Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Revisão da suspensão em um Fiat Palio de 1ª geração

 

Saiba como é feita a substituição dos amortecedores dianteiro e traseiro, juntamente com seus periféricos, em um Fiat Palio 1.0 1997, atente para a posição de montagem correta do coxim dianteiro, que afeta diretamente o alinhamento do veículo

Texto: Fernando Lalli
Fotos: Fernando Lalli

 

Apesar de ser um dos veículos de maior venda nos últimos 20 anos, além de amplamente conhecido por mecânicos independentes, o Fiat Palio de primeira geração ainda guarda detalhes de manutenção que nem todos sabem. Um deles é a posição do coxim superior da suspensão dianteira: em algumas aplicações, ele muda de posição de acordo com o tipo da direção.

 

O coordenador de treinamento técnico da Monroe Axios, Juliano Caretta, explica que em veículos Palio com motores 1.0 e 1.3 (1997 a 2013), o coxim superior da torre de suspensão dianteira possui uma nervura. Caso a direção do carro seja mecânica, esse ressalto fica apontado para trás. Se o sistema for hidráulico, o ressalto fica para frente. Esse posicionamento é importante porque afeta diretamente o alinhamento do veículo.

 

“Se por ventura esse coxim estiver montado de forma errada, haverá variações na cambagem da roda”, declara o especialista. Por isso, antes de utilizar qualquer recurso para corrigir problemas no alinhamento nesse veículo, observe se a posição montagem do coxim está de acordo com o sistema de direção.

 

Troca do coxim e seus periféricos

 

ed-268-motor

 

Cada componente da suspensão tem sua função e o ideal é que todas as peças estejam íntegras e corretamente instaladas para que não haja desgastes prematuros no conjunto ou nos pneus, problemas que causam perda da dirigibilidade do veículo. Tanto o coxim como as buchas, batentes, coifas, isolantes e demais componentes exercem função para preservar a segurança e a vida útil de pneus e das principais peças da suspensão, como molas e amortecedores.

 

Nesta reportagem, a Revista O Mecânico foi até a unidade da Tenneco em Mogi Mirim/SP, fabricante das peças Monroe e Monroe Axios, para fazer a
substituição dos amortecedores, coxins e periféricos de suspensão em um Palio 1.0 1997, com 147 mil km rodados, que já apresentavam alto nível de desgaste. “Sabemos que este carro possui direção mecânica, portanto, a nervura do coxim deve estar voltada para trás”, aponta Juliano Caretta, que executou o procedimento.

 

Remoção da torre de suspensão dianteira

 

1. Antes de remover o pneu, o especialista recomenda marcar a posição em que ele está instalado. Para isso, marque o parafuso mais próximo da válvula de enchimento. Assim, é mantido o alinhamento e o balanceamento daquela roda.

 

ed-268-motor

 

2. Após a retirada do pneu, inicie a soltura dos parafusos de fixação do amortecedor na manga de eixo. São dois parafusos com contraporcas de 19 mm. Existem arruelas tanto no lado da cabeça do parafuso quanto no da porca. Remova apenas o parafuso de baixo, mantenha o de cima.

 

ed-268-motor

 

3. Use um cavalete para apoiar a suspensão antes de remover o parafuso superior da manga de eixo.

 

ed-268-motor

 

4. Desencaixe o flexível de freio, que está preso no suporte que fica atrás do amortecedor.

 

ed-268-motor

 

5. Siga para o coxim superior da torre de suspensão. O coxim é fixado na carroceria por três parafusos de 13 mm. Não solte todos os parafusos de uma vez.

 

ed-268-motor

 

6. Ao soltar o último parafuso de fixação do coxim, segure o amortecedor por baixo, pois, esse é o momento em que a torre irá se soltar.

 

ed-268-motor

 

7. Remova a torre de suspensão e a leve para a bancada.

 

ed-268-motor

 

8. Prenda a torre de suspensão na morsa pela base do amortecedor.

 

ed-268-motor

 

9. Neste momento, é possível ver os altos sinais de desgaste que a suspensão sofreu. A quebra do suporte do guarda-pó (também chamado de coifa) denuncia o fim da vida útil do conjunto.

 

ed-268-motor

 

10. Remova a tampa de borracha que protege a porca de fixação do coxim na haste do amortecedor.

 

ed-268-motor

 

11. Para soltar o torque da porca de fixação do coxim, utilize chave 9 mm para segurar a haste, evitando que ela gire e danifique o amortecedor internamente, e chave 19 para movimentar a porca. Juliano usou no procedimento uma ferramenta conjugada com essas medidas.

 

Importante: não remova a porca, apenas tire o torque de aperto. Caso a porca seja removida, a mola pode pular e causar um acidente de trabalho.

 

ed-268-motor

 

12. Comprima a mola com ferramenta adequada, seja mecânica ou pneumática, com as garras posicionadas a 180 graus uma da outra.

