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Embreagem dos VW 8 toneladas

Embreagem dos VW 8 toneladas

Acompanhe a substituição do conjunto de embreagem dos caminhões leves da Volkswagen

 

Carolina Vilanova

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Responsável pelo acionamento das marchas, o conjunto de embreagem; que inclui disco, platô, garfo, coifa e rolamentos (do volante e do eixo); deve ser substituído quando apresentar sinais de desgaste. Mas como saber se está na hora da troca?

Para detectar se a embreagem está danificada, o mecânico deve testar o veículo e ficar atento à anomalias como trepidação e patinação, dificuldade de engatar marchas, ruídos e chiados quando a embreagem é acionada. Além disso, quando o conjunto estiver aberto, o profissional deve verificar visualmente o disco quanto a sujeira de óleo, carbonização, desgastes e trincas. Cheque também se as estrias do cubo do disco estão desgastadas.

Os modelos VW 8.120, VW 8.140 e VW 8.150 têm o mesmo trem de força, o que muda é a calibração da bomba injetora. O sistema utiliza embreagem do tipo simples, monodisco a seco, com acionamento hidráulico e diâmetro de disco de 350 mm. A espessura mínima que esse disco pode atingir é de 6,2 mm, qualquer medida menor do que esta indica que chegou a hora da substituição do componente. O fluído adequado é o SAE-J-1703 ou o DOT 4.

Passo-a-passo

O primeiro passo é bascular a cabine para facilitar o serviço.

1) Depois, comece retirando os quatro parafusos do cardan. Depois, os parafusos de fixação do rolamento de centro do cardan. Peça a ajuda de um companheiro para desencaixar o cardan e apoiá-lo com cuidado na cinta de segurança.

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2) Agora, desconecte o cabo do velocímetro. Solte a braçadeira do chicote do sensor da ré. Em seguida, retire o sensor.

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3) Retire o parafuso do suporte que liga o trambulador e remova os parafusos do trambulador. Utilize o sacador de terminal BR 811 para facilitar a retirada do trambulador.

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Caixa de transmissão

4) Para acessar o conjunto de embreagem é preciso remover a caixa de transmissão. Comece retirando as quatro porcas que fixam o câmbio na caixa seca (carcaça da embreagem).

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5) Para remover o câmbio, posicione o macaco-jacaré bem embaixo da peça com o suporte BR 791 apoiado sobre ele. Afaste os prisioneiros com cuidado e abaixe a caixa de transmissão, encaixando-a no suporte.

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6) Para facilitar a retirada da embreagem, retire o filtro de ar e seu suporte. Em seguida, retire a tampa da carcaça da embreagem.

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7)Remova a carcaça. Utilize o eixo piloto da engrenagem como guia para a retirada do conjunto, evitando acidentes. Retire o conjunto de embreagem.

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Check up da embreagem

Normalmente, quando a embreagem do caminhão precisa ser trocada, todo conjunto é substituído, ou seja, o disco, o platô e os rolamentos do volante e da carcaça. Mas com o componente desmontado é mais fácil verificar quais peças precisam realmente ser trocadas.

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Comece observando se há folga entre as buchas e o garfo da carcaça, que podem precisar ser trocadas. O garfo merece atenção se for detectado vibração ou barulho na embreagem, isto acontece quando as buchas e os roletes estão desgastados. Veja também se os rolamentos estão em boas condições. Verifique se o platô apresenta regiões queimadas, riscadas ou empenadas. Esses sintomas são causados por superaquecimento e aperto irregular dos parafusos, exigindo a substituição. (Veja tabela de torques na página ao lado).

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Sinais de desgaste e alta temperatura no volante podem ser reparados lixando a superfície com cuidado. Se a peça apresentar trincas, o problema pode ser mais sério e a troca é inevitável. O disco deve ter no mínimo 6,2 mm de espessura, certifique-se de que a medida foi tirada em vários pontos da peça. Óleo no disco significa vazamento, que ocorre devido ao excesso de lubrificante na caixa de mudanças e deficiência nos vedadores e nos parafusos de fixação do volante do motor.

Montagem

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O processo de montagem do conjunto de embreagem é o inverso da desmontagem. Alinhe a nova embreagem no volante, utilizando o eixo piloto como guia. Os parafusos do platô devem ser apertados de forma cruzada, em “X”, respeitando o torque de 45 Nm.

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Tabela de torques

Parafuso da tampa da carcaça 25 Nm

Parafusos do platô 45 NM

Prisioneiros da carcaça 80 Nm

Parafuso da carcaça 45 Nm

Porcas superiores da caixa de transmissão 140 Nm

Parafusos inferiores da caixa de transmissão 110 Nm

 

 

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