Troca do radiador no Chevrolet Celta
Veja a substituição do elemento do sistema de arrefecimento após a colisão frontal de um Celta 1.0 2010
Texto: Edison Ragassi
Fotos: Alexandre Villela
Quando o indicador de temperatura acusar alguma anomalia, ou seja, se a luz ou o ponteiro de advertência de temperatura do motor acender ou marcar e passar acima dos 90°C, o ideal é parar o veiculo imediatamente e desligar o motor. “Se isso acontece, é porque o sistema está com mau funcionamento, não está refrigerando corretamente o sistema. Se o motorista não desligar o motor, a temperatura vai subir a ponto de causar danos ao motor, como, por exemplo, a queima da junta do cabeçote”, explica Gerson Nerath da Valeo.
O radiador é um dos componentes que faz parte do sistema de arrefecimento de qualquer tipo de veículo, sendo que sua principal função é controlar a temperatura do motor. Dentro do sistema de arrefecimento, o líquido tem uma função importante, já que trabalha com pressão e temperatura controlada. A bomba d’água tem a função de fazer o líquido circular pelas galerias do bloco do motor e outros componentes. No radiador esta fixado o letroventilador (ventoinha), que admite o ar de fora do veículo e empurra pelas aletas do radiador para realizar a troca térmica, principalmente com o veículo parado. A manutenção correta dos radiadores deve acontecer conforme descrito no manual de manutenção do veiculo. Quando a troca do líquido de arrefecimento for necessária, sempre deve ser usado um aditivo de procedência adequado.
“O aditivo deve ser trocado, pois, ao longo do tempo, o líquido perde suas principais funcionalidades, inclusive a principal, de aumentar o tempo de ervura do líquido de arrefecimento. Não é indicado colocar água comum ou fazer misturas de diferentes marcas de aditivos, porque isso pode causar ou acelerar a degradação do sistema, conhecido como reação química. Além disso, o líquido deve ser usado na proporção correta, respeitando o manual do proprietário. Vale lembrar que alguns aditivos são concentrados, ou seja, necessitam a mistura de água desmineralizada, e outros já vêm pronto para uso” afirma Gerson. A troca do radiador é necessária em caso de colisão frontal; em caso de quebra do suporte de fixação; ou tem a tubulação interna interrompida; ou em caso de vazamentos, o que impede a performance do produto, causando superaquecimento.
Caso não seja feita a manutenção adequada, pode acontecer o entupimento das tubulações, pois, ao longo do tempo, resíduos vão se acumulando dentro do sistema. Outro detalhe importante é o controle da condutividade elétrica no aditivo, evitando a eletrólise.
Desmontagem do radiador
1. Espere o motor resfriar e retire a tampa da válvula pressostática para despressurizar o sistema. Esvazie o líquido do circuito de arrefecimento. Para isso, coloque um recipiente embaixo do carro, o qual recebe o líquido a ser descartado e solte a mangueira inferior do radiador. No Chevrolet Celta, o total é de 5 litros. O líquido não pode ser descartado no sistema de esgoto público.
2. Com uma chave torx, retire os parafusos de fixação do para-choque. Dica: Utilize uma bandeja imantada para colocar os parafusos, ela auxilia para não perder os itens.
3. Retire as travas plásticas pelo pino central. Em seguida retire o para-choque. Este procedimento é necessário para ter acesso aos parafusos do condensador do ar condicionado que estão presos ao radiador.
4. Com uma chave tipo canhão, solte os parafusos do suporte do condensador do ar condicionado e do radiador. Neste processo, o condensador não foi removido.
5. Retire o reservatório de expansão. Para isso, utilize um alicate de trava para soltar a trava da mangueira.
6. Solte o chicote preso no radiador, retire o interruptor da parte superior e inferior do eletroventilador. Retire as cintas plásticas (enforca-gato) superiores e inferiores.
7. Como o suporte superior do radiador está avariado, é necessário substitui-lo. Para retirá-lo, utilize uma chave torx.
8. Com uma chave de fenda, solte a abraçadeira da mangueira superior que está conectada na bomba d’água e retire-a.
9. Retire com cuidado o eletroventilador, pois, o suporte de fixação é feito de material plástico. São quatro os pontos de fixação. Retire o radiador.
Instalação do novo radiador
10. Antes de instalar o radiador novo, verifique se ele é o especificado. Confira as dimensões a tecnologia (brasado ou mecânico) e se tem o suporte para acoplar o condensador do ar-condicionado.
11. Coloque com cuidado o novo radiador, pois trata-se de uma peça sensível. Na parte inferior há dois coxins, encaixe da maneira correta.
12. Instale o suporte do eletroventilador. Cuidado com o tubo do ar condicionado, que se torna um obstáculo na instalação e fixar os quatro parafusos.
13. Coloque a mangueira superior e o suporte superior do lado direito e esquerdo. Faça a fixação dos quatro parafusos do condensador do ar-condicionado.
14. Coloque o reservatório de expansão e fixe-o. Ligue os conectores do eletroventilador e da resistência. Certifique-se que está bem travado.
15. Abasteça o reservatório de expansão com o líquido de arrefecimento nas especificações recomendadas pela fabricante do veículo. Respeite a marcação de mínimo e máximo
16. Retire possível ar no sistema (sangre o sistema). Ligue o motor e espere eletroventilador ser acionado.
Quantos litros de aditivo vai no celta 2010?
Augusto, mais detalhes estão no vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=ePRfsXrA9Kg
Um abraço.
Como sangro o sistema desse Celta motor VHCE?