Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Cobertura: Autonor 2015

Abertura-Autonor-2015

 

Edição de 2015 mostra que o mercado continua crescendo perante a crise econômica

Texto e fotos: Fernando Naccari

 

A região Norte e Nordeste compareceu em peso à Autonor 2015 (Feira de Tecnologia Automotiva do Nordeste), realizada entre 16 e 19 de Setembro. A expectativa de público pela organização era de 45 mil visitantes, mas o Centro de Convenções de Pernambuco pareceu estar mais lotado do que isso durante os quatro dias de vento. As 380 empresas expositoras com certeza presenciaram participação superior. Segundo dados da organização, esta edição gerou mais de 35 milhões de Reais em negócios, beneficiando ao mecânico, às empresas e a economia do setor que, por sinal, foi assunto recorrente entre os participantes.

 

Com a queda na venda de veículos novos, há uma grande oportunidade de maior crescimento no mercado de reposição automotiva, tanto do ponto de vista dos grandes fabricantes, que tendem a produzir mais para atender à demanda do mercado, quanto do mecânico, que conquista mais clientes que investem em manutenção preventiva ao invés de adquirirem um novo veículo. E este era o discurso padrão entre os expositores: não há crise para quem trabalha neste setor, muito pelo contrário.

 

O visitante da feira pode encontrar tudo o que procurava para sua rotina de oficina. Um exemplo disso foi o estande da Revista O Mecânico, que disponibilizava palestras gratuitas do Projeto Atualizar, além de autopeças, ferramentas e acessórios na loja online do Mercado do Mecânico. Para auxiliar os visitantes, a equipe da loja online esteve disponível para o esclarecimento de dúvidas gerais e até para tirar algumas dúvidas técnicas que pudessem surgir.

 

Destaques na Autonor

A Affinia apresentou nova linha de bandejas, kits de amortecedores, caixas de direção hidráulica e amortecedores para a linha de motocicletas. Uma equipe tirou dúvidas técnicas dos visitantes e distribuiu catálogos com os lançamentos das marcas Nakata, Spicer e Wix. A gerente de marketing Sabrina Carbone afirma que o mercado de reposição tem apresentado números satisfatórios para a empresa, com pequeno crescimento em relação a 2014.

 

Autonor2015-Affinia

 

A Ampri levou seu portfólio completo de produtos, além de 30 lançamentos no segmento de caixas de direção e bombas hidráulicas. Segundo Jane de Castro, gerente de Marketing da empresa, a Ampri tem crescimento mensal nas vendas e a expectativa é bastante positiva para o mercado no ano de 2016.

 

Autonor2015-Ampri

 

A Bosch apresentou no estande seu amplo portfólio de equipamentos de testes, software e hardware de diagnose. Entre eles, destacaram-se o tablet DCU 100, o testador de baterias OTC 3200, as ferramentas e equipamentos automotivos da linha OTC, além dos leitores de OBD. Já no segmento undercar, a novidade era a desmontadora de pneus TCE 4435.

 

Autonor2015-Bosch

 

A Chiptronic apresentou seu lançamento mundial em diagnóstico diesel, o ECU Test Diesel Pro. O gerente Comercial da empresa, Thiago Cesar Jardim, explica que o equipamento permite simular sinais dos sensores e atuadores e, dessa forma, consegue encontrar o defeito eletrônico do módulo permitindo um reparo mais simples e objetivo. Thiago acrescentou ainda que, a Chiptronic apresenta 40% no aumento das vendas em 2015 comparadas a 2014.

 

Autonor2015-Chiptronic

 

A Cobreq/TMD Friction esteve com 100% de suas linhas de lançamentos de pastilhas, sapatas e lonas de freio da marca para veículos leves, pesados e motos. Além disso, divulgou sua linha para o mercado duas rodas que compreende pastilhas, patins, cubos, flanges e espelhos de freio, cabos de comando, discos e kit de embreagem.

 

Autonor2015-Cobreq

 

A Continental divulgou sua nova marca Continental Elite, criada para os produtos Goodyear, anteriormente produzidos pela Veyance Technologies. O gerente de Vendas Aftermarket América do Sul, Paulo Lira, comentou que esta atitude visa reforçar o nome da marca. A Continental também divulgou novos kits de distribuição (correia, tensor e polia) que, para a marca, serão tendência nos próximos 2 anos. Na reposição, a Contitech fechará 2015 com crescimento próximo a 10%.

