Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Fábrica da GM em Joinville/SC comemora três anos de atividades

626-GM-JOINVILLE-1

A unidade da General Motors em Joinville/SC comemorou três anos de operações no dia 27 de fevereiro, com mais de 218 mil motores produzidos nas versões 1.0 e 1.4 litros, destinados aos modelos Onix e Prisma produzidos fábrica da GM de Gravataí/RS, e cabeçotes de alumínio. No ano passado, a produção atingiu 121.357 unidades. Referência em sustentabilidade, a fábrica, entre as diversas inovações existentes, destaca-se por utilizar a energia fotovoltaica, fazer uso racional da água e da energia elétrica, tratamento de esgotos por meio de jardins filtrantes e tratamento de água por osmose reversa.

626-GM-JOINVILLE-3

Em março de 2014, Joinville foi a primeira fábrica do setor automotivo da América do Sul a conquistar a certificação internacional de construção sustentável Leadership in Energy and Environmental Design (Leed Gold) e a segunda a receber a certificação entre as fábricas da GM no mundo. Durante o processo de certificação, foram consideradas as práticas e iniciativas sustentáveis da construção civil em diversas fases; da concepção do projeto à operação. Um dos requisitos era reduzir em 10% o consumo de energia em toda da fábrica. A GM de Joinville conseguiu obter uma economia de 13,8% e deixa de emitir anualmente cerca de 120 toneladas de CO2.

A fábrica também reutiliza 26 mil metros cúbicos de água/ano, volume equivalente ao consumo de cerca de 100 residências. Em outubro do mesmo ano, atingiu o status zero resíduo para aterro, reciclando, reusando e convertendo em energia todos os resíduos das suas operações diárias.

“Desde a sua instalação no país, há 91 anos, a GM promove iniciativas voltadas à sustentabilidade”, diz Marcos Munhoz, vice-presidente da companhia. “A fábrica de motores de Joinville, marca a consolidação desse processo e reforça nosso compromisso com a preservação do meio ambiente”.

626-GM-JOINVILLE-2

O processo de manufatura de montagem dos motores conta com linha paletizada automática, controle à prova de erros e 100% de controle eletrônico de torques. Já a usinagem dos cabeçotes conta com centros de usinagem CNC e flexibilidade para reconfiguração rápida de produtos. O controle de qualidade conta com processo amparado pelo laboratório metrológico CMM e 100% de rastreabilidade de produção. O teste a frio dos motores não utiliza combustíveis e tem zero de emissões de gases e seus parâmetros são controlados por computadores.

Ainda na área da qualidade, para manter as rígidas tolerâncias nos processos de usinagem e montagem dos novos motores, todo o galpão industrial tem temperatura e umidade controlados.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php