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Salão da tecnologia

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Texto: Edison Ragassi
Fotos: Fernando Lalli e Divulgação

 

Salão de São Paulo acontece em novo espaço. Com mais de 500 veículos expostos, os modelos híbridos, elétricos e movidos a célula de combustão são os destaques

 

Muita expectativa para o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo. Este ano o evento que aconteceu durante 46 anos no Centro de Exposições do Anhembi, Zona Norte da cidade, mudou para a Zona Sul, no São Paulo Expo.

 

O espaço era chamado de Centro de Exposições Imigrantes, passou por reforma, construíram edifício garagem, instalaram sistema de climatização, entre outras melhorias. Os organizadores optaram pela mudança para oferecer maior conforto aos visitantes.

 

Por causa da forte queda nas vendas que o setor automotivo enfrenta, a mostra encolheu.

 

No total 120 expositores participaram do evento. A Volvo, marca tradicional em outras edições do Salão, não compareceu, assim como vários expositores que oferecem produtos e serviços para o setor automotivo.

 

Em média, o visitante da mostra de São Paulo teve oportunidade de conhecer mais de 500 modelos de carros. As fabricantes e importadoras instaladas no País levaram para os estandes veículos híbridos, elétricos, movidos a célula de combustão, muitos deles protótipos e conceitos que irão percorrer um longo caminho para chegar nas mãos dos consumidores e talvez nem cheguem.

 

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Os mais de 100 lançamentos ou relançamentos são em sua maioria de veículos com valores acima de R$ 60.000. Os utilitários esportivos recebem total atenção das fabricantes nacionais, já que, apesar da crise, o segmento cresceu e foi um dos poucos a gerar lucros.

 

Na solenidade de abertura, compareceram representantes do governo federal e estadual, o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços Marcos Pereira e o vice-governador do Estado de São Paulo Márcio França.

 

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O ministro exaltou a evolução da indústria nacional. “Estamos discutindo o resultado do Inovar-Auto até agora, que exigiu investimentos de R$ 15,3 bilhões em Pesquisa e Desenvolvimento na indústria automotiva, somente entre 2013 e 2015 e agora iremos estabelecer qual será o novo ciclo da política automotiva. Nossa visão é que a indústria brasileira deve ser competitiva globalmente, consolidando o Brasil como exportador”, revelou o Ministro.

 

Esta preferência por veículos de maior valor revelada no Salão indica que as fabricantes procuram meios para vencer a crise. O Brasil tem a característica de ser um mercado de modelos de entrada, com preços que giram em torno de R$30.000 a R$ 40.000, e que necessitam de financiamentos. Com o crédito apertado, as instituições financeiras cada vez mais exigentes, os compradores de veículos com maior poder aquisitivo são os beneficiados.

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