Raio X

Prisma, sedã compacto de entrada

 

Na versão Joy, motor e câmbio foram atualizados, o visual continua o mesmo do Chevrolet Prisma de segunda geração e mantém as condições de reparabilidade

Texto: Edison Ragassi
Fotos: Vanderlei Vicário

 

Em 2016 a General Motors promoveu re-estilização de todos os modelos da linha Chevrolet, mas manteve em linha o Prisma Joy com o visual anterior para ser o modelo de entrada no segmento de sedãs.

 

Motor e câmbio evoluíram, o 1.0 SPE/4 ECO teve os pistões, bielas e anéis redesenhados, além disso, ficaram mais leves. Para otimizar o processo de lubrificação, o tipo de óleo foi alterado para 0W20. Evoluíram o módulo eletrônico, responsável por controlar as diversas funções do motor, segundo a GM, está 40% mais rápido e potente.

 

Ainda são novos os sistemas de arrefecimento e de gerenciamento de cargas elétricas com monitoramento continuo da bateria e utilização otimizada do alternador de alto rendimento. O sistema de arrefecimento ganhou novo módulo com central de controle multivelocidades, trocadores de calor mais modernos e menor quantidade de líquido refrigerante.

 

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Com estas modificações, o propulsor entrega potência de 80 cv (E)/78cv (G) a 6.400 rpm e torque de 9,8 kgfm (E)/9,5 kgfm (G) a 5.200 rpm. O câmbio manual de cinco velocidades foi substituído por um de 6 marchas.

 

As mudanças no motor e câmbio não alteraram as facilidades oferecidas ao realizar as manutenções preventivas ou corretivas. “Por fora o motor parece o mesmo. O mecânico precisa ter atenção caso seja necessário trocar peças das partes móveis e adquirir os itens específicos para ele”, afirma Nilson Patrone da Power Class, oficina localizada em São Bernardo do Campo/SP. Ele trabalha como mecânico há 20 anos e dirige a oficina no mesmo local desde 2005.

 

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No sedã de entrada, a GM evolui a eletrônica embarcada, “neste caso, o mecânico deve ficar atento e atualizar o equipamento, assim consegue fazer o diagnóstico correto”, fala.

 

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A velas têm bobinas individuais com cabos. “Não há dificuldades para retirar, o equipamento de diagnóstico avalia qual está comprometida e com o osciloscópio é possível medir cada uma. O ideal quando uma deixa de funcionar é substituir as quatro, elas trabalham em conjunto e se uma apresenta desgaste a tendência é de que as outras tenham a vida comprometida”, explica Patrone.

 

Itens como linha de combustível, alternador, filtro de ar e correias têm acesso facilitado por causa do espaço no cofre do motor. E a direção utiliza assistência elétrica progressiva.

 

A suspensão dianteira do Onix Joy é independente tipo McPherson, sem barra estabilizadora. As molas são helicoidais com carga lateral linear. A parte traseira utiliza sistema semi-independente, com eixo de torção, também sem a barra estabilizadora. As molas são helicoidais com constante elástica linear. Os quatro amortecedores são telescópicos pressurizados, os freios são a disco ventilado e tambor na traseira.

 

Todos itens simples para diagnóstico e manutenção. “As ferramentas utilizadas são as de uso comum na oficina, não há necessidade de ferramental especifico para este carro. É simples e fácil de entender”, complementa Nilson Patrone.

 

O Prisma Joy tem preço sugerido de R$ 44.490 traz entre os itens de série, monitoramento de pressão de pneus, para-choques pintados na cor do veículo, roda de aço aro 14” com calotas integrais, ar condicionado, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas e OnStar – Pacote Safe.

 

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Ficha técnica

Tanque de combustível: 54 litros

CHEVROLET PRISMA JOY
Motor
Tipo: Dianteiro transversal, Gasolina e Etanol
Número de cilindros: 4 em linha
Número de válvulas: 8 (SOHC)
Taxa de compressão: 12,6
Injeção eletrônica de combustível: M.P.F.I.
Potência: 78 cv (G)/ 80 cv (E) a 6.400 rpm
Torque: 9,5 kgfm (G)/ 9,8 kgfm a 5.200 rpm

 

Câmbio
Manual, 6 marchas

 

Suspensões
Dianteira: Independente, McPherson
Traseira: Eixo de torção

 

Direção
Elétrica Progressiva (EPS)

 

Rodas e Pneu
Rodas: Aço, 14
Pneus: 185/70 R14

 

Dimensões
Comprimento (mm): 4.275
Largura (mm): 1.964
Altura (mm): 1.477
Distância entre eixos (mm): 2.528

 

Capacidades
Porta-malas: 500 litros