Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Entrevista: Evento em Interlagos tem gosto especial

Conversamos com o Presidente da SP Turis, Caio Luiz de Carvalho, que falou da importância da EXPOMECÂNICO para a cidade de São Paulo, como um evento que trará benefícios para todos os cidadãos

 

8459

 

Revista O Mecânico: A São Paulo Turismo é muitas vezes confundida com a Secretaría de Turismo, que é um órgão do governo. O que exatamente é a São Paulo Turismo? É uma empresa da Prefeitura de São Paulo?
Caio Luiz de Carvalho: A SPTuris é uma empresa de capital misto e aberto que tem a Prefeitura de São Paulo como sócia majoritária. Trabalhamos efetivamente como a empresa oficial de turismo e eventos da cidade de São Paulo.

 

O Mecânico: Quais são as atividades da SPTuris e quais são os seus objetivos?
Caio: Como uma empresa ligada à Prefeitura de São Paulo, desde 2005 temos trabalhado a cidade como um destino turístico com base no tripé de negócios, eventos e agenda cultural. Isso porque São Paulo ainda é conhecida como a capital dos negócios, mas, ao mesmo tempo, queremos que esse turista que vem a trabalho fique mais um dia e aproveite também a intensa programação cultural, de lazer e entretenimento da cidade.

 

Nosso objetivo é estimular a criação de novas ideias, projetos, iniciativas. São Paulo é a cidade da economia criativa. É o lugar e berço de muitas novidades seja no mundo da moda, das artes, de novas formas de serviços, e muito mais atividades que começam em São Paulo porque a metrópole permite o surgimento e toda essa inquietação das mentes criativas.

 

Além disso, tomamos conta do Parque do Anhembi, com toda estrutura do Sambódromo, a Arena, o Pavilhão de Exposições e o Palácio de Convenções, e também fazemos a administração do Autódromo de Interlagos.

 

O Mecânico: Qual evento turístico que reúne o maior público em São Paulo?
Caio: Até hoje, o evento que recebe maior público é a Virada Cultural, organizada pela Secretaria Municipal de Cultural com o apoio da SPTuris. Na edição desse ano de 2011, que aconteceu em abril, foram cerca de 4 milhões de pessoas desfrutando 24 horas de shows, espetáculos de dança, teatro, filmes, exposições. Tudo isso num total de 13 palcos e sete pistas espalhados principalmente pelo centro da cidade, além de programação de atividades nas unidades do SESC e CEUS. O número de turistas que veio especialmente para a Virada de 2011 foi de 390 mil visitantes, a maior parte de turistas domésticos, que vieram de outras cidades ou estados brasileiros.

 

O Mecânico: O autódromo de Interlagos está sob responsabilidade da SPTuris, como funciona a sua administração? Além das corridas, o que mais o autódromo pode oferecer em termos de eventos e atividades para o público?
Caio: O Autódromo de Interlagos é administrado pela SPTuris desde 2005, que realiza manutenção do local, organiza a agenda e o calendário dos espaços que são usados para corridas e outros eventos. É o mais importante Autódromo do país, onde são realizados o Grande Prêmio de Fórmula 1 e as principais disputas do automobilismo nacional, como o a Fórmula Truck e Stock Car, entre outras categorias. Todas as corridas trazem muitos amantes da velocidade, turistas, visitantes e moradores da cidade. O Autódromo também é uma enorme área pública aberta para a população utilizar o espaço como parque. Ali há atividades gratuitas para as pessoas que querem praticar esportes, fazer caminhada, oficinas, artesanato. E também há programação no calendário para grandes shows como a encenação da Paixão de Cristo ou feiras como a inédita EXPOMECÂNICO.

 

O Mecânico: A Fórmula 1 é um dos principais eventos esportivos e turísticos da cidade, que reúne milhares de pessoas no autódromo. Como é preparar o local para esse grande evento?
Caio: Esta preparação começa cerca de três meses antes do evento e consiste na manutenção geral do equipamento, além de realizar obras de melhoria com o objetivo de aumentar a segurança dos pilotos e aprimorar a infraestrutura para o público. Tudo isso para que seja um evento de sucesso como tem sido todos os anos.

 

O Mecânico: Também por conta da Fórmula 1, o autódromo vai passar por uma grande reforma. Qual o objetivo dessa ação e o que será mudado?
Caio: A atualização do Autódromo é permanente e investimentos são voltados para obras estruturais fixas e de segurança. Desde 2005 diversas obras garantiram melhorias importantes em Interlagos, entre elas a reestruturação e o recapeamento completo da pista, 10 mil lugares em arquibancadas fixas, banheiros em alvenaria, ampliação da pista na entrada dos boxes, tinta antiderrapante e grama artificial de alta resistência.

 

O Mecânico: Considerando que a EXPOMECÂNICO é um evento apenas para capacitação de mecânicos e balconistas, qual a expectativa da SP Turis em relação ao evento? Vai ser um tipo de prestação de serviços para a população de um modo geral?
Caio: Será um evento segmentado mas com atividades para o público em geral também, pois os profissionais da área também vão levar suas famílias, até mesmo para conhecer o Autódromo, que por si só já é um local muito bonito para visitar. E pensando nisso, a organização preparou atividades para entreter esses visitantes do evento que não trabalhem na área, que tem interesse em conhecer melhor esse mundo de forma que será também um serviço para a população em geral. Todos os amantes de carros e automobilismo ou curiosos terão oportunidade de se divertir e aprender ao mesmo tempo durante o evento.

 

O Mecânico: A EXPOMECÂNICO nasceu já como parte do calendário oficial da Prefeitura, o que isso representa para a cidade, considerando ainda que tem divulgação nacional, e vai atrair profissionais de outros estados?
Caio: São Paulo possui a vocação para receber eventos e feiras, e a EXPOMECÂNICO é um exemplo disso, voltado para um público muito específico e segmentado, que também terá oportunidade de fazer negócios. E esses são dois dos pilares da cidade, que está baseada no tripé de negócios, eventos e agenda cultural. Por isso, quem vem para São Paulo participar de um encontro como esse, também pode ficar mais um dia na cidade e aproveitar a programação repleta de peças de teatro, shows musicais, espetáculos de dança, exposições.

 

O Mecânico: Pela primeira vez teremos um evento para mecânicos no autódromo de Interlagos. Em sua opinião, o local é um atrativo especial ao evento?
Caio: Sim, certamente! O Autódromo de Interlagos é um marco do automobilismo não apenas no Brasil como no mundo todo, porque é onde são realizados grandes eventos do mundo da velocidade como a Fórmula 1 e a Stock Car, por exemplo. Por isso, imagino que para os mecânicos ou qualquer amante das corridas de carro, participar de um evento no local tem um gosto especial.

 

O Mecânico: Em sua opinião, a EXPOMECÂNICO vai reforçar a importância da Inspeção Veicular em São Paulo?
Caio: A Inspeção Veicular é uma medida da Prefeitura importantíssima e ajuda a combater a poluição e a melhorar qualidade do ar na cidade e, além disso, também contribui para evitar outros problemas como a segurança dos veículos que circulam pelas ruas, que precisam passar por uma manutenção frequente. E a Inspeção Veicular colabora para a vistoria e fiscalização nesse sentido. Acredito que eventos desse setor em geral sempre ajudam a chamar a atenção para questões importantes como essa na área de mecânica, que dizem respeito à cidade de forma mais ampla nos temas ambientais e reforçam a necessidade de profissionais capacitados e com cursos atualizados.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php