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Entrevista: Automec para Quebrar Recordes

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A maior mostra de autopeças, equipamentos e serviços da América do Sul, está em novo local

Texto: Edison Ragassi
Fotos: Vanderlei Vicário

 

Várias novidades na Automec 2017. O local da exposição deixa o antiquado Anhembi e passa para o moderno São Paulo Expo. Segundo os organizadores, a mudança ocorreu para privilegiar o conforto dos visitantes e expositores. Além das empresas fornecedoras das fabricantes de veículos e mercado de reposição da linha leve, traz de volta as de componentes e autopeças para veículos pesados e comerciais. Dedicado à Automec, Bruno Pati, gerente de vendas e produto da Reed Exibitions Alcantara Machado, promotora do evento esteve na redação da Revista O Mecânico. Nesta entrevista exclusiva, ele conta que a mostra deve receber mais de 70.000 visitantes e 1.500 marcas.

 

Revista O Mecânico: Este ano a Automec acontece em um novo espaço. Isso permite o crescimento da mostra?

Bruno Pati: Sim. O novo espaço veio para atender uma solicitação não só da Reed, mas também do mercado de feiras e eventos que necessitava de um pavilhão com excelente infraestrutura. Isso impacta diretamente para o expositor e principalmente para o visitante e o comprador. O estacionamento é adequado e confortável, o pavilhão com climatização, praça de alimentação fixa, os acessos, a distância do metrô Jabaquara é de 800 metros, no outro pavilhão (Anhembi) era de 1,5 km. Além disso é maior, são 90.000 metros, ainda temos um complexo de salas no mezanino que serão utilizadas em eventos paralelos de sinergia com a feira. Este novo pavilhão nos deu a oportunidade de unificar a Automec leves e pesados. Foi uma somatória de fatores, no momento certo para fazer esta unificação.

 

O Mecânico: A separação da Automec leves e pesados ocorreu por falta de espaço no centro de exposições do Anhembi?

Pati: A primeira edição da Pesados aconteceu em 2008. Na época havia uma condição favorável do mercado, o Brasil estava vivendo um cenário positivo. A Reed pensou na melhor forma de atender a demanda dos visitantes e compradores deste mercado específico e criou a Automec pesados. Como agora temos o espaço e infraestrutura correta, ao unificarmos tivemos um aumento de 45% no mix de expositores, por exemplo.

 

O Mecânico:Sair do Anhembi e ir para o São Paulo Expo obrigou a fazer mudanças também no dia a dia da Reed?

Pati: Nós passamos por um período de adaptação para conhecer a casa. Quando você muda, vai conhecendo aos poucos. A Automec foi privilegiada em vários aspectos. Nós fizemos o Salão do Automóvel ano passado. O pavilhão foi testado ao limite e trouxe muito aprendizado sobre a climatização, geração de energia, dinâmica de entrada e saída, e hoje temos segurança com a nova casa.

 

“O novo espaço veio para atender uma solicitação não só da Reed, mas também do mercado de feiras e eventos que necessitava de um pavilhão com excelente infraestrutura”

 

O Mecânico: Com tantas novidades, quantas marcas participam da Automec 2017?

Pati: As expectativas são altíssimas, acredito que vamos ultrapassar o patamar previsto de 1.500 marcas em exposição. Se compararmos com 2015, o setor de acessórios dobrou em tamanho, cresceu 212%. Implantamos o setor de tecnologia e serviços em 2015 e ele cresceu 55%. O setor de autopeças e sistemas, carro-chefe da feira, foi ampliado em 38%. O setor de reparação e manutenção mostrou crescimento de 27%. Também percebemos um aumento significativo na qualificação de visitantes pré credenciados (16% em decisores de compra). Percebemos também um número crescente de solicitação de credenciamento para visitantes internacionais. E isso mostra a confiança dos expositores na Automec, acreditamos que ela vai fazer a engrenagem girar.

 

“Como agora temos o espaço e infraestrutura, unificamos e crescemos 45% no número de expositores”

 

O Mecânico: Em termos de estrutura, que diferença o visitante que esteve em 2015 vai encontrar?

Pati: Nós temos iniciativas que são pioneiras. O nosso trabalho é focado em pesquisa e apurou que o visitante quer capacitação, atualização, conteúdo e vivencia. Na fase de planejamento, concentramos esforços para atender esta necessidade. Assim o visitante vai encontrar uma oficina modelo.

É um projeto que está na terceira edição e evoluiu, coloca as marcas participantes como referência. Transformou-se em mix que atende esta necessidade de levar capacitação, atualização, conteúdo e vivencia. Na primeira participação da oficina modelo ela tinha 100 m², nesta Automec tem 500 m². Nela todos os equipamentos estarão em funcionamento com os técnicos demostrando todos os benefícios do produto ou serviço. Com a oficina vamos resgatar o público de funilaria e pintura, inclusive com uma ilha de customização. Convidamos o Fernando Batista (Batistinha), que é o embaixador deste setor. Montamos uma estrutura com cabine de pintura, laboratório, área de preparação, bancadas. Ele vai customizar e personalizar um carro durante o evento. Dentro da oficina há um auditório onde serão ministradas palestras, não só das empresas participantes, mas também do próprio Batistinha. Seguindo o mesmo conceito teremos a loja modelo. O varejista, independentemente do tamanho, vai saber como ele pode trabalhar o negócio. A disposição da loja, softweres administrativos, armazenamento, cursos para vendedores são temas que serão explorados. O IQA que é parceiro estará lá, o Sindirepa promoverá talk shows. A arena terá espaço para teoria e prática. E vamos transmitir tudo ao vivo para as pessoas que não podem estar no evento.

 

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O Mecânico: O visitante pode fazer um roteiro prévio para visitar a Automec?

Pati: Nós disponibilizamos todas as informações sobre os expositores em nosso site, temos o aplicativo, para otimizar a visitação. O aplicativo é uma ferramenta maravilhosa. A partir do momento que o visitante faz o credenciamento, ele tem acesso ao nosso banco de dados, funciona como um planejador de visitas. Ele pode fazer busca por país, setor, produto, marca e listar os favoritos. Nosso sistema é interativo e entende o interesse deste visitante e ele recebe recomendações das empresas para não deixar de visitar o que interessa e ainda pode agendar visitas com o expositor. Nosso objetivo é promover o encontro do comprador e o vendedor.

 

“O pavilhão foi testado ao limite e trouxe muito aprendizado sobre a climatização, geração de energia, dinâmica de entrada e saída, e hoje temos segurança com a nova casa”

 

O Mecânico: Qual a projeção de público que os organizadores esperam para a Automec 2017?

Pati: A expectativa é receber mais de 70.000 visitantes. Programamos caravanas do interior de São Paulo, elas são das cidades de Campinas, Bauru, Ribeirão Preto, Santos e São José dos Campos. Enfim estamos prontos para atender este público que vai visitar a Automec 2017, tenho certeza que será
um sucesso.

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