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Troca do módulo do tanque de combustível do Celta

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Veja o processo de substituição do módulo do tanque de combustível, incluindo a substituição do sensor de nível, em um Chevrolet Celta 2010 com motor 1.0

Texto: Fernando Lalli
Fotos: Isabelly Otaviano

 

Combustível é um dos assuntos que mais interessam aos proprietários de veículos em tempos de crise: os preços altos nos postos se refletem no bolso e, às vezes, um problema bobo pode levar a mais gastos desnecessários. E por “problema bobo” entenda até mesmo a falta de calibragem correta dos pneus: pneus murchos aumentam a resistência ao movimento (rolagem) e o motorista têm que acelerar mais do que o normal para o carro desenvolver velocidade.

 

Se o seu cliente chega à oficina reclamando que seu carro está “bebendo muito”, o primeiro passo é avaliar o modo como ele utiliza o veículo. Se o trajeto diário do veículo inclui carga máxima constante, trajeto com trânsito muito pesado ou diferenças grandes de relevo, é normal que o consumo esteja fora do padrão previsto pela fabricante.

 

Também, o modo de dirigir tem grande influência no resultado final. Acelerar fundo nas arrancadas e/ou esticar as marchas a todo momento, evidentemente, será menos econômico do que moderar o regime de rotação. Igualmente, utilizar gasolina e etanol de má qualidade vai piorar o consumo, e pode ter consequências ainda mais graves às peças internas do motor, incluindo o circuito de alimentação de combustível.

 

Segundo o professor da faculdade de engenharia mecânica da FMU, Fernando Landulfo, diversos fatores mecânicos influenciam no consumo de combustível: calibragem dos pneus, estado do filtro de ar, condição de velas e cabos, problemas envolvendo sensores e atuadores do sistema de alimentação, compressão do motor e entradas falsas de ar. Landulfo recomenda que, para calcular o consumo real, seja usada a conhecida metodologia do tanque cheio: encha o tanque, faça um percurso determinado e complete novamente o nível. Divida a quantidade de quilômetros rodados pelo volume admitido e, assim, terá um resultado mais próximo do real.

 

No tanque, estão elementos muito importantes do sistema de alimentação além do reservatório em si. O módulo do tanque tem a função de garantir o fornecimento de combustível para o sistema, permitindo seu funcionamento básico. No caso do Chevrolet Celta 1.0 2010 utilizado nesta reportagem, ali estão conectadas as mangueiras de envio e retorno de combustível, o sensor de nível e o pré-filtro de combustível. O módulo abriga também a bomba de combustível. A peça não possui previsão de vida útil, mas, bem como todo o sistema, depende do uso de combustível de boa procedência para se manter em boas condições.

 

Mostramos a seguir o passo a passo de substituição do módulo, incluindo a desmontagem do sensor de nível. O procedimento ficou a cargo de Flávio Camilo, da assistência técnica da VP, fabricante do componente para o mercado de reposição automotiva. Flávio contou com a supervisão de Júlio César Bojczuk Fermino, coordenador técnico da VP.

 

Procedimento

1. Para evitar o retrabalho, antes de aplicar qualquer peça no veículo, tenha certeza de que se trata de um componente de qualidade, com procedência comprovada e certificado de garantia. A peça produzida pela VP é vendida em embalagem selada e traz o termo de garantia com os detalhes necessários.

 

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2. Com o banco traseiro já retirado, remova a tampa (também chamada de guarda-pó) que fica sobre as conexões do módulo.

 

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3. Comece a remoção do módulo soltando o conector elétrico do chicote.

 

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4. Em seguida, solte a conexão das mangueiras de envio (4a) e retorno (4b) de combustível. Essa conexão é feita por engate rápido, mas, as travas podem eventualmente permanecer no cano do módulo. Preste atenção para não perder essas peças, porque, como fazem parte da mangueira, elas não vêm com o módulo novo.

 

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5. Utilizando uma ferramenta especial, desrosqueie a porca plástica de fixação do módulo.

 

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6. Retire o conjunto completo. Tome cuidado para não derramar combustível nos carpetes do habitáculo do veículo. Utilize uma bandeja ou um aparato adequado para apoiar o módulo e conter o combustível. Não utilize estopa em momento algum do processo.

 

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7. Se julgar mais seguro, remova o sensor de nível com a ajuda de uma chave de fenda. Primeiro, solte o conector elétrico do sensor e, depois, o próprio sensor. Tome cuidado para não derrubar peça ou ferramenta dentro do tanque.

 

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8. Retire também a guarnição que faz a vedação da flange do módulo no bocal do tanque.

 

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9. O módulo é vendido na reposição tanto em partes quanto em um conjunto completo. No módulo completo da VP, o sensor de nível vem desmontado. Para instalar a peça, observe o local e a posição correta de instalação. Encaixe a peça até ouvir o clique da trava (9a). Não se esqueça de ligar o conector elétrico – que, por sua vez, não possui lado de encaixe (9b).

 

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10. Nesse módulo completo, a guarnição vem montada com a flange. Antes de instalar o módulo novo, é necessário soltar a guarnição e montá-la primeiro no bocal do tanque.

 

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11. Na instalação do módulo no bocal tanque, basta observar a posição correta da flange em relação às mangueiras e conector do chicote. Estando na posição correta, rosqueie de volta a porca plástica com a ferramenta especial.

 

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12. No momento de religar as mangueiras, observe para não inverter a de entrada com a de saída.

 

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13. Por fim, basta religar o conector e colocar o guarda-pó para evitar a entrada de sujeira na região.

 

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5 comentários em “Troca do módulo do tanque de combustível do Celta

  1. Já tirei e coloquei várias vezes e a marcação do meu celta 2005 não funciona direito. Quando está com apenas três traços no marcador ele para e se deixar dá pane seca e ele não marca. Porém com a bóia do lado de fora e conectada ao chicote o marcador obedece. Marca cheio, meio tanque, vazio.. etc. O que pode ser?

  2. Fiz uma troca do sensor de nível e da flange com a mangueira sanfonada, foi muito trabalhoso, mas deu tudo certo. Montar o sistema completo é bem mais fácil e rápido.

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