Entrevista

Apostar no Mecânico é Crescer

 

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Participar ativamente da formação do profissional é um dos objetivos da empresa

Texto: Fernando Naccari
Foto: Rafael Guimarães

 

A fabricante nacional de componentes internos de motor, correias e tensores, tem pouco mais de seis anos no mercado de reposição, mas já conseguiu atingir uma posição de destaque. Para continuar crescendo, Cassiano Braccialli, diretor executivo da Takao, comenta nesta entrevista exclusiva que a empresa aposta na ampliação de portfólio, informação técnica dirigida ao mecânico independente e em estrutura robusta no pós-vendas.

 

Revista O Mecânico: Faz três anos que o Brasil enfrenta graves problemas econômicos e uma situação política bastante imprevisível. Como a Takao enfrenta este período difícil e quais os efeitos da crise para vocês?
Cassiano Braccialli: Para nós da Takao, desde que começamos nossas atividades há seis anos, e mais fortemente nos últimos três anos, atua fortemente com investimentos expressivos na exposição da marca – com o trabalho realizado pela nossa agência – na ampliação do nosso portfólio e, agora, ajudando na formação profissional do setor. Com isso, a crise praticamente não tem nos afetado.

 

O Mecânico:A Takao planejou ações especiais para alavancar as vendas no mercado de reposição?
Braccialli: Não. Sempre mantivemos nosso planejamento e o seguimos à risca, com a consequente ampliação de investimentos. O estouro dessa bolha de crise política não altera nossas metas que são ambiciosas. De certa forma, nosso mercado (o de reposição) está alheio a estes problemas que a indústria (OEM) enfrenta. Ampliando os investimentos em nossa estrutura, entendemos que estaremos melhor preparados ainda para um cenário que logo mudará de maneira positiva para todos.

 

O Mecânico: Tendo como base os resultados até aqui, quais as perspectivas para 2017? Já há planos para 2018?
Braccialli: Dentro do que passamos, nosso crescimento já atingiu os dois dígitos, mas não há um número definido para o ano que vem, apenas que pretendemos ampliar nossos resultados.

 

O Mecânico: Hoje a empresa tem uma grande gama de produtos para o mercado. Com isso, quanto da frota circulante a Takao atende?
Braccialli: Atualmente, comercializamos 17 mil itens que atendem a 1.200 modelos de motores. Mesmo considerando nossos concorrentes diretos, temos a maior variedade em componentes internos para motores. Nosso principal concorrente tem apenas 20% dos itens que nós temos. Costumamos dizer que temos componentes de Alfa (Romeo) a Volvo, de Arruelas a Válvulas.

 

O Mecânico: Há previsão de aumento desta gama de itens até o fim do ano, ou os lançamentos principais já foram divulgados na Automec?
Braccialli: Os lançamentos da Takao são praticamente diários. A partir do momento em que se identifica um novo motor; uma alteração em um modelo já existente ou uma demanda para inclusão de uma peça, que por algum motivo a gente não esteja fornecendo até então, realizamos estudos e passamos a produzir o componente planejado. Quando tudo está pronto, o novo componente é lançado sem que haja um motivo especial para isso. Hoje, nossos distribuidores já estão acostumados, pois sempre existe lançamento da Takao no mercado.

 

“Hoje nós temos cerca de 17 mil peças. Nosso principal concorrente tem apenas 20% dos itens que nós temos”

 

O Mecânico: A empresa já exporta? Há planos para isso?
Braccialli: O foco da Takao é reposição e somente no mercado interno. Não temos planos para expandir ao ponto de exportar, porque nós vemos o mercado nacional ainda com muita oportunidade para crescer. Nosso mercado é muito dinâmico e nos dá oportunidade de crescer sempre.

 

O Mecânico: Como a Takao se comunica com o mecânico?
Braccialli: Hoje, temos nossas redes sociais em grande ascensão, se considerarmos que nós entramos com elas há cerca de um ano, apenas. Temos canal aberto através dos nossos distribuidores e uma plataforma exclusiva para o mecânico independente.

 

O Mecânico: Como funciona esta plataforma e qual o seu objetivo?
Braccialli: É a Academia do Motor da Takao. Trata-se de uma plataforma online voltada ao mecânico e reparadores e, desde o seu início, pensada em capacitálos. Sabemos o quanto é difícil estes profissionais se especializarem em todos os carros, portanto, nossa plataforma tem o objetivo de atualizá-los sobre as novas tendências e tecnologias que estão chegando e, principalmente, fazer com que ele esteja mais “antenado” com as boas práticas da manutenção. A partir do momento em que você tem motores mais modernos e tecnológicos, é preciso que sua mão de obra seja qualificada para estes serviços e saiba como atuar de maneira correta. A contrapartida disso tudo é você ampliar o trabalho de conhecimento e aceitação da sua marca no mercado e, como consequência, reduzir o índice de garantia que, na Takao já é muito baixo.

 

“Sabemos o quanto é difícil um mecânico ser especializado em todos os carros, portanto, nossa plataforma quer atualizá-los”

 

O Mecânico: Como o mecânico se cadastra nesta plataforma e quais os tipos de conteúdo disponibilizados? O acesso é somente online?
Braccialli: Temos a plataforma online e um caminhão com uma Oficina Itinerante que, em breve, irá até o mecânico. Na plataforma online, o mecânico faz um cadastro simples e nele terá acesso a informações técnicas e cursos online, com conteúdo que eles podem baixar e ver offline, inclusive. Os temas são variados, trabalhando em duas frentes, uma técnica, com conteúdo para formação, e outra de gestão de oficina, que envolve tudo o que o mecânico precisa para abrir e gerir o seu negócio. Queremos que o mecânico se empodere de sua oficina e passe a vê-la ainda mais não como um simples local de trabalho, mas como uma empresa. Na Academia do Motor, a cada etapa que ele completa, ganha pontos que são cumulativos e, com eles, pode trocar por prêmios ou ainda usar como desconto na compra de produtos em toda a rede de distribuidores da Takao. É possível, também, trocar estes pontos por equipamentos ou ferramentas que ele precisar em sua oficina. Já a Oficina Itinerante rodará o Brasil todo, levando atualização em forma de palestras. Optamos também por esta plataforma pela praticidade, a estrutura está praticamente pronta para receber o público e é só chegar na cidade. É como um ‘food truck’ disseminador de informações técnicas. Nele, está tudo pronto, toda a estrutura, inclusive com técnicos Takao. A oficina montada também é um grande atrativo. Na Automec, a receptividade foi muito grande, pois montamos uma oficina ideal de acordo com o que o mecânico precisa em sua rotina, construindo um sonho e totalmente alcançável para ele.