos do Grupo Volkswagen, como as áreas de Pintura e de Armação, que se equiparam às das fábricas europeias, produzimos modelos com tecnologias globais , que têm conquistado os consumidores brasileiros e os mercados para exportação”, afirmou o diretor da fábrica de Taubaté, Marcos Aparecido Ruza.

Para produzir os Novos Gol e Voyage, lançados em fevereiro deste ano, com sistemas de informação e entretenimento presentes também em modelos globais como o Novo Passat, a fábrica de Taubaté recebeu alterações importantes na sua linha de produção, como parte dos investimentos de R$ 363 milhões para o desenvolvimento dos modelos, que também incluiu a modernização de processo produtivo e o treinamento de colaboradores das fábricas do Vale do Paraíba e da Anchieta. A maior mudança na unidade de Taubaté ficou por conta do aumento da quantidade de itens tecnológicos que os operadores instalam nos modelos.

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