 

Autonor2015-Continental

 

A Dayco/Nytron apresentou lançamentos e reforçou sua marca. Pela Dayco, destaque para os atuadores, kits de correias elásticas dos motores Ford Sigma e cabos de ignição para a Mitsubishi Pajero TR4 e GM Onix. Pela Nytron, havia o portfólio completo de produtos. Segundo o coordenador Técnico de Aftermarket Davi Cruz, a Nytron em 2015 está crescendo mais de 20% perante 2014, enquanto a Dayco se manteve estável no período.

 

Autonor2015-Dayco

 

A Emaster estreou na Autonor apresentando seu lançamento, o elevador EC4.1 Power, equipamento homologado por diversas montadoras e atende as normativas da NR12. Dione Fornasier, diretora Comercial, disse que, para driblar a crise econômica, optou por ampliar seu prazo de financiamento como uma alternativa para continuar vendendo bem e satisfazer ao mercado. Esta atitude tem permitido crescimento durante este período difícil.

 

Autonor2015-Emaster

 

A Fremax apresentou novo catálogo para download em celulares e tablets. Nessas plataformas, além da aplicação, há também desenho técnico dos produtos para conferir as medidas dos discos. O gerente Comercial Marcelo Campos comentou que espera facilitar o acesso do mecânico aos produtos com essa iniciativa. Outros lançamentos foram os kits com disco/tambor e cubo agregados. Ainda segundo Marcelo, as exportações da marca estão crescendo em 2015.

 

Autonor2015-Fremax

 

A Gates mostrou sua nova linha de kits que, segundo Fabio Murta, gerente de Marketing América do Sul da empresa, é uma tendência mundial na reposição. Além disso, a Gates anunciou a unificação de seus catálogos de produtos, agora separando todos os produtos para a linha leve em um catálogo e outro unificando todos para a linha pesada. Para Fábio, o mercado está mais maduro com relação à manutenção preventiva e isso tem favorecido as empresas do segmento a passar pela crise do país.

 

Autonor2015-Gates

 

A Kashima disponibilizou alguns produtos de sua linha de produtos voltados para o mercado de transporte pesado e agrícola. Segundo Marcelo Tomazini, proprietário da Kashima, a economia atual tem sido prejudicial aos importadores que dependem do dólar e, no caso da Kashima, o custo aumentou cerca de 40%. Apesar disso, devido a ações implementadas, a empresa apresenta cenário econômico estável do ano de 2014 para 2015.

 

Autonor2015-Kashima

 

A Mobensani apresentou seus últimos lançamentos, com destaque aos itens para Hyundai HB20 e GM Onix. De acordo com Simone de Azevedo, diretora comercial da Mobensani, apesar da sensação de crise, o mercado de reposição segue com crescimento ascendente justificado pelo aumento de veículos sendo reparados ao invés de trocados por novos. Dessa maneira, a Mobensani apostou em investir na expansão de sua fábrica para atingir resultados melhores do que em 2014.

 

Autonor2015-Mobensani

 

A Radnaq marcou presença com sua nova linha de tintas automotivas Radcolor, além dos novos produtos para a linha de limpeza automotiva, como o Lava a Seco, o Limpeza Multi-uso e alguns odorizadores internos de veículos. De acordo com Marco Antonio Ribeiro, diretor da Radnaq, a empresa apresentou crescimento de 17% em 2014 e vem mantendo estes números este ano.

 

Autonor2015-Radnaq

 

A Raja Peças para Importados apresentou alguns lançamentos em pastilhas da marca Trust e amortecedores da marca SenSen, voltados para modelos Land Rover, Hyundai, BMW e Mercedes-Benz. De acordo com João Paulo de Souza, sócio-diretor da empresa, as vendas começaram a crescer a partir de julho de 2015 em relação a 2014. Dessa maneira, espera-se crescimento até o fim do ano.

 

Autonor2015-Raja

 

A Ranalle estreou na Autonor apresentando sua gama completa de produtos, além de sua nova linha de kits de distribuição. Para Leticia Ranalle Eleutério, analista de Marketing, a oportunidade de entrar em contato com novos clientes e se aproximar de quem já trabalha com produtos da marca foi bastante positivo. Letícia acrescentou que a Ranalle vem em ascensão.

 

Autonor2015-Ranalle

 

A Raven levou lançamentos dos últimos dois anos. Destaque para o scanner 3, evolução do scanner 2 Plus. Segundo Carlos Eduardo Ratão, diretor Comercial da Raven, economicamente, o ano de 2015 tem sido melhor que o de 2014 graças à intensificação de produção de novos produtos e antecipação de alguns lançamentos. Dessa forma, a Raven consegue atender a expectativa do mercado por novos produtos e amplia suas vendas, superando a crise econômica, afirma o diretor.

