Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Entrevista: Expandindo o portfólio de peças na reposição

16987

Gerente de Aftermarket da BorgWarner no Brasil, Sidney Aguilar, fala sobre as operações da empresa, a aceitação dos remanufaturados na reposição e a recente compra da Wahler pela fabricante de turbos

 

Revista O Mecânico: A BorgWarner é uma empresa tradicional no Brasil. Estabelecida desde 2013, mudou toda a sua estrutura para outra cidade. Por que essa decisão foi tomada e o que melhorou desde então?

Sidney Aguilar: Á época de sua projeção, a nova fábrica visava contribuir com o crescimento da cidade de Itatiba/SP, focando em seu novo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em engenharia. Além disso, sua inauguração visava apresentar melhores condições de trabalho aos seus cerca de 500 colaboradores a partir de um espaço mais amplo, ambiente mais iluminado e regras de segurança que seguem padrões mundiais.

Atualmente, um ano e meio após a inauguração da nova planta, as melhorias são motivo de muito orgulho para todos os funcionários e satisfação dos nossos clientes de Aftermarket e OEM’s. Os novos equipamentos, conceitos de organização/limpeza e procedimentos, conferem ao produto BorgWarner muita confiança, principalmente com relação à qualidade.

O Mecânico: Quais operações são centralizadas nessa unidade, além da fábrica?

Sidney: Além da fábrica há um centro de Pesquisa e Desenvolvimento, com quatro salas de testes para motores; área de montagem de protótipos e outros equipamentos de desenvolvimento e testes de produtos que permitem à empresa desenvolver localmente novas tecnologias que atendam cada vez mais as necessidades de seus clientes, com as atitudes visionárias que a fabricante de turbos e embreagens viscosas já vem apresentando ao mercado.

O Mecânico: Qual a capacidade da fábrica e quais peças são produzidas?

Sidney: Entre os produtos da empresa, estão os turbos destinados a carros de passeio, uma tendência mundial que a BorgWarner apresenta para o mercado brasileiro. O produto, além de agregar mais potência ao motor, propicia a economia de combustível e a redução de emissão de poluentes e de peso. Estima-se que a produção inicial de Turbos para veículos leves deve girar em torno de 50 mil peças, passando para 200 mil no ano seguinte a partir de 2015.

No país, a BorgWarner já fornece Turbos para veículos médios e pesados, caminhões e ônibus, incluindo veículos de competição, exemplo da Fórmula Truck.

Outra tecnologia disponível é a embreagem viscosa Visctronic, desenvolvida pela BorgWarner, que é responsável pelo controle das correntes de ar de refrigeração produzidas por ventiladores e propulsores de ar. Há ainda o Morse Tec, correntes que substituem as usuais correias dentadas.

Vale lembrar do turbo R2S (turbo de dois estágios regulado), que possui válvulas e atuadores que regulam os fluxos de escapamento. Como resultado, há a redução de emissões. O BV86 pode ser aplicado em veículos leves, médios e pesados.

O Mecânico: Desse total o que é destinado ao mercado de reposição?

Sidney: A reposição representa cerca de 25% dos negócios da empresa, o que dá uma boa sustentação para lidar com as eventuais oscilações de mercado. Cerca de 60% dos negócios referem-se ao fornecimento às montadoras instaladas no Brasil e o restante da produção é direcionada para venda Intercompany.

O Mecânico: A remanufatura de turbos é uma divisão importante da BorgWarner. Conte um pouco sobre o conceito desses produtos e suas vantagens.

Sidney: Apesar de todos os benefícios de um produto novo e de sua maior acessibilidade, em um mercado altamente abastecido e competitivo, é comum que na recolocação o usuário opte por uma peça mais barata e nem sempre com a mesma qualidade do componente substituído.

A partir desse comportamento, a empresa decidiu investir na formatação de uma linha de produção de peças remanufaturadas, fomentando não só a reciclagem e reuso de material, como também a manutenção da qualidade de um produto “novo” para gerar não apenas performance para o veículo, como também economia para o consumidor e redução de emissões.

