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Esquema elétrico da climatização do Ka

Fizemos um raio-x no circuito elétrico que comanda o sistema de aquecedor e ar-condicionado do modelo mais popular da Ford

Carolina Vilanova

A refrigeração ou aquecimento do Ford Ka depende de várias conexões elétricas e eletrônicas, que devem ser verificadas atentamente em eventuais reparos no sistema de ar-condicionado e aquecimento interno do veículo. É  importante lembrar que o módulo de controle do aquecedor, a válvula solenóide, o atuador de recirculação de ar e o motor do ventilador do aquecedor recebem tensão quando a ignição é acionada. Já o  ar-condicionado, quando é ligado, por meio do interruptor do módulo de controle do aquecedor no painel de instrumentos do veículo, envia um impulso ao relé de acionamento. Este mesmo relé se fecha, mandando o sinal ao pino 54 do módulo de controle do motor (PCM) EECV, que comanda o relé do ar-condicionado na posição da borboleta completamente aberta (WOT).

A embreagem e o compressor do arcondicionado são ativados pelo interruptor de pressão dupla e pelo contato do relé do ar-condicionado. Se a pressão do sistema for muito elevada, este interruptor de pressão dupla se fecha e envia ao módulo de controle do motor um sinal para ligar o motor da ventoinha de arrefecimento na velocidade máxima. O módulo, então, manda a mensagem, conectando em ponte a resistência da ventoinha.

O interruptor de baixa pressão do compressor do ar-condicionado corta a alimentação de tensão do módulo de controle do motor por meio do relé que comanda a borboleta, para evitar a formação de gelo no evaporador.
No interior do Ford Ka, a temperatura  é controlada manualmente através dos botões de controle do aquecedor, dispostos no painel de instrumentos. As alterações no funcionamento da recirculação, provocadas pelo ar externo, são realizadas quando estes interruptores enviam sinais ao atuador de recirculação do ar.

A válvula solenóide de controle do aquecedor é temporizada pelo módulo de controle. Assim, o fornecimento de água de aquecimento ao trocador de calor é controlado. A velocidade do motor da ventoinha do aquecedor é comandada por um interruptor.  Se este botão estiver na posição 0 (desligado) e o ar-condicionado estiver funcionando, o motor do aquecedor (M3) recebe a tensão do módulo do controle do aquecedor (A128).

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26 comentários em “Esquema elétrico da climatização do Ka

  1. Ford Ka 2002 Zetec rocan como faço pra usar o painel de refrigeração mais não tem ar condicionado quero aprender desembaçar o vidro

  2. Tenho Ford ka 2015 troquei a bateria a velocidade do ar só funciona no 4 porq tem algo haver com a troca da bateria

  3. Boa tarde, comprei um Ka 2009, o ar estava isolado. Resolvi reativar, comprei uma válvula nova, coloquei e funcionou por +- 2 semanas. Um dia estava na temperatura intermediária, desliguei o carro. Quando liguei o carro estava no ar quente direto. Desconectei a bateria, e nada. Medi na bobina solenóide da válvula e estava chegando 6,2V. Observei na internet que precisa de 12v. para funcionar, então apliquei 12v direto e bateu a válvula (então a bobina está boa). Vi que a placa de controle poderia apresentar defeito, abri, limpei, sequei e passei limpa contato e o problema continuava. Comprei uma placa nova, instalei… Fui andar com o carro e o ar quente funcionando direto ainda. Resolvi medir a placa nova, e continua o 6,2v mesmo com a placa nova. ALGUÉM TEM UMA IDEIA DO QUE PODE SER?

  4. Boa tarde. Tenho um Ford Ka 2015 SEL e ele fica fazendo um barulho no painel por 40 segundos, desliga por 6 e liga novamente. Levei em um mecânico local e ele disse que é a engrenagem do ar condicionado que quebrou, mas ele não concerta, me falou para levar na concessionária. Só que levando lá, queriam me cobrar R$ 180,00 a hora para analisar o problema. Disseram que pode ser o motorzinho que gira as engrenagens. Alguém poderia me ajudar em relação a isso, ao que devo fazer e qual o nome correto da peça?

