SUBSTITUIÇÃO DA EMBREAGEM NO CAMINHÃO MAN 26.280
Confira o procedimento de troca do componente no veículo pesado, utilizado na construção civil
Texto: Gustavo de Sá
Foto: Alexandre Villela
Caminhões utilizados na construção civil costumam rodar mais na cidade, em regiões com muita terra ou poluição elevada do ar, além de percorrer distâncias relativamente curtas a cada partida do motor. Todas essas características – além de diversas outras – classificam esse tipo de uso como “severo”.
O caminhão desta reportagem, um MAN 26.280 do tipo betoneira, faz parte desse perfil de uso. Com 126.953 km rodados, ele integra a frota da Engemix, negócio de concreto da Votorantim Cimentos. O veículo é responsável por receber o concreto usinado da central dosadora e transportar até o local de aplicação nas obras.
Com esse tipo de uso, a embreagem (não original) já apresentava sinais de desgaste. Para substituí-la, a aplicação utilizada foi a embreagem Eaton 395 mm Push, que tem acionamento do tipo empurrar. Entre os diferenciais, esse componente possui disco com revestimento orgânico heavy duty (HD), com maior concentração de cobre. Segundo o especialista de produto da Eaton, João Paulo Santos, isso garante maior dissipação de calor e consequente vida útil em aplicações severas.
“Pelo uso severo como betoneira, esse veículo exige uma embreagem mais resistente. O nosso platô oferece a mesma carga do pedal de embreagem do início ao fim da vida útil da peça”, explica Santos. O procedimento foi realizado na unidade da Engemix em Campinas/SP, pelo técnico mecânico Carlito Soares, da Babcock.
PROCEDIMENTO DE DESMONTAGEM
1. Para soltar os quatro parafusos de fixação da parte frontal do eixo cardã, use uma chave de 1,5 polegada. Solte o torque com a chave manual e, em seguida, utilize a pneumática.
2. Utilize uma espátula para afastar e soltar o cardã.
3. Repita o procedimento na fixação traseira do cardã. Utilize a mesma chave de 1,5 polegada para soltar os parafusos de fixação da parte traseira do eixo cardã e, depois, use a pneumática.
4. Com a espátula, afaste e remova completamente o eixo.
5. Use uma chave 13 mm para retirar a fixação do cilindro de embreagem. Quebre o torque com chave manual e utilize a pneumática para finalizar o processo.
6. Depois de remover o cilindro da embreagem, remova os 6 parafusos de fixação superior da capa seca da embreagem com a ajuda de uma chave torx 55 e um extensor. Neste veículo, não é possível utilizar a pneumática neste passo devido à falta de espaço.
7. Na parte superior da transmissão, remova com as mãos os periféricos e os sensores de ré, sensor de neutro, sensor de reduzida da transmissão, sensor de velocidade e sensor de transferência de caixa.
8. Repita os passos 6 e 7 na parte inferior da transmissão.
9. Remova os cabos de seleção e engate. Para isso, utilize chave 11 mm na parte superior e 13 mm, na inferior.
10. Após remover os cabos, retire os 3 parafusos da placas de fixação com o auxílio de uma chave L 13 mm.
11. Remova a fixação da mangueira de entrada de ar com uma chave 15 mm.
12. Posicione o carrinho de sustentação e transporte abaixo da transmissão.
13. Remova os 5 parafusos de fixação da parte superior com uma chave torx 55.
14. Após a remoção de todos os parafusos e conectores, afaste a transmissão e utilize o carrinho como suporte.
15. Inicie o procedimento de retirada do platô e da embreagem. É imprescindível a remoção dos parafusos em forma de cruz. Isso garante que a carcaça não sofra nenhum tipo de dano, como empenamento.
16. Remova o platô e o disco de embreagem.
MONTAGEM
O procedimento de instalação da nova embreagem Eaton 395 mm Push segue o inverso da desmontagem, considerados os seguintes pontos:
17. Realize a troca do rolamento e a limpeza do volante. Se houver alguma trinca, essa peça deve ser substituída.
18. Faça a limpeza da capa da transmissão e a checagem de todos os periféricos para verificar se não há desgaste prematuro.
19. Na instalação da nova embreagem, utilize torque de 40 a 60 Nm no aperto dos parafusos do platô. Atente-se que o aperto também deve ser feito obrigatoriamente em formato de cruz, a fim de não danificar o componente (ocasionando a perda da garantia).
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Um abraço.
boas dicas!
poderia mandar para o meu I-mail,por favor!
Gostei das dicas .
Bem bacana