Uma das principais vantagens desses componentes está relacionada ao custo para o usuário final. Além disso, o produto remanufaturado mantêm suas características originais como performance, economia de combustível e redução na emissão de poluentes, além da garantia do produto novo.

O Mecânico: O mercado aderiu bem aos produtos remanufaturados. Qual a proporção de vendas em relação aos novos? Ainda tem cliente que duvida da sua qualidade?

Sidney: A aceitação de produtos remanufaturados é crescente, especialmente aqueles de alto valor agregado como turbocompressores. Quando o usuário entende que somente os fabricantes originais têm capacidade de produzir esses componentes, mantendo as suas características originais, a aceitação se torna mais fácil.

O Mecânico: Recentemente, houve uma fusão entre a BorgWarner e a Wahler. Qual foi o intuito dessa ação?

Sidney: A aquisição da companhia complementa as nossas tecnologias atuais de tubos, coolers e válvulas EGR, além de expandir o port-fólio de produtos da BorgWarner com a inclusão dos termostatos. Por conta de suas diversas localidades globais, a aquisição da Wahler fortalece nossa posição líder de produtos, aumentando nossa capacidade de oferecer componentes avançados com fabricação localizada.

O Mecânico: Conte um pouco sobre as expectativas para esse novo negócio.

Sidney: As expectativas são as melhores possíveis. A Wahler já era uma marca consolidada no seu setor de atuação. Com as regulamentações de emissões cada vez mais rigorosas e motoristas exigindo mais economia de combustível, a procura por tecnologias EGR deverá continuar a crescer. E a BorgWarner está pronta para oferecê-las.

O Mecânico: Serão mantidas as linhas das duas empresas?

Sidney: A Wahler, que deverá manter o nome como uma marca no mercado de reposição, fará parte dos negócios dos Sistemas de Emissões da BorgWarner. A BorgWarner anunciou a aquisição de todas as ações da Wahler em 20 de dezembro de 2013 e concluiu a operação no dia 1º de março de 2014.

O Mecânico: Qual o reflexo disso para o mercado de reposição?

Sidney: Após a fusão, o pacote de produtos e serviços BorgWarner oferecidos no Aftermarket se torna muito maior e, portanto, mais atrativo para os distribuidores.

O Mecânico: Qual a importância desse mercado para a marca?

Sidney: A aquisição da Wahler fortalece nossa posição de líder de produtos, aumentando nossa capacidade de oferecer componentes avançados com fabricação localizada.

O Mecânico: Como é a relação entre as marcas e o mecânico independente? São promovidas ações para esse púbico?

Sidney: Sim. Recentemente a BorgWarner iniciou dois importantes programas de relacionamento com mecânicos. Um deles foi a “Campanha das Miniaturas”, voltada para os usuários do produto. Desde então, o fabricante presenteia o mecânico com um brinde especial em cada embalagem de turbo, uma miniatura de caminhão. Esta campanha se estende até agosto de 2014.

Além disto, a BorgWarner implementou no último trimestre de 2013 um programa de visitas diárias a frotistas no Estado de São Paulo. O objetivo deste trabalho é levar conhecimento técnico sobre turbos e embreagens aos mecânicos, esclarecer possíveis dúvidas sobre o produto e indicar pontos de venda em todo o Estado.

O Mecânico: Em sua opinião, a escolha da marca de uma peça na hora do reparo depende do mecânico?

Sidney: Sim, o mecânico é a parte mais influente no processo de decisão de compra.

O Mecânico: Falando sobre certificação, que tem se tornado um assunto importante no setor: suas peças necessitam ser certificadas? Como vocês analisam essa situação?

Sidney: Devido ao fato da BorgWarner ser o maior fornecedor de turbos para as montadoras no Brasil, a existência de certificações de qualidade e meio ambiente são obrigatórias. Este fator também é muito importante para a forte penetração no mercado de reposição, uma vez que o produto original e certificado proporciona maiores padrões de confiança, performance e tecnologia.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php