Suspensão

Substituição dos Terminais e Pivôs no Chevrolet Cobalt

 

Confira como é feita a manutenção da bandeja (ou braço) da suspensão dianteira com a troca do pivô, a substituição do terminal de direção e o articulador axial do sedã da General Motors, ano-modelo 2012

Texto: Fernando Lalli
Fotos: Alexandre Villela

 

Sedã familiar com boa aceitação no mercado desde o seu lançamento, o Chevrolet Cobalt tem uma mecânica sem muitos segredos, mas que exige atenção e qualidade no serviço. “Uma dica importante: sempre que for trabalhar próximo a um veículo, utilize os EPIs. No caso, as luvas e os óculos de proteção”, reforça o técnico do núcleo de pesquisa da Viemar, Rogerson Melo Marques.

 

Nesta reportagem, o especialista da fabricante gaúcha de autopeças fez a substituição do pivô do braço da suspensão dianteira, do articulador axial e do terminal de direção em um Chevrolet Cobalt 2012, com as peças originais de fábrica. O procedimento foi executado na oficina Dr. American Car, na Zona Norte de São Paulo/SP.

 

Braço de Suspensão e Pivô

 

1. Retire a roda. Lembre-se de deixar o volante destravado.

 

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2. Com soquete e chave combinada 15mm, solte o parafuso de fixação do pivô na manga de eixo.

 

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3. Para ter acesso à fixação da bandeja no quadro da suspensão, solte a proteção plástica inferior lateral, presa por dois parafusos torx T20 (3a) e uma trava perto do flexível de freio, que deve ser liberada com chave de fenda (3b).

 

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4. Afaste a proteção para encaixar a ferramenta pneumática com soquete 18mm no parafuso de fixação do braço de suspensão (bandeja) e soltá-lo. Essa mesma fixação possui um contrapeso.

 

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5. Retire o parafuso traseiro do braço de suspensão com soquete 21mm.

 

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6. Após a remoção dos parafusos, desencaixe o pivô da manga de eixo e retire o braço de suspensão.

 

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Importante:  Se o pivô oxidar, o que dificulta sua remoção, não pode abrir a fenda da manga de eixo. Isso muda o diâmetro do furo e prejudica a “mancalização” do pivô. Isso pode, em alguns casos, causar a sua quebra. Caso haja dificuldade na retirada do pivô, prefira o uso do martelo de borracha.

 

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7. Com uma furadeira de bancada, perfure os rebites de fixação do pivô. Primeiro, utilize broca 6 mm e depois broca 8mm (7a). Por fim, use uma talhadeira para cortar o rebite (7b).

 

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8. Após cortar o rebite, retire o pivô e limpe a área de assentamento para a instalação do pivô novo. Verifique se a peça nova vem com o certificado de garantia e o kit de fixação.

 

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9. Sempre coloque os parafusos com a cabeça para cima e as respectivas contra-porcas para baixo.

 

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10. Faça a fixação do pivô com chave 17mm. Torque de aperto nas porcas é de 30Nm.

 

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11. Antes de montar o braço de suspensão, limpe o alojamento de encaixe do pivô na manga de eixo

 

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12. Monte o braço no quadro de suspensão, encaixando primeiramente as conexões com as mãos (12a). Não se esqueça do contrapeso no parafuso dianteiro (12b).

 

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13. Aplique os torques indicados pela fabricante do veículo nos parafusos do braço de suspensão.

 

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14. Insira o pivô na manga de eixo com as mãos (14a). Verifique se o furo do parafuso de fixação do pivô está alinhado com o encaixe no próprio pivô (14b). Antes de montar o parafuso de fixação do pivô na manga, examine a condição da rosca para garantir um aperto perfeito

 

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15. Coloque o parafuso com a cabeça para frente e a contra-porca para trás. Aperte-o com chave 15 mm (15a) e aplique torque final de 90 Nm (15b)

 

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Articulador Axial e Terminal de Direção

 

16. Remova a porca do terminal de direção com chave 18mm.

 

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17. Utilize um sacador para soltar o terminal de direção de sua conexão com a manga de eixo.

 

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18. ) Para facilitar a instalação e alinhamento, conte em quantas voltas o terminal está inserido no fuso do articulador axial. No veículo desta matéria, foram 15 voltas.

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19. Utilize um alicate universal para remover a abraçadeira do tipo mola que fixa o guarda-pó da caixa de direção no articulador axial.

 

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20. Com uma chave de fenda, solte a outra abraçadeira metálica do guarda-pó, esta do tipo janela

 

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21. Retire o guarda-pó. Sempre verifique quanto a rasgos ou danos. Esses problemas permitem a entrada de sujeira que vão contaminar o articulador axial e/ou a caixa de direção.

 

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22. Para travar a cremalheira, use chave 21mm (22a). Já para sacar o articulador axial, utilize ferramenta especial Raven 105001 para a função (22b).

 

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23. Na união do articulador axial com a cremalheira, o Cobalt 2012 utiliza trava mecânica (23a). A Viemar recomenda a utilização de trava química na rosca. Aplique apenas um filete. Evite o excesso (23b).

 

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24. Antes de inserir o articulador axial, limpe o furo da cremalheira.

 

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25. Instale o articulador axial, mas não aperte excessivamente. Apenas o encoste.

 

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26. O torque de aperto no articulador axial é de 120Nm. Não se esqueça de travar a cremalheira para evitar a sobrecarga no pinhão da caixa de direção na hora do aperto final

 

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27. Insira o guarda-pó da caixa de direção e substitua as duas abraçadeiras.

 

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28. Coloque de volta a porca do articulador axial.

 

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29. Instale o novo terminal de direção e aplique o mesmo número de voltas da peça antiga para se aproximar ao máximo do alinhamento original.

 

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30. Encaixe o terminal de direção na manga de eixo. Aplique torque de aperto de 90Nm na porca de fixação.

 

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31. Faça o aperto da porca de regulagem do articulador axial com chave de boca 22mm. Para travar o terminal, use chave de 20mm.

 

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32. Monte a roda. Aplique torque de 140Nm nos parafusos.

 

Obs.: Sempre após um reparo no sistema de direção e/ou suspensão, é recomendável verificar o alinhamento e o balanceamento das rodas.

 

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