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Especialista da Tuper dá dicas de manutenção preventiva antes das férias

O consultor técnico da Tuper Escapamentos e Catalisadores, Salvador Parisi, dá dicas de manutenção preventiva que o mecânico pode passar ao seu cliente para que ele procure deixar o veículo em ordem antes das férias. “Normalmente, a manutenção preventiva é dividida por sistemas como arrefecimento, lubrificação, suspensão, freio, ar condicionado, câmbio, iluminação, sinalização, exaustão e alimentação de combustível”, comenta Salvador. Lembrando que o mecânico sempre deve estimular que o cliente leve seu carro para fazer uma revisão geral com antecedência.

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Peças de sistema de exaustão fabricadas pela Tuper

A manutenção preventiva é considerada por especialistas a forma mais barata de manter o carro em bom estado, pois custa menos que a manutenção corretiva e ainda valoriza o veículo. “A principal vantagem é a segurança. Um simples coxim quebrado pode fazer com que o escapamento se solte, caia na rodovia e cause um grave acidente caso a peça atinja o veículo que vem logo atrás. Tentar desviar de peças perdidas na estrada também traz riscos de capotamento”, salienta Salvador.

Segundo o consultor, o sistema de exaustão é um dos pontos fundamentais no momento da revisão. “Um motor com problemas no sistema de exaustão vai comprometer o meio ambiente, aumentar o consumo de combustível e provocar a perda de potência, além de desvalorizar o automóvel”, avisa. As falhas no sistema de exaustão também podem danificar outros sistemas.

Salvador também fala sobre motores em funcionamento, produtores de gases que precisam ser conduzidos para a atmosfera de forma controlada.  “Esse controle é feito pelo sistema de exaustão juntamente com o catalisador. Além de colaborar para a diminuição do ruído produzido pela combustão, o catalisador transforma os gases nocivos em gases não tóxicos. Caso o catalisador apresente alguma anomalia, isso irá impedir a saída dos gases e pode levar à parada total do motor”, conclui o especialista.

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