Dicas, lançamentos, ferramentas e muito mais!

Últimas Notícias

  • Amanhã, 24/04, tem O Mecânico Ao Vivo sobre câmbio automático. Não perca!
  • Michelin lança novo pneu X MULTI D2 295/80 R22.5
  • Terça-feira, 24/04, tem O Mecânico Ao Vivo sobre câmbio automático. Não perca!
  • Nakata lança tubos internos para 3 marcas de motocicletas
  • Fábrica da Nissan em Resende/RJ completa quatro anos
  • Home
  • Home
  • A Empresa
  • Revista O Mecânico
    • Edições Anteriores
  • Conteúdo Exclusivo
  • Coluna
  • O Mecâniconline
  • Congresso
  • Assine
  • Anuncie
  • Contato
  • follow
    • Facebook
    • Twitter
    • Google+
    • Pinterest
    • RSS Feed
    • Linked
    • Youtube

Entrevista

mar 23, 2017


Confiança em primeiro lugar

 

ed-272-entrevista

 

Especialista na produção de filtros e sistemas de filtragem, a Mann+Hummel, desde agosto de 2016 é detentora da marca Wix Filtros. Ambas oferecem seus produtos no mercado de reposição. O setor de aftermarket tem na direção Pedro Geraldo Ortolan. O executivo está na empresa há 14 anos. Iniciou em 2003 como consultor de vendas. Além do mercado independente atende a reposição das montadoras dentro das concessionárias. Ele esteve na redação da Revista O Mecânico e concedeu entrevista exclusiva, na qual fala sobre as condições da empresa agora com duas marcas, situação do mercado e qual a importância do mecânico independente e a confiança que este profissional credita à marca.

 

Revista O Mecânico: Quanto representa o aftermarket para os negócios da Mann Filter?
Pedro Geraldo Ortolan: As vendas do aftermarket são importantes para os negócios da empresa no Brasil. Somando as marcas Mann e Wix, elas representam em torno de 60% do nosso faturamento.

 

O Mecânico: Como você avalia o atual mercado brasileiro de reposição?
Ortolan: Como todo o mercado, nos últimos dois anos ele sofre as consequências da crise que o país vive. Apesar disso, o segmento de autopeças tem performance melhor que a de outros segmentos. É um mercado muito bom e atraente, principalmente no segmento de filtros, já que o período de troca é relativamente curto se comparado a outros componentes. Com a aquisição global que fizemos da Wix, a Mann+Hummel passou a ser a maior produtora de sistemas de filtragem do mundo e fabricamos todos os tipos de filtros (ar/óleo/combustível/cabine) e também de alguns filtros específicos (ureia/freios de pesados), esta variedade proporciona sermos muito competitivos na reposição.

 

O Mecânico: O desenvolvimento de novos produtos ocorre por iniciativa da empresa, ou por solicitação da fabricante do veículo?
Ortolan: Nós trabalhamos nas duas frentes. A Mann é uma empresa muito presente no desenvolvimento de todo o sistema de filtragem, não só o elemento que vendemos na reposição. Isso ocorre para atender as necessidades do motor e até para atender o espaço físico do compartimento, e nos dias de hoje é um grande desafio, pois, diminuem o tamanho dos motores. E também temos situações que desenvolvemos para o mercado de reposição e depois levamos para a montadora. Um exemplo recente é a família multifiltros de óleo lubrificantes. Nós desenvolvemos cinco filtros que atendem 25 aplicações na reposição. Entre outras vantagens, proporciona redução de espaço ao armazenar. Em alguns casos atende curva C e A de vendas. Depois de lançado conseguimos vender estes filtros para a Fiat e Volkswagen aqui no Brasil.

 

“…A Mann é uma empresa muito presente no desenvolvimento de todo o sistema de filtragem, não só o elemento que vendemos na reposição…”

 

O Mecânico: A Mann+Hummel está presente em quantos países do mundo?
Ortolan: Nós somos uma empresa global presente nos cinco continente. São mais de 70 unidades espalhadas pelo mundo. No Brasil são três fábricas que exportam para a América do Sul, também exportamos para a Alemanha e outras unidades da empresa.

 

O Mecânico: A atual situação econômica do Brasil fez a empresa concentrar esforços nas exportações?
Ortolan: Não. Nós focamos o mercado nacional. Apesar da crise o mercado brasileiro é amplo tem muito espaço para expandir. Nós acreditamos que temos muitas oportunidades no mercado local para atingir nossos objetivos de vendas.

 

O Mecânico: Em média, quantos produtos a empresa lança por ano?
Ortolan: No ano passado fizemos a aquisição da Wix. Neste caso especifico fizemos o relançamento da marca. Não só alteramos o visual das embalagens, mas também remodelamos toda a linha, assim, lançamos em torno de 150 novos itens. Para a marca Mann lançamos em março deste ano 70 itens na reposição. São produtos para atender a linha de veículos importados, que o mercado está carente na reposição, incluem filtros de óleo, ar, cabine e combustível. Nós temos como objetivo ter cobertura acima de 95% com a marca Mann. Quando acontece o lançamento de um veículo, nós trabalhamos para colocar o filtro deste modelo no mercado de reposição independente no período entre seis meses, no máximo em um ano, e assim ser competitivo.

 

O Mecânico: Como ficou dividido o sistema de negócios com aquisição da marca Wix? Ela oferta produtos concorrentes da Mann?
Ortolan: A Mann é a marca Premium, os produtos atendem as especificações das montadoras. O consumidor que quer um produto idêntico ao fornecido para a fabricante do veículo encontra com a marca Mann. O produto Wix é voltado ao mercado de reposição, ao consumidor que quer um produto de qualidade com preço competitivo.

