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Suspensão: Substituição dos Amortecedores na Picape S10

 

Confira o procedimento de substituição dos amortecedores dianteiro e traseiro em uma picape Chevrolet S10 LT 4×4

Texto: Fernando Lalli
Fotos: Rafael Guimarães e Vanderlei Vicário

 

Veículos utilizados para o trabalho diário ou que rodam constantemente em estradas de piso irregular costumam ser os mais castigados em sua rodagem. É o caso da picape média Chevrolet S10: uma das preferidas do mercado pelo público que trabalha e/ou transita em áreas rurais, enfrentando terra, lama, buracos e muito mais. Apesar de ser projetada para aguentar o tranco, evidentemente, necessita passar pela manutenção correta para garantir que sempre esteja pronta para topar qualquer parada.

 

Nesta reportagem, o coordenador técnico da KYB do Brasil, Alexandre Parise, demonstra como deve ser feita a substituição dos amortecedores dianteiro e traseiro em um Chevrolet S10 LT 4×4, chamando a atenção também para os pontos de desgaste do sistema que devem ser verificados durante a operação.

 

Desmontagem do amortecedor dianteiro

 

1. Solte os seis parafusos da roda com chave 19 mm. Remova o conjunto

 

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2. Para remover o amortecedor, primeiro, quebre o torque do parafuso de fixação inferior com chave 19 mm.

 

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3. Em seguida, tire o torque das três porcas de fixação superiores com chave estriada 14 mm. Mantenha as porcas apontadas, porque são elas que mantêm a coluna montada na estrutura da suspensão.

 

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4. Siga para a remoção do cabeamento do sensor de roda do sistema ABS, que gerencia os freios. O parafuso de fixação do sensor é de 10 mm.

 

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5. O cabeamento do ABS está preso à manga de eixo por uma presilha, cujo parafuso de fixação também é 10 mm.

 

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6. Existem outras duas fixações do cabeamento do ABS na bandeja superior da suspensão. Solte o parafuso dessa fixação com chave 12 mm. Outra fixação é por presilha: utilize um alicate apropriado para pressionar e desconectá-la de seu alojamento.

 

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7. Para remover o sensor, utilize a ponta de uma chave de fenda. Borrife um pouco de desengripante em sua base para ajudar a deslocá-lo. Cuidado para não danificar a peça, pois, trata-se de um sensor caro.

 

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8. Enfim, puxe a fiação do sensor e afaste-a para não ter risco de ser danificada no restante do procedimento.

 

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9. Siga para a fixação do flexível de freio, que está na bandeja superior da suspensão, ao lado do pivô. Solte o parafuso com chave 12 mm.

 

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10. Neste momento, faça a remoção da porca de fixação inferior do amortecedor. Para facilitar o processo, Alexandre utilizou uma catraca pneumática. Remova apenas a porca; deixe o parafuso na posição para que a coluna não se desprenda sozinha.

 

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11. A remoção da bandeja superior demanda a soltura dos parafusos de fixação do pivô. Primeiro, faça apenas a quebra do torque de fixação dos quatro parafusos, em cruz, com soquete 12 mm.

 

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12. Em seguida, utilize um apoio, seja cavalete ou macaco hidráulico, para sustentar a bandeja inferior, o que é necessário para diminuir a tensão sobre os pontos de articulação da suspensão. Cuidado para não levantar demais.

 

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13. Retire os quatro parafusos do pivô. Alexandre usou novamente a catraca pneumática com soquete 12 mm e uma chave estriada também de 12 mm para segurar as contraporcas.

 

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14. Antes de tirar o torque dos parafusos de fixação da bandeja superior, observe a referência de posicionamento para a hora da montagem: a base reta da bandeja deve estar paralela à chapa superior do chassi. Se a bandeja for montada de forma forçada (mais para baixo ou mais para cima), com o peso do veículo apoiado ao solo, a vida útil das buchas da bandeja será reduzida em até 70%, afirma Alexandre.

 

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15. Libere o torque dos dois parafusos de fixação da bandeja superior de suspensão. Ao soltar o segundo parafuso, a bandeja cai, perdendo assim a referência de montagem. Remova os parafusos e a própria bandeja em seguida.

 

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16. Remova as porcas de fixação superiores da coluna de amortecimento.

 

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17. Retire o apoio inferior para liberar a tensão sobre a coluna de amortecimento. Depois, remova o parafuso inferior do amortecedor. Nesse momento, será possível retirar a coluna de amortecimento.

 

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Amortecedor na Bancada

 

18. Solte o torque da porca da haste do amortecedor com uma chave 17 mm, utilizando outra chave de boca 7 mm para segurar a ponta da haste.

 

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19. Faça a compressão da mola com o auxílio da ferramenta adequada, seja mecânica ou hidráulica. As garras devem estar posicionadas a 180° uma da outra. Alexandre aconselha que neste caso sejam comprimidos pelo menos quatro elos. Segundo o especialista, isso evita que se exerça forças desnecessárias sobre a mola, prevenindo quebras ou a soltura da ferramenta, o que causaria um acidente de trabalho.

