Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Automec 2017: Projeto Atualizar O Mecânico

 

Já tradicional nas principais feiras do setor, o ciclo de palestras do Projeto Atualizar O Mecânico foi um enorme sucesso, graças à incrível adesão e participação do público. Quase mil pessoas compareceram às 40 palestras promovidas dentro das duas salas no estande da Revista O Mecânico. A 21ª edição do ciclo de palestras gratuitas foi direcionado para os principais temas que o profissional que trabalha com o reparo de veículos procura, abrindo a oportunidade do contato direto entre mecânico e fabricantes de autopeças.

 

As palestras traziam temas diversos que envolviam freios (ATE/Continental); turbos (BorgWarner); Motores de Partida (Delco Remy/BorgWarner); injeção eletrônica (Delphi); tecnologia em filtragem (Hengst); solucionando diagnósticos complexos (SUN); sensores de oxigênio (VDO/Continental); gestão de frotas (VDO/Continental) e sistemas de filtragem (Tecfil); válvula termostática e sistema de arrefecimento (Wahler/BorgWarner). Ao final de cada palestra, os mecânicos ganharam certificado de participação.

 

ATE Freios

 

ed-268-motor

 

Marca do Grupo Continental, a ATE levou ao Atualizar as palestras do técnico Henrique Afonso Ernits (foto), que falou sobre aspectos do sistema de freio hidráulico, característica e instalação de discos e pastilhas de freio, além de comentar sobre um produto da marca que permite a redução dos ruídos provenientes da pastilha. O especialista citou as principais dúvidas dos mecânicos. “Eles perguntaram muito sobre a aplicação do fluido de freios e sobre as diferenças entre as especificações deles: DOT3, DOT4 e o DOT5.1. Questionaram também sobre a composição do material de atrito existente nas pastilhas e o motivo da propagação de ruídos nela”, explicou. O técnico espera que, com o Atualizar, o mecânico saia melhor informado, para o seu trabalho do dia-a-dia. “Eu acho uma iniciativa extremamente interessante e válida e, para mim, é algo que deve sempre ocorrer através da parceria da Revista O Mecânico e a ATE Freios. Os mecânicos ainda têm muitas dúvidas, e estamos aqui para informar. Para nós, é importantíssimo este contato direto com o profissional, pois conseguimos instruí-los, apresentar a qualidade dos nossos produtos e, principalmente, fixar a marca para eles”.

 

Palavra do Mecânico: “Acho que participei de todas as edições da Automec e, desde então, não perco a oportunidade de assistir às palestras. Sempre participo do Atualizar e o técnico que deu esta a palestra sobre freios é muito bom. O que ele trouxe só vem a reforçar a nós mecânicos quais os procedimentos que devem ser adotados na troca de discos, pastilhas e fluidos de freios. Tudo tem um processo a ser seguido pelo profissional.” – Irineu Gonçalves Izzo, gerente de oficina do Centro Automotivo Paradão, de São Paulo/SP.

 

BorgWarner

 

ed-268-motor

 

BorgWarner apresentou no Projeto Atualizar na Automec 2017 sua palestra sobre turbos “Explicamos desde o funcionamento básico de um turbocompressor, bem como seu regime de trabalho, de temperaturas e pressões, por exemplo. Embora pareça muito simples, houve muitas perguntas à respeito, tanto em linha leve, quanto em linha pesada”, afirmou o Newton Juliato (foto), supervisor de desenvolvimento de aftermarket. Sobre a oportunidade da empresa em ter este contato direto com o mecânico e qualificá-lo, Newton comentou. “É uma ótima oportunidade esta que o Atualizar oferece. O mecânico já vem interessado no assunto da palestra e temos um bate-papo técnico e interativo, facilitando este contato que eles tanto precisam com os fabricantes de autopeças e esclarecendo suas principais dúvidas”, acrescentou Newton.

 

Palavra do Mecânico: “Muito bacana! Aprendi coisas que, particularmente eu não sabia, como algumas ‘manhas’ de como fazer a lubrificação correta da turbina antes de instalá-la e até algumas dicas de manutenção e diagnóstico de falhas. Para nós, participar de uma palestra deste tipo foi uma grande oportunidade, pois além de gratuita, ser com um técnico gabaritado e que nos qualificou da forma como foi, é uma oportunidade única.” – Bruno Augusto Souza Pinheiro, engenheiro de produção e proprietário da oficina FM Autoparts, de São Paulo.

