Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Mercado Digital: Informação ao alcance de mecânicos e consumidores

Informação ao alcance de mecânicos e consumidores

 

Mercado de reparação automotiva está cada vez mais conectado à internet, principalmente, os elos mais importantes da corrente: o consumidor final e o profissional da reparação

 

Pesquisas apontam que o aumento do uso da internet cresce exponencialmente no Brasil. Os números divulgados em 2015 pelo Comitê Gestor da Internet (CGI) revelam que 55% da população brasileira acima dos 10 anos de idade tem acesso à internet, seja pelo computador (de mesa ou laptop) ou pelo celular (1). Isso equivale a mais de 94 milhões de pessoas. Em 2008, apenas 34% da população na mesma faixa etária fazia uso da rede. Evidentemente, números tão significativos possuem impacto direto em um mercado tão relevante quanto o automotivo. Se você é mecânico, basta utilizar o senso comum para pensar com a cabeça do seu cliente: é muito mais fácil fazer uma pesquisa comparativa na internet do que uma pesquisa “física” andando ou telefonando de oficina em oficina, de loja em loja. Nos Estados Unidos, cujo mercado automotivo é modelo para o restante do mundo, 7 em cada 10 consumidores pesquisam preços de autopeças na internet, mesmo que a compra seja concluída em uma loja física (2). No Brasil, o consumidor cada vez mais utiliza a internet para se respaldar na hora de fechar um negócio. Hoje, o mecânico precisa acompanhar esse ritmo e aproveitar as oportunidades que esse novo cenário traz até a oficina.

 

ed264-mercadodigital1

 

ed264-mercadodigital2

 

Nossa página do Facebook (facebook.com/omecanico), também atualizada diariamente com o conteúdo do Portal e do canal O Mecâniconline no YouTube, ultrapassou as 423 mil curtidas em março de 2016, mostrando a força do público interessado em reparação dentro das mídias sociais.

 

Celular ou tablet

Um dado importante: ao contrário do que o senso comum faz imaginar, o dispositivo mais utilizado para acessar a internet, por 76% dos usuários, foi o telefone celular. O computador de mesa fica em segundo lugar, com 54% e o notebook em terceiro, com 46%(1). Tendo em vista esse aspecto, todo o conteúdo publicado na Revista está disponível para tablet e smartphone, na íntegra, via aplicativo na App Store ou Google Play, dependendo do sistema operacional. Os acessos já somam mais de 205 mil visualizações e mais de 56 mil usuários únicos apenas nessa ferramenta.

 

Vídeos online

O programa O Mecâniconline, que existe desde 2007, é o canal da Revista para os vídeos técnicos em parceria com as principais fabricantes do setor automotivo. Desde 2013 hospedado no YouTube, o canal tem 31,9 mil inscritos e ultrapassou a marca de 5,4 milhões de visualizações em seus vídeos somados. O tempo médio de visualização de cada vídeo é de 5min20s, deixando claro que o conteúdo é qualificado e gera um alto retorno em audiência. Ainda, utilizamos ao final de cada matéria o recurso do QR Code para unir a edição física ao conteúdo expandido dos vídeos e do Portal.

ed264-mercadodigital3

 

ed264-mercadodigital4

 

Referências
(1) Fonte: https://www.cgi.br/media/docs/publicacoes/2/TIC_Domicilios_2014_livro_eletronico.pdf
(2) Fonte: https://storage.googleapis.com/think-emea/docs/old/auto-aftermarket-digital-driver_research-studies.pdf

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php