 

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20. Com a mola devidamente comprimida, é possível remover a porca da haste (com chaves 7 e 17 mm), o prato e os demais elementos.

 

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Obs: Alexandre ressalta que a KYB fornece o amortecedor novo com a coifa de proteção e o kit de reparo com borrachas, arruelas e a porca, que deve ser sempre substituída a cada troca de amortecedor.

 

21. Prenda o amortecedor novo na morsa e execute o escorvamento (também chamado de sangria ou equalização) para retirar todo o ar existente no tubo principal. Movimente a haste para baixo, deixando que o gás pressurizado levante a haste até o fi m do curso, de 3 a 4 vezes, para o que o óleo seja distribuído uniformemente pelas galerias internas do amortecedor. Não deite o amortecedor depois desse procedimento.

 

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22. Faça a montagem dos periféricos na ordem: mola, coifa de proteção da haste, arruela de apoio, arruela de encosto do coxim inferior, coxim inferior (com pescoço-guia para centralização do prato voltado para cima) (22a), prato superior, coxim superior, arruela de retenção e a porca.

 

Obs: Examine o estado do prato superior quanto a empeno e trincas, e também o estado do calço de borracha da mola (22b).

 

ImportanteVerifique o posicionamento dos últimos elos da mola. Existe um “stop“ tanto no prato inferior (22c) quanto superior (22d), nos quais as extremidades das molas devem estar acomodadas. Se essa montagem não for feita com atenção, pode causar divergência na furação das porcas no momento do encaixe da coluna, dificultando a montagem.

 

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23. Finalizada a montagem, libere a tensão da mola. Assim, a coluna estará pronta para ser levada ao veículo.

 

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Montagem do Amortecedor Dianteiro

 

Obs: O procedimento de montagem segue a ordem inversa da desmontagem, observando os detalhes a seguir.

 

24. Para encaixar a coluna no veículo, acomode primeiro a parte superior. Depois, a inferior. Posicione as porcas superiores e o parafuso e porca inferiores.

 

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25. Monte a bandeja superior da suspensão, observando o posicionamento correto indicado no passo nº 14. O torque de aperto dos dois parafusos de fixação é de 190 Nm.

 

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26. Faça o aperto final do parafuso de fixação inferior do amortecedor também com torque de 190 Nm (26a). Aplique ainda o aperto final das porcas superiores de fixação da coluna de amortecimento (26b).

 

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27. Na montagem do pivô superior na bandeja, o torque de aperto final dos quatro parafusos de fixação é 50 Nm. Aperte-os de forma cruzada.

 

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28. Lembre-se que o cabeamento do ABS passa por dentro da bandeja superior da suspensão. Confira todas as fixações. Faça uma limpeza na ponta do sensor do ABS com pano seco antes da instalação (28a). Não se esqueça do flexível de freio (28b).

 

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Desmontagem e Montagem do Amortecedor Transeiro

 

1. Remova a roda e apoie a ponta do eixo traseiro, seja com cavalete ou macaco hidráulico, para não forçar de forma desnecessária o feixe de mola no momento da remoção do amortecedor.

 

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2. Basta soltar e retirar os parafusos de fixação inferior e superior para remover o amortecedor traseiro. Utilize chave estriada 17 mm.

 

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3. Efetue no amortecedor novo o procedimento de escorvamento, tal como foi explicado no amortecedor dianteiro, no passo nº 21 do amortecedor dianteiro.

 

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4. Na instalação, a recomendação de aperto da KYB para os pontos de fixação inferior e superior é fazer com que a porca encoste no limitador de aperto, ou seja, no final da rosca, para não trazer nenhum dano às buchas do amortecedor.

 

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5. O torque recomendado nos parafusos das rodas da S10 é de 190 Nm. Faça o aperto com o veículo apoiado no solo

 

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7 comentários em “Suspensão: Substituição dos Amortecedores na Picape S10

  1. boa tarde, eu desejo uma tabela de torque dos parafusos desse modelo de s10, tambem o catalogo de peças, poderia enviar para o meu email? e sobre o torque de aperto das rodas, nao é esse aperto de 190Nm, o aperto é de 128Nm, e nas 17 em diante é de 140Nm

  2. A regulagem pelos parafusos de caster/ cambagem esta quase no final em 1 dos lados. Nesse caso qual eh a peça que devo trocar quando esse parafuso de regulagem ja esta no limite?

  3. Infelizmente, não dispomos desse material. Recomendamos que você entre em contato com a biblioteca técnica do Sindirepa-SP (0800-554477). Um abraço.

  4. Matéria muito bem feita, parabéns.
    Preciso de um auxilio, procuro uma tabela de torque para reaperto da suspensão do civi exr2014. onde consigo, ou não existe tabela de torque para isso?

  5. MUITO INSTRUTIVO, GOSTEI DAS DICAS, É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS REPARADORES ANTENADOS COM AS NOVIDADES DO MERCADO.

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