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Troca da válvula termostática do Citroën Aircross

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Confira todo o procedimento de substituição desse componente-chave do sistema de arrefecimento no monovolume equipado com o motor 1.6 (TU5JP4) da marca francesa

Texto: Fernando Lalli
Fotos: Alexandre Villela

 

Ainda tem muito mecânico que remove a válvula termostática quando o carro começa a esquentar demais. Esse é um procedimento totalmente errado, afinal, esse componente está lá justamente para regular a temperatura do sistema. Cabe a você, amigo mecânico que se preocupa com a qualidade do seu serviço, orientar seus colegas da importância dessa peça para a saúde do motor dos veículos.

 

Existem diversos pontos a ser observados na manutenção de todo o sistema do qual essa válvula faz parte. “O sistema de arrefecimento tem a função principal de fazer o motor aquecer o mais rápido possível para garantir a temperatura ideal de funcionamento do motor”, afirma Heribaldo Souza, promotor técnico da BorgWarner.

 

Dentro do sistema, a válvula termostática cumpre o papel de controlar a temperatura ideal de trabalho do motor, regulando o fluxo do líquido de arrefecimento. É uma função tão importante que influencia diretamente no consumo de combustível e na emissão de poluentes. Tanto que alguns motores atuais trazem até duas válvulas termostáticas para aumentar o controle sobre a temperatura do motor.

 

Nesta reportagem, Heribaldo supervisionou a substituição da válvula termostática em um Citroën Aircross, ano 2011, com 80 mil km rodados, equipado com o veterano motor TU5JP4, presente em diversos veículos das linhas Peugeot e Citroën. Este motor traz apenas uma válvula, como é o mais comum no mercado.

 

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A localização da válvula neste motor facilita a manutenção: basta remover o filtro de ar para ter acesso visual ao componente. Entretanto, existem alguns pontos aos quais o mecânico precisa prestar atenção.

 

Na hora da compra da peça para o reparo, atente-se para uma particularidade: o tipo de válvula recomendada para o motor TU5JP4 varia de acordo com a transmissão do veículo. “Para veículos de câmbio manual, utilizamos uma válvula termostática de temperatura de 89°C. E para os veículos com câmbio automático, recomendamos a válvula termostática de temperatura de 80°C”, explica Heribaldo. As duas válvulas têm o mesmo código: 410138.80 para temperatura de 80°C e 410138.89 para as válvulas de 89°C, e se diferem fisicamente por um ressalto da ponta do elemento existente na de 89°C. O Citroën Aircross desta reportagem possui câmbio mecânico de cinco marchas, portanto, será instalada a válvula de 89°C.

 

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Confira a seguir o passo a passo executado pelo mecânico Tedd Medeiros, proprietário da oficina Futura Imports em Guarulhos/SP, e supervisionada por Heribaldo.

 

Desmontagem

1. Inicie os procedimentos soltando a tubulação de respiro dos gases do cárter para o motor.

 

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2. A remoção do filtro de ar do motor começa com uma chave de fenda. Abra o parafuso da abraçadeira que conecta o filtro de ar com o coletor de admissão.

 

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3. Destrave o pino que fixa o filtro de ar ao seu suporte. Fica à esquerda do filtro.

 

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4. Remova o filtro de ar e o cano que o liga à caixa ressonadora.

 

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5. Solte o parafuso de fixação do suporte do filtro de ar com chave combinada 10 mm. Remova o suporte em seguida.

 

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6. Afaste os fios e cabos elétricos para alcançar o conector do sensor de temperatura do líquido de arrefecimento e o desligue.

 

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7. Com um alicate apropriado, desconecte a mangueira do líquido de arrefecimento ligada à válvula termostática pressionando a abraçadeira. Antes, posicione um balde ou bandeja plástica para colher o líquido que irá escoar da mangueira no momento da desconexão.

 

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7. Desrosqueie os quatro parafusos de fixação da válvula termostática, com chave combinada 10 mm, que sustentam o componente. Com cuidado, descole a válvula de sua área de contato no cabeçote do motor. Não utilize ferramentas para descolar a válvula.

 

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Existe outra mangueira ligada à válvula termostática, mas cuja posição obriga o mecânico a soltar a válvula do motor antes de desconectá-la. Essa mangueira passa por trás de um cano rígido de retorno do arrefecimento, que impede o acesso de forma segura. Segurando a válvula termostática com uma das mãos, utilize o alicate apropriado para abrir a abraçadeira. Desconecte a mangueira e assim a válvula estará livre.

 

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Diagnóstico e preparação

9.  Havia presença de óleo tanto na tampa do reservatório de expansão quanto no interior da válvula termostática. Examinando o motor, Tedd observou que a tampa de válvulas do motor tinha marcas de sobra de silicone de vedação, o que indicava uma aplicação manual do produto. Ou seja, em algum momento, aquele motor já tinha sido aberto. Portanto, a orientação é observar o funcionamento do veículo após o reparo. Se a tampa continuar apresentando contaminação por óleo, estará comprovada a infiltração de óleo na água pelo cabeçote, o que demandaria um reparo mais aprofundado no motor.