 

ed-268-motor

 

13. Somente então remova a porca do coxim e inicie a retirada dos periféricos.

 

ed-268-motor

 

14. Existem várias arruelas que separam os periféricos da torre de suspensão. A ordem de remoção é a seguinte:

 

ed-268-motor
1. Porca do coxim

 

ed-268-motor
2. Arruela e espaçador do coxim

 

ed-268-motor
3. Coxim de fixação superior

 

ed-268-motor
4. Arruela superior do prato de apoio da mola

 

ed-268-motor
5. Prato superior de apoio da mola

 

ed-268-motor
6. Arruela inferior do prato

 

ed-268-motor
7. Conjunto batente e guarda-pó

 

ed-268-motor
8. Suporte inferior do guarda-pó (que estava quebrado)

 

ed-268-motor
9. Mola da suspensão

 

ed-268-motor
10. Isolante inferior (ou calço) do prato inferior da mola no amortecedor.

 

Montagem da suspensão dianteira

 

Obs: A montagem segue a ordem inversa da desmontagem, observando os tópicos a seguir.

 

15. No mercado de reposição, o Palio possui códigos diferentes de peças de suspensão para versões com o mesmo motor. Por isso, é bom ficar atento. Para este Palio 1.0 1997 da reportagem, o código Monroe do amortecedor é 27942 (aplicação de 1997 até 2013). Observe também o selo do Inmetro, que é obrigatório para amortecedores vendidos no mercado brasileiro.

 

ed-268-motor

 

16. Faça no amortecedor novo o procedimento de escorvamento (também chamado de sangria ou equalização). A ação consiste em estender e contrair a haste do amortecedor até os limites de curso para que o óleo seja distribuído de forma homogênea no circuito, eliminando o ar ou o gás que esteja no tubo de pressão, para que o amortecedor trabalhe com a calibração correta desde os primeiros momentos em que é instalado no carro. Como o amortecedor utilizado é pressurizado, retire a fita e deixe que a haste suba até o final. Depois, vire a peça de cabeça pra baixo e feche a haste apoiando-a na bancada. Repita esses movimentos por três ou quatro vezes. Após o escorvamento do amortecedor, mantenha a peça na vertical.

 

ed-268-motor

 

17. O kit de reparo da Monroe Axios na reposição tem o código 044.1141 e vem com o coxim, o batente e o guarda-pó. A recomendação é que as três peças devem ser trocadas juntamente com o amortecedor, assim, preservando a vida útil e o bom funcionamento do componente.

 

ed-268-motor

 

18. Observe que o batente possui lado de montagem, com o buraco maior voltado para baixo.

 

ed-268-motor

 

19. O guarda-pó e o batente formam um conjunto que deve ser montado antes de ser posicionado na haste.

 

ed-268-motor

 

20. Faça a montagem dos periféricos na ordem inversa da citada no passo nº 14, exceto pela mola de suspensão, que deve ser posicionada depois de encaixados o guarda-pó e a arruela inferior do prato. Verifique também se o rolamento do coxim superior novo está rodando livremente, girando-o com os dedos.

 

Obs: Antes da montagem, aproveite para ver o estado em que a mola se encontra. Oxidação, descascamento e marcas de encosto entre os elos mais centrais denunciam que a troca da peça deve ser feita. Uma dica do especialista da Monroe Axios é aplicar um pedaço de mangueira tanto no primeiro elo inferior quanto no superior, para isolar as áreas do encosto de metal contra metal e evitar ruído.

 

ed-268-motor

 

21. No aperto da porca de fixação da haste, desça de 2 a 3 fios de rosca antes de soltar o encolhedor da mola.

 

ed-268-motor

 

22. Ao soltar o encolhedor, observe os pontos de encosto da mola, tanto no prato inferior quanto no superior.

 

ed-268-motor

 

23. Monte a torre de suspensão no veículo e posicione os parafusos de fixação do coxim e da anga de eixo. O aperto final tanto na fixação superior quanto na manga de eixo e na haste do amortecedor deve ser feito com a roda instalada e o veículo no chão.

 

ed-268-motor

 

24. Na montagem da torre de suspensão, observe a posição correta do coxim, de acordo com o tipo de direção que equipa o carro. No caso do Palio desta reportagem, a direção é mecânica, portanto, o coxim foi instalado com a nervura apontando
para a traseira. Se a direção fosse hidráulica, a nervura do coxim deveria apontar para a dianteira.ed-268-motor

 

25. Juliano aconselha que o parafuso da manga de eixo seja montado com a cabeça voltada para a frente do veículo. Isso porque, segundo o especialista, desta forma, se por algum motivo a contraporca porca vier a se soltar, a condição aerodinâmica sempre vai empurrar o parafuso contra o corpo do amortecedor. O torque final de aperto nas contraporcas dos parafusos na manga de eixo é de 70 Nm.

 

ed-268-motor

 

26. Monte a roda: torque recomendado pela Fiat de 86 Nm nos parafusos, apertando em “X”.

 

ed-268-motor
27. Com o carro no chão, movimente a dianteira do veículo para acomodar as peças de suspensão antes de fazer o aperto final na porca da haste do amortecedor. Já o aperto final dos parafusos de fixação do coxim na carroceria com o torque de 20 Nm.