 

Delco Remy

 

ed-268-motor

 

Empresa do grupo da BorgWarner, a Delco Remy apresentou a palestra “Alternadores e motores de partida” Nesta, os analistas de vendas Carlos Moreira Ramos da Silva e André Felipe Ribeiro Silva (foto) ficaram com a responsabilidade de disseminar o conhecimento para os mecânicos expectadores. “Nós abordamos, primeiramente, um tema mais institucional, onde falamos sobre a junção da BorgWarner com a Delco Remy, um histórico da empresa e detalhes técnicos dos motores de partida e alternadores. Falamos também da nossa linha de remanufaturados, que é um novo conceito que estamos empregando no mercado, além de comentar sobre as famílias destes motores de partida e alternadores, citando sobre as recomendações de uso e instalação”, explicou Carlos. André ainda acrescentou que os mecânicos puderam sanar todas as dúvidas nas palestras. “Pelo perfil do público nas palestras, bastante seleto, as dúvidas foram bastante técnicas e pontuais. De certa forma, algumas foram desafiadoras para nós, mas conseguimos esclarecer todas. Entre o mais citado, destacaram-se os defeitos característicos dos componentes e sobre o histórico e qualidade da marca no mercado”.

 

ed-268-motor

Palavra do Mecânico: “Aprendi muito sobre os alternadores e motores de partida, sobre a melhoria de qualidade dos produtos perante os antigos. Enfim, a oportunidade de participar de uma palestra gratuita que vai me ajudar profissionalmente, foi muito bom.” – Leonardo Braile,
autônomo,
de São Paulo/SP

 

Delphi

 

ed-268-motor

 

A Delphi participou do Projeto Atualizar da Revista O Mecânico com palestras sobre injeção eletrônica. “Falamos sobre injeção eletrônica focando em sistemas de injeção eletrônica Flex Delphi”, disse Pedro José Valêncio Júnior (foto), coordenador de suporte ao cliente. Pedro ainda acrescentou quais as principais dúvidas abordadas pelos mecânicos durante as palestras. “O que mais me questionaram foi com relação ao funcionamento do sensor de oxigênio no sistema, sobre qual a quantidade ideal de mistura de combustível que ele pode abastecer e como funciona o ciclo de aprendizagem deste combustível”, explicou Pedro. Em sua segunda Automec, o coordenador da Delphi acrescentou que o Atualizar foi de extrema importância para a empresa. “Todos foram bastante participativos e tiraram dúvidas quanto à procedimentos e aos nossos produtos. No fim, isso com certeza irá trazer bons frutos para a Delphi”, acrescentou Pedro.

 

Palavra do Mecânico: “Este tipo de palestra sempre agrega muito conhecimento para a gente. Muitas vezes ouvimos falar sobre um equipamento, alguma novidade tecnológica, mas não temos um aprofundamento técnico sobre o assunto, o que pode deixar um assunto importante passar despercebido. Assim, participar de uma palestra desta qualidade, com tanta informação, nos ajuda demais, pois tu sabes como funciona cada produto/ equipamento e como aplicá-los corretamente.” – Jean Roberto Schelter, de Balneário Piçarras/SC

 

Hengst

 

ed-268-motor

 

As palestras da Hengst foram ministradas pelo engenheiro de campo Matheus Michelon (foto). “Nós falamos sobre o gerenciamento de fluidos, desenvolvimento e qualidade na construção dos filtros. Reforçamos sobre a importância da aplicação correta dos elementos filtrantes, orientando sobre as precauções que o mecânico tem que ter na substituição destes”. Sobre as dúvidas levantadas durante as palestras, Matheus explicou que foi necessário quebrar alguns ‘mitos’. “Me perguntaram se, na troca do filtro de ar em linha pesada, se a ausência do filtro de segurança causaria algum problema. Precisei explicar detalhadamente como funciona o sistema para ele entender a importância de cada componente e dos riscos que a adulteração de sua originalidade poderia acarretar na durabilidade do motor. Outra dúvida recorrente foi se era preciso trocar o filtro de cabine no período recomendado, ou se caso utilizasse poucas vezes, era possível estender esta troca. Também expliquei sobre os riscos biológicos neste caso”, acrescentou Matheus.

 

ed-268-motor

Palavra do Mecânico: “A palestra da Hengst foi muito boa. O que o palestrante nos ensinou vai me ajudar muito a esclarecer as dúvidas dos meus clientes, principalmente auxiliando no meu processo de venda dos produtos para eles.” – Reginaldo Pereira Caixeta,
representante da Autopeças Cruzeiro de Perdizes (MG).

 

SUN

 

ed-268-motor

 

Fabricante de equipamentos de testes e diagnósticos automotivos, a Snap-on foi representada pelo gerente de vendas e diagnósticos Alberto Santos da Nova Gomes (foto). Ele ministrou nesta a palestra ‘solucionando diagnósticos complexos’. “Nesta palestra nós abordamos tecnologias de diagnósticos, então, tratamos não somente uma análise via scanner, mas também uma análise mais completa via motor, sensores, trabalho via osciloscópio, além de tratar novas tecnologias vindas para o mercado, como os diagnósticos via termoimagen”, explicou o palestrante. Alberto disse ainda que, em sua palestra, os mecânicos apresentaram dúvidas diversas, mas bastante técnicas. “Eles têm muitas dificuldades em ler e interpretar um diagnóstico, por falta de informação técnica mesmo, principalmente sobre curvas de funcionamento de determinados componentes e como eu visualizo quando há um problema ou não quando vejo um indicador”, sublinhou o palestrante.