 

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Obs.: A tampa do reservatório contém em si a válvula de saída e entrada de pressão. A válvula faz dupla função: ela permite a entrada de pressão atmosférica no sistema quando a pressão abaixa dentro do circuito, assim como, permite a manutenção da pressão correta do sistema aliviando a pressão quando fica acima do ideal. Se possível, substitua a tampa por uma nova.

 

10. Após a retirada da termostática, faça a limpeza da região de contato da peça com o cabeçote. O procedimento é necessário porque a região da válvula fica com muitas manchas e crostas de sujeira que podem atrapalhar na vedação do anel. Passe um pano que não solte fiapos e utilize uma lixa fina para limpar e dar acabamento na região.

 

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Atenção: Essa etapa é importantíssima porque garante a vedação perfeita da válvula com o motor. O anel de borracha presente na carcaça da própria válvula já garante a estanqueidade necessária, desde que a área de contato esteja perfeitamente limpa. Não aplique nenhum tipo de cola, junta líquida ou silicone para fazer a vedação entre a termostática e o cabeçote do motor. Pelo contrário, o uso de colas ou silicones pode, inclusive, trazer problemas ao sistema. “A cola é prejudicial porque, se ela se soltar e entrar na válvula termostática, pode interromper o funcionamento correto da peça”, alerta Tedd Medeiros. Essa cola desprendida pode até mesmo causar o entupimento de galerias de arrefecimento dentro do motor.

 

Montagem

11. Com a nova válvula termostática em mãos, primeiramente, encaixe no componente a mangueira que passa por baixo do cano rígido de retorno do arrefecimento. Em seguida, encaixe a nova válvula em sua região de contato com o cabeçote. Mais uma vez: não utilize colas, juntas líquidas ou silicones nessa região.

 

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12. Recoloque os quatro parafusos de fixação da válvula termostática. Faça apenas o encosto desses parafusos. Cuidado para que eles não entrem tortos e acabem espanando. O aperto final deve ser de 45° de giro da chave em cada parafuso, aplicado de forma cruzada.

 

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13. Instale a outra mangueira e o chicote do sensor de temperatura do líquido de arrefecimento.

 

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14. É necessário fazer a sangria do sistema para remover os bolsões de ar que estejam no sistema. Para tanto, solte o parafuso sangrador azul de 9 mm, na própria termostática e adicione o líquido na solução correta, indicada pela fabricante do veículo, no reservatório (14a). Observe o escoamento pelo parafuso, bem como o nível no reservatório de expansão (14b), até que pare de sair bolhas no líquido.

 

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Obs.: O circuito de arrefecimento do motor deste Aircross (TU5JP, o mesmo utilizado em outros modelos da PSA Peugeot Citroën) tem capacidade para 5 litros de líquido. A Citroën recomenda que seja utilizada uma solução 40/60, sendo 40% de aditivo e 60% de água desmineralizada. Eduque seu cliente para jamais completar o nível do reservatório com água da torneira.

 

15. Ligue o motor e deixe-o funcionando até que a ventoinha ligue e desligue pelo menos duas vezes. Isso comprovará que o sistema de arrefecimento está equalizado. Entretanto, Tedd Medeiros adverte que, em veículos que não possuam o marcador graduado de temperatura (como é o caso do Aircross), mas sim somente a indicação por lâmpada, a atenção tem que redobrada. “Deixe que a ventoinha dispare no mínimo quatro vezes e observe se a luz da temperatura no painel permanece apagada”, recomenda o mecânico.

 

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16. Reinstale o suporte do filtro de ar. Preste atenção no posicionamento do suporte, pois, a peça pode se deslocar no momento da fixação do parafuso e não dar encaixe com o filtro de ar. Faça a montagem do filtro, do cano que o liga à caixa ressonadora e confira se sua abraçadeira com o coletor de admissão está bem apertada.

 

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8 comentários em “Troca da válvula termostática do Citroën Aircross

  1. Bom dia! Tenho um aircross 1.6 16v 2010 /11 manual. Tenho que comprar uma válvula termostática. Pergunta: tem problema se eu comprar uma que abra aos 91°C ao invés de 89? Só é a °C que acho no mercado…

  2. Olá Fernanda,
    Infelizmente não conseguimos fazer o diagnóstico a distância. Recomendamos que você procure um mecânico especializado para avaliar o veículo.
    Atenciosamente,
    Revista O Mecânico.

  3. Boa noite, tenho um Air Cross que ano passado precisei retificar o cabeçote. Este ano estava com um vazamento de óleo, levei a outro mecânico que trocou algumas peças e disse que o carro está aquecendo. Sendo assim, condenou o cabeçote, que retifiquei a uns 4 meses. Seria possível se não acende luz alguma no painel? Obrigada!

  4. Muito boa, faço aqui uma sugestão em vez de fotos, filmar o serviço sendo realizado, pois ficaria muito mais facil o entendimento.

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