Motor

Troca da correia sincronizadora do Focus 2010

 

Veja como é feita a substituição da correia sincronizadora do Ford Focus, ano 2010, com motor Sigma 1.6 16 válvulas

Texto: Edison Ragassi
Fotos: Alexandre Villela

 

O motor Sigma 1.6 16 válvulas chegou ao mercado brasileiro em 2009. Ele é produzido na fábrica de motores da Ford em Taubaté/SP.

 

Este propulsor trouxe de volta a correia sincronizadora, item que a fabricante havia deixado de utilizar, pois os motores Endura e Zetec utilizam corrente de distribuição. Nesta edição, mostramos o procedimento correto para substituir a correia sincronizadora do motor Sigma, feito por Nelson Morales, consultor técnico da Dayco.

 

A empresa fornece no mercado de reposição o Kit KTB764, composto por correia e tensor. Para a substituição, é necessária a ferramenta Raven 121125 de sincronismo do motor.

 

Atenção Este procedimento complementa a reportagem “Troca das correias de acessórios do Focus 2010”, publicada na edição 265 (Maio/2016) da Revista O Mecânico. Confira em nosso site para mais detalhes sobre a desmontagem do sistema.

 

Desmontagem

 

1. Solte e retire a roda do veículo. Com uma chave 10 mm, retire o cabo negativo da bateria.

 

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2. Retire as capas de proteção (para-barro) fixadas com parafusos torx para melhor acessar a correia.

 

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3. Abaixe o carro. Retire o reservatório de expansão, não é necessário esgotá-lo. Ele é encaixado, não necessita de ferramenta para este procedimento.

 

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4. Retire o coxim do motor. Apoie o motor para evitar queda. Com uma chave soquete 15 mm, solte os dois parafusos de fixação do suporte do coxim.

 

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5. Com uma chave 18 mm, solte os parafusos de fixação do coxim do motor. Em seguida, retire-o.

 

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6. Solte os parafusos da polia da bomba d’água. Não é necessário retirá-los. As correias são elásticas e não devem ser reutilizadas. Por isso, para facilitar o trabalho cortá-las. Em seguida, retire a polia.

 

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Atenção: Consulte a reportagem “Troca das correias de acessórios do Focus 2010”, publicada na edição 265 (Maio/2016) da Revista O Mecânico para mais detalhes sobre a aplicação das correias elásticas.

 

7. Com chave 8 mm e chave pito 8 mm, retire a tampa de proteção da correia sincronizadora.

 

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8. Solte o parafuso de fixação do alternador com uma chave de 15 mm. Com uma chave torx 8 mm, retire o prisioneiro de fixação do suporte. Utilize uma chave de boca 15 mm e solte o parafuso inferior de fixação do alternador. Em seguida, bascule o alternador.

 

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9. Com uma chave 13 mm, solte o suporte de fixação do coxim do motor.

 

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10. Solte os cabos de velas e retire as velas.

 

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11. Solte as conexões eletrônicas da flauta. Retire a mangueira do respiro. Com uma chave 8 mm, retire os 12 parafusos fixos da tampa de válvulas. último parafuso tem uma contra porca de 10 mm. Em seguida retire a tampa de válvulas.

 

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12. Realize a fasagem do motor. Para isso utilize a régua de travamento (Raven 121125) e os pinos para travar a árvore de manivelas. No motor Sigma, utilize o pino menor (12 10 zero D). Com uma chave de 10 mm, solte o bujão próximo ao semieixo. Manualmente, coloque o pino de travamento. Gire o virabrequim no sentido horário para encostar na ferramenta. Atenção: nunca virar no sentido anti-horário.

 

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13. Com a régua (Raven 121125), faça a fasagem dos comandos de válvulas. A régua tem em uma ponta a inscrição Zetec e na outra Sigma, neste caso utilizar o lado “Sigma”.

 

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ed-271-motor Atenção: Se por algum motivo estiver fora de ponto, soltar as polias e movimentar com uma chave 21 mm a peça sextavada até chegar no ponto e depois reapertar as polias. Para saber se está no ponto correto, observar os semicírculos, os semicírculos menores deverão estar voltados para cima.

 

14. Após a fasagem do motor, solte a polia do virabrequim. Para isso, utilize a ferramenta Raven 1008 ela fica fixa no lugar do motor de arranque. Ela trava através da cremalheira do volante. O parafuso é solto com uma chave 18 mm. Em seguida retire a polia.

 

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Atenção: Não solte a polia do virabrequim com a ferramenta de fasagem.

 

15. Solte a capa de proteção da correia. A fixação ocorre com três parafusos de 8 mm e retire a capa.

 

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16. Desaperte o parafuso de fixação do tensor. Puxe a regulagem do tensor para cima retirando a tensão do sistema. Em seguida, retire a correia e solte o tensor.

 

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Montagem

 

17. Coloque o tensor. Fique atento à ancoragem. O pino menor deve ser encaixado no suporte de alumínio da parede do motor.

 

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18. Coloque a correia com o texto voltado para você, isso facilita a leitura. Coloque primeiro na polia do virabrequim, em seguida na polia de admissão, polia de escape e depois no tensor.

 

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19. Com um torquímetro regulado para 25 Nm aperte o parafuso de fixação do tensor. Ele é automático, ou seja, auto ajustável.

 

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Atenção: Não utilize torque excessivo,
isso danifica o tensor

 

20. Recoloque a capa de proteção da correia.

 

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21. Recoloque a polia do virabrequim. O torque necessário é de 100 Nm mais 90°.

 

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22. Retire as ferramentas de fasagem da árvore de manivela e dos comandos. Gire o motor por duas voltas completas e verifique se o sincronismo está perfeito.

 

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23. Recoloque as ferramentas de fasagem. Gire o motor no sentido horário até encostar na ferramenta. Encaixe a ferramenta do comando, se o encaixe for perfeito isso representa que o sincronismo está correto.

 

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24. Após conferir o sincronismo, retire as ferramentas de fasagem, recoloque o bujão e a tampa de válvulas. Esta deve ser torqueada do meio para as extremidades para um perfeito assentamento.

 

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25. Recoloque as velas e a capa da correia.

 

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26. Recoloque o coxim e o alternador no posicionamento correto.

 

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Atenção: Consulte a reportagem “Troca das correias de acessórios do Focus 2010”, publicada na edição 265 (Maio/2016) da Revista O Mecânico para mais detalhes sobre a aplicação das correias elásticas.

 

27. Recoloque o reservatório de expansão.

 

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28. Recoloque e aperte a roda.