 

Autonor2015-Raven

 

A Sampel disponibilizou seus mais recentes lançamentos em componentes hidráulicos de suspensão e conjuntos em alumínio para o segmento Premium, Mercedes-Benz, BMW, Volvo e Audi, além de itens para veículos Toyota, Honda, Peugeot e Citroën. De acordo com Abílio de Almeida Junior, gerente Comercial da Sampel, os investimentos em desenvolvimento de produtos e maior número de exportações têm feito os negócios prosperarem.

 

Autonor2015-Sampel

 

A Schaeffler apresentou sua nova marca para o mercado de reposição, a Ruville, com mais de 90 anos de tradição no mercado europeu. Além disso, a marca levou alguns de seus produtos mais comercializados das marcas LUK, INA e FAG. Sobre o mercado de reposição, Roberto Carbone, gerente de Vendas Aftermarket Automotivo do Brasil, comentou que a Schaeffler fechará o ano de 2015 com pequeno crescimento em relação a 2014.

 

Autonor2015-Schaeffler

 

A SKF levou seu portfólio completo de produtos, além de lançamentos de kits de correias, polias e tensores e alguns componentes para suspensão. Marcelo Fernandes, gerente Nacional de Vendas, comentou que o Aftermarket da SKF cresceu cerca de 10% de 2014 para cá. Segundo ele, isso se justifica devido à crise, onde o proprietário deixa de comprar um veículo zero km e investe na manutenção de seu usado.

 

Autonor2015-SKF

 

A Takao levou lançamentos em peças para motores da JAC Motors, Chery, VW Amarok, Range Rover Evoque, Hyundai HB20, Ford Fiesta, Ka, Ranger e Fusion. Com estas novidades, segundo Cassiano Braccialli, responsável pela área comercial, a Takao atende a mais de 1,2 mil motores. Ainda segundo Cassiano, a partir de investimentos nos centros de distribuição brasileiros, a Takao conseguiu crescimento significativo em relação a 2014.

 

Autonor2015-Takao

 

A Taranto anunciou seu novo catálogo eletrônico de produtos. Disponível no site da empresa através de download, o objetivo é tornar a pesquisa de componentes simplificada. Segundo Debora Prezotto, coordenadora de marketing, o principal objetivo na feira era se aproximar ainda mais dos clientes da marca. Por ser uma importadora que depende diretamente do dólar, a Taranto não obteve crescimento significativo em 2015, mas a perspectiva é de estabilidade.

 

Autonor2015-Taranto

 

Com seus 150 lançamentos mais recentes, a Tecfil esteve na Autonor para aproximar-se de seus clientes das Regiões Norte e Nordeste. De acordo com Roberto Rualonga Marcos, gerente de Assistência Técnica da Tecfil, com a crise, a empresa se uniu e concentrou todos os esforços para ampliar seus canais de contato, promovendo palestras, visitas técnicas e eventos. Dessa maneira, consegue crescer no mercado de reposição e gerar uma expectativa de melhora para o próximo ano.

 

Autonor2015-Tecfil

 

Para a Valclei, a Autonor supera as expectativas a cada edição. Com a oportunidade de ter o contato direto com seus clientes da região e fechar novos negócios, a empresa apresentou sua nova linha com carcaças em alumínio, destinada aos motores Zetec RoCam. Segundo Rodrigo Manzini, gerente de Marketing e Comercial da Valclei, o ano de 2015 tem sido muito positivo, com 30% mais vendas do que ocorrera em 2014.

 

Autonor2015-Valclei

 

A ZF Services expôs em seu estande sua linha de embreagens e amortecedores da Sachs, componentes de direção e suspensão Lemförder e componentes de transmissão ZF. De acordo com Patricia Micolaiciunas, Gerente de Comunicação ao Mercado da ZF Services, o grupo está atento a situação econômica do país, realizando ajustes estratégicos. A perspectiva é de discreta recuperação no segundo semestre de 2016.

 

Autonor2015-ZF-Sachs

2 comentários em “Cobertura: Autonor 2015

  1. Prezado Leônidas. As palestras são realizadas durante os eventos do segmento de reparação automotiva, como Automec e Autonor. Acompanhe nossas publicações para saber quando ocorrerá o novo ciclo.
    Atenciosamente

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php