Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Empresa alemã desenvolve teto solar de plástico

A utilização de materiais leves na produção de veículos é um dos principais desafios da indústria automotiva, para atender às exigências internacionais de redução do consumo e, consequentemente, as emissões de carbono dos carros. Líder mundial na produção de tetos solares e panorâmicos, a Webasto inova no desenvolvimento de tecnologias e alternativas que auxiliam esses processos. A empresa desenvolveu o equipamento feito em policarbonato.

Esse plástico é transparente, extremamente resistente a impactos e não quebra nem se estilhaça. E mesmo assim é muito leve. Por terem a metade da densidade do vidro, os componentes em policarbonato pesam até 50% menos que peças de vidro idênticas em estrutura. A alta resistência a impactos faz com que ele seja importante principalmente na área do teto, protege os passageiros em caso de acidentes ou pedras que caem no carro, mesmo em tombamentos. No Smart Fortwo, modelo comercializado no Brasil, o sistema pesa apenas 7,6 kg – cerca de 50% mais leve. Outra vantagem é o revestimento em verniz, que permite uma alta resistência a riscos, durabilidade e resistência a influências climáticas.

Mais um destaque técnico é a sua capacidade de absorver a energia solar, evitando o aquecimento excessivo no interior do veículo. Esse efeito pode ser atribuído aos receptores de raios infravermelhos integrados ao policarbonato e no material granular dos quais os painéis são produzidos. A absorção também é benéfica do ponto de vista ecológico, pois contribui para reduzir o consumo do automóvel.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php