Manutenção Preventiva

Revisão de 60 mil Km no Fiat Mille 07/08 (parte 3)

 

Acompanhe o procedimento para substituir a caixa de direção mecânica e periféricos do Fiat Mille 2007/2008

Por: Edison Ragassi
Por: Vanderlei Vicário

 

Trânsito congestionado, buracos, valetas, lombadas são comuns nas grandes cidades. Essas imperfeições comprometem a vida útil dos componentes de suspensão, freios e também a caixa de direção.

 

É o que constatamos na revisão de 60 mil quilômetros realizada no Fiat Mille 2007/2008. Além das trocas dos itens de maior desgaste como discos, pastilhas, filtros, óleo, foi constatado desgaste da caixa de direção.

 

A fornecedora original deste item é a marca TRW, do Grupo ZF, a qual participa com o técnico Laércio Pereira. O procedimento foi realizado por Roberto Montibeller do Centro Automotivo High Tech, localizado no Bairro da Lapa/SP.

 

SUBSTITUIÇÃO DA CAIXA DE DIREÇÃO FIAT MILLE 2007/2008

 

A primeira providência é verificar a referência comercial do produto e a embalagem. A garantia é de 6 meses e não é necessário fazer ajustes. Ao violar os lacres o produto perde a garantia.

 

No caso do Fiat Mille a TRW não fornece itens para reparo, como pinhão, coifas, cremalheira e buchas. O que pode ser substituído são os braços axiais.

 

A empresa recomenda que a caixa de direção seja substituída, portando disponibiliza no mercado de reposição o sistema de direção completo e articuladores axiais.

 

A aplicação deste sistema é válida para os veículos fabricados entre 1992 a 2013.

 

A caixa de direção é um importante item de segurança. Durante a substituição é imprescindível utilizar componentes de alta qualidade para assegurar o perfeito desempenho de todo o sistema.

 

RETIRADA DA CAIXA DE DIREÇÃO

 

1. Posicione o carro no elevador e retire as rodas dianteiras para ter acesso aos terminais. Solte os terminais de direção (lado direito e esquerdo). Caso a rosca esteja com muita fuligem, utilize óleo para facilitar e não danificar o terminal.

 

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2. Com o extrator, retire o pivô e saque o terminal da manga de eixo.

 

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3. Solte a porca que segura o terminal ao articulador axial e retire contando o número de voltas, isso serve para que na substituição por um novo ou até a recolocação do mesmo, auxilie para o alinhamento. Neste caso foram 14 voltas e meia.

 

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4. Retire os terminais e verifique o estado dos terminais e coifas.

 

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5. Retire o protetor de cárter para ter acesso aos pontos de fixação da caixa.

 

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6. Solte o parafuso de fixação da caixa. O parafuso superior oferece menos espaço por estar próximo ao trambulador.

 

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7. A caixa é fixada por parafusos no painel corta-fogo.

 

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8. Retire a capa que faz a proteção da caixa.

 

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9. Retire as borrachas que estão fixadas no painel corta-fogo. A coluna de direção é ligada à caixa por uma cruzeta, solte o parafuso que faz essa fixação, ele está localizado no final da coluna de direção, dentro do veiculo.

 

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10. Solte o coxim para deslocar o câmbio e facilitar a retirada da caixa.

 

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11. Centralize a caixa para retirar e colocar, isso facilita o processo de alinhamento.

 

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12. Na caixa de direção há uma borracha de vedação, retire para utilizá-la na caixa nova.

 

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INSTALAÇÃO DA NOVA CAIXA DE DIREÇÃO

 

13. Coloque a borracha de vedação na caixa nova. Ela evita que a poeira, água e ruídos invadam a parte interna do veículo.

 

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14. Coloque as duas buchas guias, lado direito e esquerdo. Verifique se elas não estão danificadas. As buchas evitam que a caixa se movimente em sentido longitudinal e suprime ruídos.

 

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15. Instale a caixa nova e posicione no painel corta-fogo.

 

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16. Coloque a borracha na posição correta.

 

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17. Fixe as abraçadeiras, apertando os parafusos de fixação por igual.

 

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18. Abaixe o carro e fixe a caixa dentro do veículo. Coloque o parafuso de fixação que une a caixa na coluna de direção pela cruzeta.

 

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19. Em seguida, conte as voltas ao colocar o terminal.

 

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20. Encoste a porca de regulagem do terminal.

 

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21. Alinhe a manga, abaixe o braço, instale o terminal e coloque a porca travante do pivô.

 

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22. Com o torquímetro, torquear a porca travante (24 Nm).

 

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23. Coloque a roda.

 

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24. Coloque o protetor de cárter.

 

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25. Faça o alinhamento das rodas.

 

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Mais informações – Central de Atendimento ZF
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