Revisão de 60mil Km no Fiat Mille 07/08 (Parte 2)
Acompanhe o processo de diagnóstico e troca dos discos, pastilhas, lonas, tambores e fluido no sistema de freios
Por: Edison Ragassi
Difundir o conceito da manutenção preventiva é fundamental para o empresário mecânico de automóveis fidelizar os clientes e auxiliar a diminuir o número de acidentes no trânsito. Independentemente da idade do carro, se ele estiver com a manutenção em dia não vai causar acidente por falhas mecânicas.
É sabido que o proprietário do veículo, em média faz as revisões na rede autorizada por um período máximo de três anos e depois muda para o mercado independente.
O procedimento correto ao realizar estas revisões é seguir as recomendações indicadas no manual. Para ser lucrativo é necessário ter procedimentos que auxiliam a ganhar tempo e ser transparente com o cliente.
Como mostramos na edição passada (277), a rede de lojas DPaschoal desenvolveu ferramentas e processos para validar e comprovar a necessidade de substituição de itens durante as revisões. Eles foram utilizados por Danilo Ribeiro, técnico da DPaschoal no diagnóstico. Dando continuidade, mostramos o passo a passo para a substituição do sistema de freio dianteiro e traseiro, inclusive com a troca do fluido de freio.
SUBSTITUIÇÃO DOS DISCOS E PASTILHAS
1. Com a chave de fenda soltar as travas da pinça.
2. Gire a pinça e com uma chave Allen 7mm libere a pinça.
3. Retire os pinos deslizantes.
4. Desloque a pinça e retirar as pastilhas.
Obs. Não deixe a pinça pendurada, pois força o flexível. Com uma corrente prenda a pinça na mola.
5. Cheque o reparo, caso esteja avariado substituir.
6. Com uma chave 17 mm solte o cavalete e limpar o local onde a pastilha desliza.
7. Utilize uma chave 12 mm para retirar o disco.
8. Antes aplicar o disco novo, limpe a região do cubo de roda.
9. Meça com o relógio comparador o empenamento do cubo de roda. A tolerância é de 0,05 mm.
10. Coloque uma mangueira com um recipiente para escoar o fluido de freio. Isso é necessário para que o fluido contaminado não retorne ao cilindro-mestre.
11. Utilize uma chave 7 mm e abra o sangrador.
12. Com o alicate de flexível, trave o flexível do freio, o que evita entrar ar no sistema, porque o sangrador está aberto.
13. Feche o sangrador e retire o recipiente de escorrimento do fluido. Com a ferramenta específica, recolha o êmbolo do freio.
14. Retire a pinça e leve até a bancada. Retire o êmbolo do freio e limpe com lixa e fluido de freio.
Obs.: Ao limpar com lixa utilize na mesma direção tanto para o êmbolo como na pinça.
15. Por dentro da pinça lixe de forma circular.
16. Monte a coifa de trás para frente.
17. Note que no êmbolo há uma marca, ela indica qual a posição que deve ser colocada no sangrador. Caso seja montado ao contrario o freio ficará com o pedal ‘borrachudo’.
18. Encaixe devagar e com as mãos o êmbolo na pinça. Não utilizar ferramentas. Abra o sangrador para facilitar o encaixe.
Obs.: A pinça de freio do Fiat Mille tem dentro dos reparos laterais uma proteção interior na cor branca. Observe se elas estão posicionadas corretamente, caso negativo, troque o reparo completo.
19. Antes de colocar o disco novo, compare com o que foi retirado para confirmar se está na especificação correta e limpe o disco novo para retirar o excesso de óleo.
20. Compare também as pastilhas para confirmar que estão corretas. Fique atento às molas de fixação no embolo, pois há para aço e de ferro fundido. Ao inverter ela fica solta e provoca barulho. Aplique o antirruído nas pastilhas e nos cavaletes, isso ameniza o barulho. E aplique um lubrificante a base de cerâmica no cavalete.
21. Instale o disco. O aperto dos parafusos do cavalete deve ser feito aos poucos em revezamento até travar o cavalete.
22. Retire o alicate de trava do flexível.
23. Encaixe as pastilhas na pinça.
24. Limpe, lubrifique com o lubrificante a base de cerâmica e coloque o pino deslizante. Caso esteja com muita ferrugem, utilize uma lixa fina para a limpeza. O aperto deve ser feito de maneira balanceada com chave allen 7 mm.
Obs.: O pino de cima não tem bucha de plástico. O debaixo, sim. Caso seja montado invertido causa barulho.
25. Coloque a mola de pressão. Verifique se está firme para não causar barulho.
26. Depois de instalado, limpe o disco, tanto na parte da frente como a de trás.
27. Troque o cilindro-mestre do freio traseiro. Utilize a chave sextavada aberta e o alicate de travar o flexível de freio e uma chave combinada 10 mm para soltar os parafusos do espelho traseiro.
28. Lixe o cubo de roda e lubrifique os reguladores. Lubrifique também os três pontos reguladores da sapata.
29. Lixe o tambor e a lona.
30. Faça a sangria do sistema de freio. Com uma seringa esgote o reservatório do fluido de freio.
31. Coloque o fluido de freio com a máquina. Este procedimento também auxilia a verificar se há vazamentos.
32. Este sistema de freio tem três saídas no cilindro-mestre, assim faça a sangria em ‘X’. Primeiro a roda traseira-direita. Em seguida a dianteira-esquerda. Na sequência a traseira- direita e termine na roda dianteira-direita. Isso garante a retirada do ar por completo, sem ter que repetir o processo de sangria.
33. Regule o freio de estacionamento.
34. Verifique no interior do veículo o posicionamento da alavanca. No caso do Mille ele deve subir três dentes e não ter folga lateral.
35. Após o teste de rodagem levante o carro e cheque se não há roda travada.
36. Verifique o pedal do freio. Após a substituição dos itens do freio o pedal deve estar na
altura do pedal da embreagem. Em seguida faça um teste de rodagem para certificar-se que o sistema funciona corretamente.
37. Faça o alinhamento e balanceamento das rodas.