Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Escapamento checado

13036

Confira nesta reportagem a substituição e o diagnóstico de defeitos de todo o sistema de exaustão do Volkswagen Gol 1.6 ano 2011

13083

 

 

 

Desde que a cidade de São Paulo passou a contar com o Programa de Inspeção Veicular Ambiental, nunca se deu tanta importância para o sistema escapamento como atualmente. Muitas vezes desprezado, no passado, hoje o componente tem a sua fifinalidade reconhecida pelos proprietários e pelos próprios mecânicos. Afinal, senão estiver em boas condições, pode ser o grande responsável por reprovar o veículo no teste de emissões.

O conjunto é composto por silencioso traseiro, que serve para atenuar o barulho excessivo do carro; silencioso intermediário e tubo dianteiro, que direcionam os gases para o silencioso; e o principal de todos: o catalisador, que por meio de reações químicas faz com que os gases tóxicos que passam pela peça se tornem menos prejudiciais à saúde.

No entanto, quando há algum problema no escapamento, nem sempre o dono do veículo chega à oficina ciente do mal que há no undercar do seu automóvel. “Por isso recomendamos que seja feita uma análise visual dos pontos de ferrugem e uma inspeção manual, dando pequenas pancadas com o dorso da mão em todo o escapamento, para ver se não há nada solto na parte interna, o que pode ser sinal de defeito”, afirma Henrique Rocha, auxiliar de desenvolvimento de produto da Tuper.

De acordo com o técnico, depois da troca, o cliente pode se preocupar com a vida útil do sistema. Entretanto, o prazo de durabilidade pode variar. “Um escapamento pode durar entre 70 a 80 mil quilômetros. Se o veículo anda em percursos longos, e se a água gerada pela combustão não fica depositada no silencioso traseiro, obviamente, o componente vai ter uma durabilidade maior”, explica. “Porém, se o carro faz trajetos curtos, e não chega a evaporar a água, muito provavelmente o sistema vai originar um problema e ter o seu tempo de uso comprometido.”

Catalisador

Segundo Henrique, a função básica do conversor catalítico é transformar os gases nocivos em não poluentes, por meio de reações químicas. Outro fato levantado pelo profissional sobre o catalisador é com relação à sua originalidade. “Muitas pessoas usam falsos catalisadores, feitos de um miolo de lã de vidro ou de rocha, apenas para atenuar o barulho”, diz.

13059

Desde 2010, o Inmetro passou a exigir certificação para catalisadores fabricados ou importados no Brasil. A medida tem a finalidade de garantir qualidade e durabilidade compatível com as necessidades de controle ambiental, além de combater o comércio de peças ilegais. Os produtos da Tuper já possuem o selo de conformidade.

Nesta matéria, faremos o procedimento num Volkswagen Gol 1.6 ano 2011. Para realizar o serviço, é indicada a utilização de equipamentos de proteção obrigatórios, os conhecidos EPIs. Para esta substituição é preciso usar luvas, óculos de proteção e sapatos de segurança.

13033

Procedimento

1) Antes de iniciar o procedimento, retire o protetor de cárter.

13052

2) Em seguida, passe um spray lubrificante ou vaselina nas borrachas (coxins) que seguram o silencioso traseiro e solte-as.

13017

Obs: O técnico afirma que, quando o escapamento é original de fábrica, é possível verificar que há pontos onde são indicados os cortes. Não use maçarico para o procedimento, visto o perigo de se colocar chamas próximas ao tanque de combustível ou de gerar fogo em razão de gasolina ou álcool parado nos tubos.

13109

3) Corte o silencioso traseiro com o auxílio de uma serrinha, disco ou alicate de corte.

13101

13002

4) Solte o silencioso intermediário. Desencaixe e retire a peça.

13023

5) Retire a segunda sonda lamba (sensor de oxigênio), que fica depois do catalisador. Lembre-se de antes desconectar a sonda para evitar a quebra dos fios.

13102

6) Passe um spray lubrificante nos parafusos que prendem o tubo dianteiro do motor para retirá-lo. Não se esqueça de tirar os coxins de borracha que seguram o tubo.

13060

13076

 

7) Agora, comece a tirar os parafusos da parte inferior do protetor do catalisador.

13050

8) Baixe o veículo no elevador e inicie a retirada do defletor de calor do catalisador, com cuidado para não danificar a sonda lambda (sensor de oxigênio pré-catalisador).

13067

9) Solte agora a primeira sonda lambda (sensor de oxigênio), que fica próxima ao catalisador. Desconecte o componente e reserve em local adequado.

13096

10) O técnico recomenda passar um spray lubrificante nas porcas que premdem o catalisador ao motor, a fim de facilitar a retirada, sempre utilizando a ferramenta adequada. (10A)

13034

13056

Instalação do sistema

11) Na hora de reinstalar todo o conjunto, o processo é quase o inverso. Porém, antes de colocar o novo catalisador, verifique se a junta de vedação está em bom estado. Em caso negativo, faça a substituição.

13010

12) Antes de aplicar o novo catalisador, lembre-se de remover a proteção de plástico que serve para proteger a rosca onde fica a sonda.

13095

13) Com ferramenta adequada, aplique o catalisador no devido lugar.

13108

14) Faça a reinstalação da primeira sonda lambda (sensor de oxigênio) no catalisador.

13030

15) Após apertar as porcas do coletor, passe o fio da primeira sonda pelo orifício do defletor.

13049

Obs: Não é necessário fazer muita força no aperto dos parafusos da parte superior da proteção para não prejudicar a mobilidade na parte inferior ao fazer a instalação do novo tubo.

13006

13110

16) Na hora de instalar o tubo dianteiro, faça a substituição da junta de vedação por uma nova para evitar vazamentos.

13064

17) Faça o aperto do tubo dianteiro com a ferramenta indicada.

13073

18) Reinstale a segunda sonda lambda (sensor de oxigênio) e prenda novamente os conectores.

13113

Obs: Antes de apertar completamente as porcas de cada uma das peças do escapamento, prenda, primeiramente, o componente nos coxins para mantê-lo alinhado. Verifique se as borrachas estão em bom estado. Caso contrário, faça a substituição.

13048

19) Lembre-se de passar um material de vedação adequado na parte interna dos bocais de cada um dos componentes do sistema. Cuidado para não exagerar na quantidade e prejudicar o funcionamento.

13107

20) Não se esqueça de passar as abraçadeiras de todas as peças interligadas antes de fazer o encaixe. Ao apertar as abraçadeiras, procure deixá-las na posição de lado para evitar que o componente colida com lombadas e gere algum problema.

13042

Obs: Depois de conectar todo o sistema, inicie o aperto dos parafusos seguindo a ordem da dianteira para a traseira.

21) Em seguida, com a ajuda de um alicate, dobre as chapinhas entre os coxins para o conjunto não deslizar. Ao mesmo tempo, faça uma análise visual para ver se o escapamento está firme e não está encostando-se a nenhuma parte do undercar.

13015

22) Termine a instalação com a recolocação do protetor do cárter e, com o carro ainda parado, deixe o motor ligado em marcha lenta entre 10 e 15 minutos. O procedimento serve para fixar o núcleo cerâmico do catalisador.

13081

Mais informações: Tuper – (47) 3631-5244 Colaboração técnica: Oficina do Gato

Comentário em “Escapamento checado

  1. Minha parati 2002 tour2.0 esta com uma fumaca branca e azul o q pode ser sendo tambem q dentro esta um cheiro forte demais de fumaca

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php