Nesta edição mostramos o passo a passo para a troca dos amortecedores do Mille 2007/2008, após a revisão de 60 mil km
Por: Edison Ragassi
Por: Vanderlei Vicário
O amortecedores são os principais elementos de ligação entre a suspensão e a carroceria do veículo. Estas peças têm a função de manter a aderência da roda ao solo e são importantes itens do sistema de suspensão destinados ao controle das oscilações da mola e ficam localizados na região inferior do veículo (undercar). Eles sofrem desgaste menor ou maior, de acordo com o terreno em que o veículo é utilizado. Geralmente, a vida útil das peças pode ultrapassar os 40 mil km, desde que o O proprietário faça a revisão preventiva dos componentes que trabalham em conjunto na suspensão.
No caso do Mille 2007/2008, eles chegaram aos 60 mil km, porém, como mostramos na edição passada, os componentes encontrados com desgaste, sendo um deles a caixa de direção, foram substituídos.
Com a colaboração de Warner Gonçalves, técnico de Suspensão da Magneti Marelli Cofap, agora mostramos os procedimentos de diagnóstico e substituição dos amortecedores e periféricos.
DIAGNÓSTICO PARA A TROCA DOS AMORTECEDORES DIANTEIROS E TRASEIROS DO FIAT MILLE 2007/2008
Antes de iniciar o diagnóstico utilize EPI – Equipamento de Proteção Individual (luvas, óculos, calçado com ponta dura).
1. Faça uma checagem geral em todos os itens do veículo que possam causar barulhos e ruídos. Inicie no compartimento do motor. Itens a serem checados: fixação da bateria, módulo, reservatórios, caixa do filtro do ar, suportes que possam apresentar problemas, como o radiador (se não está solto), reservatório do limpador de para-brisas, coxins do câmbio e motor.
Obs.: Este procedimento é necessário, pois, estes itens produzem ruídos que são confundidos com barulhos da suspensão e pode ocasionar a troca de peças desnecessárias.
2. Levante o carro no elevador a meia altura e inicie a avaliação das folgas dos kits do amortecedor, terminal axial, terminal de direção e caixa de direção.
3. Neste caso o veículo rodou por muito tempo sem fazer as revisões preventivas, o que acelerou o desgaste dos componentes do sistema de suspensão, sendo necessário a substituição dos kits.
Obs.: É recomendado avaliar os kits dos amortecedores a cada 10 mil km, pois, se danificados comprometem a vida útil do amortecedor.
4. Verifique a parte traseira do veículo. O rolamento é de pista dupla e caso apresente desgaste ou ruído, é necessário substituí-lo.
5. Verifique o amortecedor traseiro. Neste caso, apresenta um pequeno vazamento, o qual pode ser percebido por uma mancha de óleo na peça.
6. Examine o coxim superior do amortecedor traseiro. Se apresentar desgaste, é necessário trocá-lo.
7. Levante o veículo e com uma alavanca verifique
– Pivôs;
– Bucha da bandeja;
– Barra estabilizadora;
– Coxim, o qual apresentou folga. Neste caso, a troca deve ser imediata.
8. Examine, na parte traseira, o que pode causar barulho, como:
– Fixação do filtro de combustível;
– Tanque de combustível (se há alguma anomalia);
– Escapamento, coxins de escapamento e amortecedor;
– Buchas das bandejas traseiras.
PROCEDIMENTO DE TROCA DOS AMORTECEDORES DIANTEIROS
9. Com o carro no elevador, retire as rodas.
10. Solte os parafusos fixadores inferiores do amortecedor.
11. Afaste levemente o módulo de injeção que fica no lado direito do veiculo.
12. Solte os parafusos de fixações superiores dos amortecedores.
13. Retire o amortecedor.
14. Leve o conjunto mola/amortecedor para a bancada e instale os encolhedores. Eles devem ficar um de frente para o outro para não escaparem da mola quando encolhida.
15. Solte a porca superior.
Obs.: Ao desmontar os componentes, coloque-os na ordem de montagem, isso facilita o trabalho.
16. Retire a mola, o batente e a coifa.
Obs.: Os amortecedores Cofap têm na caixa um certificado de garantia. Este traz instruções de como deve ser montado e escorvado. É necessário retirar a etiqueta com o código de barras que está na caixa, fixá-la no certificado e preenchê-lo para validar a garantia.
17. Faça o processo de escorvamento. Com as mãos, feche o amortecedor até o final. Em seguida, abra até em cima e feche novamente. Este procedimento deve ser feito até que o processo esteja uniforme. Isso significa que o tubo de pressão do amortecedor está cheio de óleo e vai trabalhar corretamente.
18. No caso do Mille, coloque a coifa no primeiro elo (inferior) do batente.
19. Coloque o batente até encostar no amortecedor,
para que a haste fique aberta.
20. Monte os outros componentes. Inicie com a mola.
21. Instale o calço de apoio da mola.
22. Encaixe o novo rolamento.
23. Aplique o calço superior.
24. Coloque o complemento do coxim.
25. Coloque o coxim e a porca.
Obs.: Não utilize a máquina pneumática para o aperto, já que o travante do pistão que está dentro do amortecedor é químico e a vibração produzida pela máquina pode quebrar quebrá-lo e soltar o pistão.
26. Com uma chave 19 mm e uma allen 6 mm, faça o aperto até encostar. O aperto final deve ser feito no veículo com as rodas apoiadas no solo.
27. Retire o encolhedor da mola.
28. Coloque o conjunto mola/amortecedor a aponte as porcas do coxim superior.
29. Coloque os parafusos de fixação inferior e faça o aperto final manualmente.
30. Coloque a roda. Para apontar os parafusos pode ser utilizada a pneumática, mas o aperto final deve ser feito com o carro no chão e com um torquímetro.
TROCA DO AMORTECEDOR TRASEIRO
31. Retire a roda traseira.
32. Retire a cupilha do freio de estacionamento. Cuidado para não perder a arruela.
33. Com o alicate de bico retire a trava do flexível.
34. Retire o cabo do freio de estacionamento do suporte.
35. Retire o parafuso inferior.
36. Retire o tambor de freio e prenda-o para não ficar solto.
37. Dentro do porta-malas, solte a porca de fixação do amortecedor.
38. Retire o amortecedor.
39. Na bancada, faça o processo de escorvamento no amortecedor traseiro novo.
40. Instale o amortecedor e o tambor de freio, inicie pelos parafusos inferiores.
41. Coloque o flexível na posição correta e coloque a trava.
42. Coloque e encaixe o cabo do freio de estacionamento.
43. Encoste os parafusos de fixação inferior do amortecedor, pois, o aperto final deve ser feito em condições semelhantes às do carro no chão.
44. Utilize o macaco hidráulico como suporte para elevar a suspensão traseira simulando o mesmo condição do veículo no solo e faça manualmente o aperto final.
45. Coloque a roda, abaixe o carro e faça aperto final em todas as rodas com o torquímetro.
No caso do Mille, como os parafusos são de rosca fina, o recomendado é utilizar 15 Nm.
46. Faça o aperto final em todos os suportes superiores dianteiro e traseiro.
47. Posicione o módulo de injeção no suporte correto.
Mais informações – Magneti Marelli Cofap
mmcofap.com.br – Tel: 0800 0194054
[email protected]