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Transmissão: Dicas de montagem do semieixo em utilitários Chevrolet

Dicas de montagem do semieixo em utilitários Chevrolet

 

Picape S10 e Chevrolet Blazer possuem semieixos de diferencial com aplicações de medidas diferentes, que podem confundir o mecânico na hora de adquirir a peça; anel de segurança também possui forma correta de instalação

Texto: Fernando Lalli
Fotos: Alexandre Villela

 

Durante a aplicação de semieixos da linha S10 e Blazer da Chevrolet, o mecânico deve ficar atento a dois pontos. Um deles é a compra da peça correta, já que há dois part numbers na reposição com aplicações semelhantes, mas medidas diferentes. O outro ponto é a remoção e a instalação do anel de segurança. Quem explica é o técnico da Nakata, Eduardo Guimarães.

 

Segundo o especialista, existe um detalhe dimensional importante nos dois semieixos aplicados nessa linha: a distância entre o rolamento e o flange. “Existem duas alturas distintas com dois códigos diferentes. É muito comum o pessoal comprar o semieixo errado, medir só o comprimento total e não levar em consideração a medida entre o rolamento e a flange”, conta Eduardo. Ele ressalta que, se o mecânico tentar aplicar a peça errada, ele vai perder o kit de reparo que instalou. “O mecânico até acaba montando o rolamento novo, prensando e tudo mais. Mas na hora de aplicar no veículo, ou seja, aplicar no eixo diferencial, a montagem não dá certo”.

 

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Alguns mecânicos diferenciam as peças chamando-as de “pescoço curto” ou “pescoço longo”, mas é sempre bom deixar o “olhômetro” de lado e medir as peças para evitar erros de aplicação.

 

Meça a distância entre a extremidade da pista onde trabalha o rolamento até a flange. A ferramenta ideal para essa operação é o paquímetro digital de profundidade. As medidas pelos códigos são as seguintes:

 

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Semieixo código ND5007: 55,7 mm

 

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Semieixo código ND5005: 68,3 mm

 

Aplicação do anel de segurança

 

Além da medida do semieixo, Eduardo Guimarães chama a atenção para os procedimentos corretos de remoção e instalação do kit de reparo. Porém, antes isso, o mecânico deve observar se o semieixo tem condições de ser reaproveitado.

 

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O técnico da Nakata ressalta que o semieixo usado não pode ser reinstalado no veículo se apresentar trincas, deformações, empenamento, se as estrias que engatam na planetária estiverem desgastadas, se a flange apresentar empenamento ou se a pista do rolamento não estiver em bom estado. Caso apresente qualquer um desses sintomas, troque o semieixo por um novo.

 

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O kit de reparo completo na reposição inclui anel-trava (ou anel elástico), anel de segurança, rolamento, retentor e placa retentora. O anel de segurança é fundamental para a fixação do conjunto, mas algumas práticas de instalação e remoção dessa peça vistas em campo são perigosas e comprometem a segurança do veículo, afirma o especialista da Nakata. Por isso, ele aconselha que o procedimento seja feito da seguinte forma:

 

1. Para a remoção do anel de segurança, primeiro, remova o anel elástico com o alicate apropriado.

 

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2. Em seguida, com uma punção de bico, faça duas batidas nas laterais do anel, em lados opostos, a 180° um do outro. Depois, com uma furadeira radial e uma broca de 8 mm, faça um furo não-passante em cada marca, com profundidade de ¾ da espessura do anel. Esses furos servem para expandir o diâmetro do anel, permitindo que ele seja removido em seguida com uma talhadeira. Se o anel for mais largo, como por exemplo em uma picape Silverado, faça quatro furos, a 90° de ângulo um do outro. Atenção: O anel de segurança removido não pode ser reaproveitado.

 

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3. A preparação da superfície da pista do rolamento e do anel de segurança deve ser feita sem o uso de líquidos gordurosos. Pode ser usado derivados de petróleo, como thinner ou gasolina, ou mesmo água. Após a limpeza, seque o semieixo e instale na prensa, primeiramente, o rolamento, retentor e placa retentora. O anel de segurança deve ser instalado sozinho, depois desse primeiro pacote.

 

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4. Na montagem, Eduardo destaca que o anel de segurança novo não pode ser aquecido, sob risco e destemperar a peça. “O anel perde o poder de retenção e fixação”, afirma o especialista (4a). O anel deve ser instalado por interferência, com pressão de 7 toneladas na prensa, a frio e a seco, para a peça ficar bem fixada (4b). Caso esse procedimento de instalação não seja respeitado, o semieixo pode se soltar com o veículo em funcionamento, podendo provocar um grave acidente.

 

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