 

Palavra do Mecânico: “Muito bom! Para quem quer ingressar nessa área de diagnóstico, foi ‘top de linha’ (a palestra). Para o meu dia-a-dia, ajudou a esclarecer muita coisa, gostei bastante. A gente sempre tem que estar se atualizando, porque do contrário, a gente fica para trás e não vai conseguir se destacar no mercado. Participar de palestras técnicas do Atualizar com um técnico tão capacitado e disposto a ajudar, é essencial.” – Thiego Morais da Silva, da oficina Nippon Car de São Paulo/SP.

 

Tecfil

 

ed-268-motor

 

A Tecfil trouxe para o Atualizar sua palestra de “Sistemas de Filtragem”, onde o analista técnico Leo Stevan de Sousa (foto) abordou sobre os tipos de filtro, como devem ser aplicados e algumas dicas de manutenção para a substituição. “(Os mecânicos) perguntaram muito sobre como os filtros eram construídos, do que eram fabricados internamente, além de questionarem quais defeitos poderiam ocorrer no motor do veículo caso os respectivos filtros não fossem trocados. Outra dúvida bastante comentada era se os filtros poderiam ser iguais, caso tivessem a mesma dimensão e rosca, onde expliquei que nem sempre são”, explicou. O palestrante ainda comentou que o Atualizar é uma grande oportunidade de tentar aproximar ainda mais a fábrica dos mecânicos. “Participamos do Atualizar nos aproximando destes nossos clientes, sem custo algum para eles, e capacitando-os e tornando a relação com eles ainda mais próxima. Isso é fundamental para nós”, explicou Leo.

 

ed-268-motor
Palavra do Mecânico: ““De todos os estandes, este aqui (da Revista O Mecânico) onde carregaremos as informações técnicas conosco, é algo que não iremos perder, sem contar que a Revista O Mecânico é peça fundamental na nossa empresa, onde a usamos como guia em várias situações.” – Heitor Fonseca, da Tecnoar Consultoria de São Paulo/SP.

 

VDO

 

ed-268-motor

 

A empresa do grupo Continental participou do Atualizar com duas palestras: sensores de oxigênio e gestão de frota. O responsável pela palestra de sensores de oxigênio foi Werner Heinrichs (foto), analista de suporte técnico da marca, que abordou sobre os tipos de sonda finger e planar. “Notamos que, mesmo após tantos anos destas no mercado, muita gente ainda desconhece como elas funcionam. Assim, as dúvidas eram neste aspecto, além
de como testá-los e como aplicá-los”, contou Werner. “O retorno foi excelente”, ressaltou. Já a palestra de gestão de frota ficou a cargo de Rafael Oliveira (foto), também da VDO. Ele apresentou os equipamentos da VDO que fazem esse trabalho e diferenciou-o da telemetria e do rastreamento. “O feedback dos mecânicos, aqui, ajuda a gente melhorar o software na fábrica. Eles, mais do que ninguém, conhecem os problemas de manutenção que podem ocorrer no veículo”, afirma Rafael.

 

Palavra do Mecânico: “É uma coisa nova para gente. Cria perspectiva de crescimento na área profissional em outros ramos que queremos nos atualizar. Quando um caminhão ou um veículo está em uma estrada, não é só a segurança do motorista, mas também dos outros ao redor.” – Everton Ferreira e Vinicius Saez, da oficina Collection Motor Import

 

Palavra do Mecânico: “No ano que vem, pretendo estudar mecânica automotiva e todo o conhecimento válido, portanto acho que isso vai me ajudar.” – Geliane Silva Santos, de São Paulo/SP.

 

Wahler

 

ed-268-motor

 

Mais uma marca da BorgWarner, a Wahler apresentou sua palestra sobre sistema de arrefecimento ministrada pelo consultor técnico de vendas Heribaldo Gomes de Sousa (foto). Ele explicou sobre os componentes presentes no sistema de arrefecimento e destacou a função da válvula.“O pessoal ainda pergunta como devem aplicar o produto, onde conseguem uma informação específica, caso precise. Também perguntam bastante sobre como conseguem identificar um produto de qualidade perante um que pode lhe trazer prejuízo no futuro”, explicou. Heribaldo ainda sublinhou sobre a importância da participação dos mecânicos nas palestras do Atualizar. “Eu acho que o mecânico moderno se preocupa muito com o seu aprendizado. Por isso, quando eles participam fazendo perguntas, isso nos deixa muito felizes. Com os profissionais devidamente orientados, teremos clientes mais satisfeitos e mecânicos mais bem vistos pelos seus clientes”, comentou.

 

ed-268-motor

Palavra do Mecânico: “Hoje é muito importante que os carros trabalhem numa faixa de temperatura adequada e que ela se mantenha controlada. Isso traz benefícios para o meio ambiente e também para o bolso do proprietário, pois afeta no consumo de combustível. A Revista O Mecânico está de parabéns.” – Marcelo Alexandre Bocato, da oficina Marcelinho Auto Car
em Três Lagoas/MS..

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php