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Especialista dá dicas sobre lubrificantes para motocicletas

A consultora técnica da Total Lubrificantes do Brasil, Fabiana Rodrigues, explica que os óleos desenvolvidos para carros são diferentes dos direcionados para motocicletas e, portanto, a substituição de um pelo outro não é recomendada. A profissional afirma que, no Brasil, a maior parte das motos que circulam nas ruas possui o sistema de lubrificação integrado, que lubrifica motor e transmissão e faz com que o lubrificante tenha aditivação diferente para carros e motos. E justamente em função desse sistema integrado podem ocorrer problemas na embreagem, onde a mesma pode patinar.

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Fabiana também explica que o nível correto do óleo, ao contrário do que a maior parte das pessoas normalmente imagina, fica entre o meio do medidor da vareta, ou seja, entre o mínimo e o máximo.

Segundo a Total, uma das funções do lubrificante é justamente refrigerar e, na moto, esta função é extremamente importante, pois os motores deste tipo de veículo trabalham em alta rotação, o que faz com que a temperatura também seja alta. Desta forma, o óleo ajuda a manter o motor refrigerado, aumentando a sua vida útil.

A consultora da Total explica que não é recomendado o uso de aditivos, como os redutores de atrito, em qualquer veículo. “Os lubrificantes já são formulados com o pacote de aditivos necessário ao bom funcionamento do veículo e o uso de aditivos, pode desbalancear a formulação, trazendo prejuízos ao desempenho do lubrificante e consequentemente do veículo”, diz.

Somente em casos de emergência recomenda-se misturar as bases, ou seja, a mistura pode ser realizada entre um óleo sintético/semissintético com o óleo mineral. “Os lubrificantes sintéticos ou semissintéticos possuem óleos básicos com características superiores aos óleos minerais. A mistura entre eles gera um desbalanceamento da formulação e, em alguns casos, perda de viscosidade e aditivação, fatores podem comprometer o desempenho do óleo e deficiência de lubrificação no motor”, ressalta Fabiana.

Por fim, recomenda-se aguardar aproximadamente 10 minutos após parar a moto para  medir o nível do óleo e trocá-lo, se necessário.

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