  5. Boa noite .
    Uma dúvida comprei um Ford Ka 2015.
    E noitei q ao ligar o ar condicionado ele aciona a ventoinha no máximo a um barulho tão alto q incomoda. e assim fica e não desliga mais. Queria saber se isso é normal ou existe outra velocidade nessa ventoinha .
    Pois posso andar kilometros e esse zunidao parecendo um boing rss me acompanha sem desativar.obg

  6. Olá Adriano, tudo bem?
    A Siemens VDO e Continental hoje fazem parte do mesmo grupo de fornecimento de componentes automotivos desde 2007, como o veículo é 2008, um ano após esta junção os pinos provavelmente são diferentes sim, recomendamos que consulte seu mecânico de confiança para um diagnóstico mais preciso.
    Atenciosamente,
    Revista O Mecânico

  7. Eu queria saber a diferença da placa de comando do ar-condicionado continental VDO e Siemens VDO KA 2008 pois nunca comprei uma continental porque ouvir dizer
    Que quem usa Siemens não pode usar continental, segunda os eletricista o pino 1 da Siemens sai + e continental sai – isso é verdade?

  8. Rafael, meu problema é o mesmo, dá um estalo e a rotação vai oscilando, subindo e descendo depois que ligo o ar, o carro fica muito acelerado, alguém para ajudar?

  9. Lavei o motor do meu carro ka 2002 e depois que saiu da lavegem o ar ficou estranho, ele fica entrando e saindo, e fica fazendo um barulho estranho dentro do carro, tipo um estalozinho por dentro do painel, gostaria de uma luz, grato!!

  10. O meu ford Ka 2009 esquenta muito no painel frontal jogando ar quente para td o carro..
    O que devo fazer??

  11. O meu gordo já 2009 esquenta muito no painel frontal jogando ar quente para td o carro..
    O que devo fazer??

  12. Olá, comprei um Novo Ford Ka 2015 mas o meu AC não está ventilando no painel, apenas no desembaçador e pés. É como se a teclinha não funcionasse. Alguém pode me ajudar? O AC funciona normalmente, gela e tudo.

  13. Boa tarde
    Tive uma pane elétrica no meu Ka há 5 dias, segundo o mecânico foi um mau contato no sistema de alarme, abriu religou e ok
    Só hoje fui ligar o ar condicionado e não funcionou, pelo contrário, tá saindo um ar quente da peste.
    Será que tem a ver com o primeiro problema? Ou é coincidência?

  14. Infelizmente, não dispomos desse material. Recomendamos que você entre em contato com a biblioteca técnica do Sindirepa-SP (0800-554477). Um abraço.

  15. Tenho um celta 2004 ele não tinha ar condicionado e um amigo estalou o ar condicionado mas não conseguiu acha o esquema do modulo para o ar condicionado vc tem o esquema para estala do modulo para o ar

  16. Caio, infelizmente, não dispomos desse material. Recomendamos que você entre em contato com a biblioteca técnica do Sindirepa-SP (0800-554477). Um abraço.

  17. Tenho um fiesta 2004 hatch , e reparei que a luz de ré e a luz da placa não ascendem, mas não é lampada. vocês tem o esquema elétrico desse carro?

  18. Tenho um ford ka 2003 é preciso da tomada que vem do chicote e pilha no eletroventilador simplesmente não acho so a tomada….vocês têm isso?

  19. Prezado Flávio,

    Um diagnóstico a distância é difícil, por isso, recomendamos que você leve o veículo ao seu mecânico de confiança para uma inspeção geral do sistema.

    O problema pode estar em outro elemento do conjunto.

    Atenciosamente.

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