Veja como é feita a substituição da correia sincronizadora do Ford Focus, ano 2010, com motor Sigma 1.6 16 válvulas
Texto: Edison Ragassi
Fotos: Alexandre Villela
O motor Sigma 1.6 16 válvulas chegou ao mercado brasileiro em 2009. Ele é produzido na fábrica de motores da Ford em Taubaté/SP.
Este propulsor trouxe de volta a correia sincronizadora, item que a fabricante havia deixado de utilizar, pois os motores Endura e Zetec utilizam corrente de distribuição. Nesta edição, mostramos o procedimento correto para substituir a correia sincronizadora do motor Sigma, feito por Nelson Morales, consultor técnico da Dayco.
A empresa fornece no mercado de reposição o Kit KTB764, composto por correia e tensor. Para a substituição, é necessária a ferramenta Raven 121125 de sincronismo do motor.
Atenção Este procedimento complementa a reportagem “Troca das correias de acessórios do Focus 2010”, publicada na edição 265 (Maio/2016) da Revista O Mecânico. Confira em nosso site para mais detalhes sobre a desmontagem do sistema.
Desmontagem
1. Solte e retire a roda do veículo. Com uma chave 10 mm, retire o cabo negativo da bateria.
2. Retire as capas de proteção (para-barro) fixadas com parafusos torx para melhor acessar a correia.
3. Abaixe o carro. Retire o reservatório de expansão, não é necessário esgotá-lo. Ele é encaixado, não necessita de ferramenta para este procedimento.
4. Retire o coxim do motor. Apoie o motor para evitar queda. Com uma chave soquete 15 mm, solte os dois parafusos de fixação do suporte do coxim.
5. Com uma chave 18 mm, solte os parafusos de fixação do coxim do motor. Em seguida, retire-o.
6. Solte os parafusos da polia da bomba d’água. Não é necessário retirá-los. As correias são elásticas e não devem ser reutilizadas. Por isso, para facilitar o trabalho cortá-las. Em seguida, retire a polia.
Atenção: Consulte a reportagem “Troca das correias de acessórios do Focus 2010”, publicada na edição 265 (Maio/2016) da Revista O Mecânico para mais detalhes sobre a aplicação das correias elásticas.
7. Com chave 8 mm e chave pito 8 mm, retire a tampa de proteção da correia sincronizadora.
8. Solte o parafuso de fixação do alternador com uma chave de 15 mm. Com uma chave torx 8 mm, retire o prisioneiro de fixação do suporte. Utilize uma chave de boca 15 mm e solte o parafuso inferior de fixação do alternador. Em seguida, bascule o alternador.
9. Com uma chave 13 mm, solte o suporte de fixação do coxim do motor.
10. Solte os cabos de velas e retire as velas.
11. Solte as conexões eletrônicas da flauta. Retire a mangueira do respiro. Com uma chave 8 mm, retire os 12 parafusos fixos da tampa de válvulas. último parafuso tem uma contra porca de 10 mm. Em seguida retire a tampa de válvulas.
12. Realize a fasagem do motor. Para isso utilize a régua de travamento (Raven 121125) e os pinos para travar a árvore de manivelas. No motor Sigma, utilize o pino menor (12 10 zero D). Com uma chave de 10 mm, solte o bujão próximo ao semieixo. Manualmente, coloque o pino de travamento. Gire o virabrequim no sentido horário para encostar na ferramenta. Atenção: nunca virar no sentido anti-horário.
13. Com a régua (Raven 121125), faça a fasagem dos comandos de válvulas. A régua tem em uma ponta a inscrição Zetec e na outra Sigma, neste caso utilizar o lado “Sigma”.
Atenção: Se por algum motivo estiver fora de ponto, soltar as polias e movimentar com uma chave 21 mm a peça sextavada até chegar no ponto e depois reapertar as polias. Para saber se está no ponto correto, observar os semicírculos, os semicírculos menores deverão estar voltados para cima.
14. Após a fasagem do motor, solte a polia do virabrequim. Para isso, utilize a ferramenta Raven 1008 ela fica fixa no lugar do motor de arranque. Ela trava através da cremalheira do volante. O parafuso é solto com uma chave 18 mm. Em seguida retire a polia.
Atenção: Não solte a polia do virabrequim com a ferramenta de fasagem.
15. Solte a capa de proteção da correia. A fixação ocorre com três parafusos de 8 mm e retire a capa.
16. Desaperte o parafuso de fixação do tensor. Puxe a regulagem do tensor para cima retirando a tensão do sistema. Em seguida, retire a correia e solte o tensor.
Montagem
17. Coloque o tensor. Fique atento à ancoragem. O pino menor deve ser encaixado no suporte de alumínio da parede do motor.
18. Coloque a correia com o texto voltado para você, isso facilita a leitura. Coloque primeiro na polia do virabrequim, em seguida na polia de admissão, polia de escape e depois no tensor.
19. Com um torquímetro regulado para 25 Nm aperte o parafuso de fixação do tensor. Ele é automático, ou seja, auto ajustável.
Atenção: Não utilize torque excessivo,
isso danifica o tensor
20. Recoloque a capa de proteção da correia.
21. Recoloque a polia do virabrequim. O torque necessário é de 100 Nm mais 90°.
22. Retire as ferramentas de fasagem da árvore de manivela e dos comandos. Gire o motor por duas voltas completas e verifique se o sincronismo está perfeito.
23. Recoloque as ferramentas de fasagem. Gire o motor no sentido horário até encostar na ferramenta. Encaixe a ferramenta do comando, se o encaixe for perfeito isso representa que o sincronismo está correto.
24. Após conferir o sincronismo, retire as ferramentas de fasagem, recoloque o bujão e a tampa de válvulas. Esta deve ser torqueada do meio para as extremidades para um perfeito assentamento.
25. Recoloque as velas e a capa da correia.
26. Recoloque o coxim e o alternador no posicionamento correto.
Atenção: Consulte a reportagem “Troca das correias de acessórios do Focus 2010”, publicada na edição 265 (Maio/2016) da Revista O Mecânico para mais detalhes sobre a aplicação das correias elásticas.
27. Recoloque o reservatório de expansão.
28. Recoloque e aperte a roda.
Boa noite, os pistões gemeos 1 e 4 cilindro trabalham em PMs ?
Olá Leonardo,
Entre em contato com nosso atendimento técnico através da plataforma do MecanicoPro, onde os técnicos da Bosch esclarecerão todas as dúvidas.
Link do site: https://omecanico.com.br/mecanicopro/
Atenciosamente,
Revista O Mecânico.
boa tarde
qual o torque dos parafusos da tampa de valvula?
Coloco as ferramentas deixo em sincronismo retiro mas quando vou da giro topa
boa noite ! não estou conseguindo soltar o parafuso da polia do virabrequim, ele é rosca esquerda ou direita ? obrigado …
Otimo comentario
bom dia . EU TENHO UM FORD FOCUS 2010. e gostei de ver passo a passo a desmontagem e montagem da correia dentada.
Obrigado!
Para assinar a Revista, acesse: https://omecanico.com.br/assine-a-revista/
Para ficar por dentro do dia a dia do setor automotivo e receber informações sobre palestras O Mecânico Ao Vivo pela internet, assine nossa newsletter: https://omecanico.com.br/newsletter/
Um abraço.
Muito boa reportagem..
Queria por gentileza receber informativo d vcs..por catálogo ou revista…