 

“Para a marca Mann lançamos em março deste ano 70 itens na reposição. São produtos para atender a linha de veículos importados, que o mercado está carente na reposição…”

 

ed-272-entrevista

 

O Mecânico: Quais as novidades que a empresa prepara para a Automec?
Ortolan: Na Automec vamos mostrar a tecnologia. Aparentemente, o filtro é um produto simples,
poucas pessoas imaginam a tecnologia presente em um filtro. Assim vamos mostrar ao público todas essas tecnologias e inovações utilizadas na fabricação dos produtos e a diferença entre os concorrentes.

 

O Mecânico: A Mann+Hummel é fornecedora das principais montadoras, presente em vários países. Em uma empresa deste porte, qual a importância do mecânico independente para os negócios?
Ortolan: É um profissional fundamental para a consolidação de qualquer marca no mercado independente. O mecânico é que homologa nossa marca no mercado de reposição e auxilia na construção da marca. As fábricas têm a responsabilidade de levar informação para o mecânico, porque ele tem poder total de validação do produto no mercado de reposição.

 

O Mecânico: Quais ações a empresa promove para os mecânicos?
Ortolan: Nós temos uma equipe de vendas com a formação técnica capacitada a dar treinamento para os mecânicos e também aos balconistas, os principais vendedores dos nossos produtos. Eles atuam em todo o País e nossa ideia é estar presente o mais próximo possível do nosso consumidor, que é o mecânico, já que ele aplica os nossos produtos. Os treinamentos são feitos de maneira separada para a marca Mann e marca Wix.

 

O Mecânico: Nos treinamentos é possível identificar quais são as principais dúvidas que o mecânico tem?
Ortolan: Geralmente as dúvidas surgem no que diz respeito a aplicação, também aproveitamos para difundir as principais diferenças entre os nossos produtos e dos concorrentes.

 

ed-272-entrevista

 

“O mecânico é que homologa nossa marca no mercado de reposição e auxilia na construção da marca”

 

O Mecânico: Neste ano a empresa irá ampliar a programação de treinamentos?
Ortolan: Nossa previsão é de ampliar o foco nas palestras, porque acredito que o usuário dos nossos produtos tem que estar atualizado. E uma empresa que quer crescer no aftermarket tem que se comunicar com seu consumidor. E para nós o mecânico é de fundamental importância nesse processo.

 

O Mecânico: Num mercado tão competitivo, qual a mensagem que a Mann+Hummel deixa para o mecânico?
Ortolan: Nós esperamos que o mecânico procure ficar atento, busque conhecimento, informações para se desenvolver na profissão. Quero também agradecer aos mecânicos de todo o Brasil por utilizar nossos produtos, pois nós estamos satisfeitos com o retorno que temos em nossos treinamentos. Estamos satisfeitos com a confiança que o mecânico tem na nossa marca.


Bosch oferece catálogo de velas de ignição via aplicativo de celular De Carro Por Aí: FIAT será Xing Ling ou alemã?

Related articles
Entrevista

0


Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enquete

  • Enquete Abril/2016
    Enquete Abril/2016

    abr 08, 2016 6

newsletter-o-mecanico

  • Conteúdo Exclusivo
  • Ford mostra a linha Cargo Power 2019
    Ford mostra a linha Cargo Power 2019

    abr 11, 2018 0

    A grande novidade é a chegada do novo motor Cummins ISB 6.7 de 306 cv de potência junto do lançamento do modelo Cargo Power 2431 Texto: Rafael Poci Déa Com uma ampla gama de aplicações, sejam elas baú de...
    Saiba Mais
  • Raio X – Novo Polo: É mesmo um mini-Golf?
    Raio X – Novo Polo: É mesmo um mini-Golf?

    mar 18, 2018 2

      Com motor turbo e câmbio automático, novo Polo eleva o padrão dos compactos da Volkswagen Texto: Gustavo de Sá Foto: Lucas Porto   olo chegou no fim do ano passado ao mercado brasileiro com a premissa de...
    Saiba Mais
  • Melhores mecânicos da Mitsubishi no Brasil
    Melhores mecânicos da Mitsubishi no Brasil

    mar 09, 2018 0

    “Rali do Conhecimento” é a competição da marca da japonesa que elegeu o melhor técnico de sua rede de concessionárias, que representará o Brasil no Japão Texto: Fernando Lalli Fotos: Alexandre Villela Quem...
    Saiba Mais
  • Raio X – L200 Triton Sport mantém a mecânica robusta
    Raio X – L200 Triton Sport mantém a mecânica robusta

    jan 28, 2018 0

      Picape reestilizada da Mitsubishi aposta na simplicidade no reparo Texto: Fernando Naccari Fotos: Lucas Porto   Quando se fala em Mitsubishi é certo que uma das primeiras coisas que se pensa é em mecânica...
    Saiba Mais
  • 4 em cada 10 turbos do mercado de reposição são falsificados; saiba como não ser enganado
    4 em cada 10 turbos do mercado de reposição são falsificados; saiba...

    dez 04, 2017 3

    Gustavo de Sá, de Itatiba (SP) Quatro em cada dez turbos vendidos no mercado de reposição brasileiro são falsificados. Surpreendente, a informação é de pesquisa realizada no País pela BorgWarner, fabricante de...
    Saiba Mais

PORTAL

A Empresa
Anuncie
Quero ser um ROD
Assinatura da Revista
Mídia Kit

REVISTA O MECÂNICO

Assinatura
Edições Anteriores
Onde Encontrar a revista
Expediente

NEWSLETTER

Barra R7

FALE CONOSCO

Contato
Telefone: (11) 2039-5807

Av. dos Autonomistas, 4.900 - Galpão PR 306 - Bairro KM 18 - Osasco - SP - CEP: 06194-060 ©2014 Todos os direitos reservados • Infini Editora Ltda.