 

ed-268-motor

 

28. O torque da porca da haste do amortecedor é de 45 Nm. Não se esqueça da tampa de borracha que faz a proteção dessa região.

 

ed-268-motor

 

Procedimento no amortecedor traseiro

 

29. Juliano reforça a recomendação de marcar a posição em que o pneu está instalado antes de removê-lo, como no primeiro passo do procedimento anterior.

 

30. Solte a contraporca do parafuso de fixação inferior do amortecedor traseiro. Utilize chave 15 mm para segurar a cabeça do parafuso e chave 17 mm para movimentar a contraporca. Mantenha o parafuso no lugar.

 

ed-268-motor

 

31. Posicione um cavalete na região abaixo do amortecedor para sustentar o eixo traseiro. Assim, será possível remover o parafuso de fixação inferior sem que o eixo caia.

 

ed-268-motor

 

32. Remova a tampa de proteção da fixação superior do amortecedor, que é rosqueada.

 

ed-268-motor

 

33. Solte a porca de fixação superior do amortecedor traseiro, com chave 6 mm para segurar a haste e chave 19 mm para a porca de fixação. O especialista da Monroe Axios utilizou mais uma vez uma ferramenta conjugada própria para a operação.

 

ed-268-motor

 

34. Retire a arruela e a porca de fixação da haste do amortecedor.

 

ed-268-motor

 

35. Remova o amortecedor puxando o corpo da peça para trás para deslocar a extremidade inferior.

 

ed-268-motor

 

36. Retire também o conjunto das buchas superiores de fixação do amortecedor traseiro. São duas buchas, uma por baixo e outra por cima da lataria, além de um espaçador.

 

ed-268-motor

 

37. Na bancada, é possível ver o grau de deformação das buchas através da comparação com peças novas. A diferença indica o fim da vida útil e a necessidade da substituição do componente.

 

ed-268-motor

 

38. Antes de instalar o kit de reparo novo, faça o escorvamento do amortecedor novo tal como executado no passo nº16 do procedimento de troca do amortecedor dianteiro explicado anteriormente.

 

ed-268-motor

 

39. Após o escorvamento, prenda o amortecedor na morsa e instale o kit de reparo novo. Na reposição, o kit tem o código 044.1142. É necessária a troca do batente em si, do guarda-pó de proteção e do conjunto de borrachas, além da porca de fixação da haste que vem com o amortecedor novo. A única peça que pode ser reaproveitada é a arruela superior, que fica sobre o batente do amortecedor.

 

ed-268-motor

 

40. Instale o conjunto de buchas no carro. Elas ficarão pré-encostadas e se acomodarão nos alojamentos após o aperto do amortecedor.

 

ed-268-motor

 

41. Monte o amortecedor novo no veículo.

 

ed-268-motor

 

42. Tal como executado no amortecedor dianteiro, o aperto final dos parafusos deve ser feito com a roda montada e o carro no chão. O torque final de aperto da fixação inferior é de 40 Nm, enquanto a porca de fixação da haste é de 54 Nm.

 

ed-268-motor

 

Após a conclusão do procedimento de troca dos amortecedores, tanto na dianteira quanto na traseira, verifique o alinhamento e o balanceamento das rodas. Faça também um breve teste de rodagem para atestar que não há ruídos ou qualquer anormalidade, comprovando o sucesso do serviço.

 

Mais informações:
Monroe Axios – 0800-166-004

6 comentários em “Revisão da suspensão em um Fiat Palio de 1ª geração

  1. Boa tarde, muito bom mesmo esse comentarios, estou aperfeicoando meus conhecimentos nessa area tenho um palio e tem sido assim , o cobaia pra manutencao, e olha eu mesmo faço reparos no meu carro

  2. Troquei os amortecedores do jetta 2.5 e a frente do carro ficou dois dedos mais alto vecês sabem porque ou é normais e depois ele vai baoxando

  3. Olá, fiz a troca do kit de suspensão do meu Palio 2008 ELX com direção hidráulica, o mecânico instalou o coxim do lado esquerdo com a nervura para frente e o do lado direito inverteu para trás, porém olhando para a curvatura do coxim os dois estão virados para dentro. Tenho a impressão que ele colocou um coxim de lado esquerdo invertido no lado direito. Resultado: Fui em duas oficinas mecânicas, inclusive uma que trabalha especialmente com Fiat e disseram que não tinha nada demais. Deixei pra lá pra evitar mais dores de cabeça e também o carro aparenta estar normal. O que vocês me dizem sobre isso?

  4. tenho um palio desse mostrado ai no artigo ,ano 97 direçao mecanica .
    gostei muito do artigo ,e como eu tenho muito interesse por aprender mecanica ,essa materia vai ser muito util pra mim.confesso que uso ele como (cobaia),; {rsrs} e com essa materia aprendi muito sobre amortecedores.
    obrigado a voces pelas publicaçoes.
    quando possivél por favor publique mais artigos referente ao palio 97.
    obrigado!

  5. da hora gostei sou mecanico e sempre troco os amorteçedores de varios carros mas deste veiculo sempre tive duvidas mas valeu a aula conseguir tirar algumas duvidas legal

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php