Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Entrevista: Disseminação de informações técnicas é imprescindível

Armando Diniz, diretor do Maxxi Training, conta como funciona os treinamentos do novo projeto promovido pelo Grupo DPaschoal, e que estreita o relacionamento entre mecânicos e fabricantes de autopeças por meio da disseminação de informações

12786

O Mecânico: O Grupo DPaschoal criou um novo segmento de negócios voltado para aplicadores chamado Maxxi Training, o que é o programa e porque foi criado?
Armando Diniz: Fundada em agosto de 2011, o Maxxi Training é a uma divisão do Grupo DPaschoal, voltada ao ensino, capacitação, e atualização profissional do setor e tem como objetivo atender à carência do segmento automotivo no Brasil. A missão do Maxxi Training é desenvolver métodos que promovam e ofereçam conhecimento aos profissionais do setor automotivo brasileiro e, com isso, possibilitar a independência técnica necessária para que supram as necessidades do mercado, abrangendo todos os veículos, incluindo os mais recentes, a fim de fortalecer seu negócio, a produtividade e a lucratividade no futuro.

O Mecânico: Qual o formato dos eventos? A participação dos fabricantes é muito importante nesse momento?
Armando: A principal ação do Maxxi Training para capacitação dos profissionais são as Feiras do Conhecimento, com workshops realizados em parceria com fabricantes de produtos e serviços do segmento automotivo. Nesses encontros são abordadas questões técnicas de diferentes áreas, como sistema de freio, suspensão, injeção eletrônica, retentor e juntas, reparo de bombas, barramentos e direção, motor e pneus. Existem também módulos focados na gestão empresarial. A participação dos fabricantes é de extrema importância, afinal, são eles os desenvolvedores das tecnologias, sendo assim, os mais capacitados para explicarem e tirarem dúvidas sobre os novos produtos.

O Mecânico: Como é feita a divulgação dos eventos entre aplicadores e como eles podem ter mais informações e participar?
Armando: Os eventos são divulgados através da mídia, o envio de textos e convites para os jornalistas, que também podem participar do evento, caso tenham interesse. Além da divulgação na imprensa, enviamos convites para os clientes do Grupo DPaschoal. Também usamos as nossas redes sociais e o site do Maxxi Training.

O Mecânico: O mecânico tem participação efetiva nos eventos em quais sentidos?
Armando: Em todas as feiras, convidamos os mecânicos cadastrados e enviamos os convites para novas turmas, afinal, quanto mais o Maxxi Training disseminar conhecimento, melhor. Os próprios participantes de edições anteriores têm colaborado repassando informações para outros profissionais do ramo, que, consequentemente, se interessam em participar.

O Mecânico: Onde foram realizados os treinamentos até agora, a ideia é fazer quantos em 2013 e em quais cidades?
Armando: Iniciamos este projeto com as “Feiras do Conhecimento” em agosto de 2011. Até o momento, já realizamos 26 feiras em várias capitais do Brasil, além de Campinas, Ribeirão Preto e Presidente Prudente. O sucesso é muito grande, atingindo mais de dez mil capacitações. Até hoje, não existem registros no mercado automotivo que comprove tamanha movimentação em prol da capacitação destes profissionais. A expectativa para o ano de 2013 é realizar 35 feiras e 30 mil capacitações, através das feiras.

O Mecânico: No final do ano passado o Maxxi Training completou 1 ano. Qual o balanço desse programa e quais as expectativas para 2013?
Armando: Temos um balanço muito positivo, já que o número de interessados em participar vem aumentando. A avaliação dos participantes também tem sido fundamental, e nas últimas edições fomos muito bem avaliados pelos aplicadores. Sempre destacam que a atualização de conhecimento levada pelo Maxxi Training é extremamente importante para que eles não cometam erros e sejam assertivos com seus clientes.

O Mecânico: O programa está expandindo também pela internet, como será realizado? Qual a expectativa de participações e de abrangência? Como o aplicador pode participar?
Armando: Em 2013, será lançada a ferramenta e-learning para oferecer cursos e treinamentos online. Por enquanto, só fazemos a Feira do Conhecimento presencial. Serão 5 módulos: 3 técnicos e 2 de gestão empresarial.

O Mecânico: Qual a importância desse treinamento para o aplicador, em sua opinião, ele é carente de informações técnicas?
Armando: A iniciativa surgiu como resposta à crescente complexidade tecnológica do setor automotivo. Com os avanços e grande variedade de produtos, cada vez mais o mercado sente a falta de profissionais atualizados. O aplicador devidamente capacitado fará uma instalação mais eficiente, aconselhará adequadamente o cliente a trocar componentes apenas quando de fato houver necessidade e se atualizará com o que o mercado oferece hoje, sendo mais assertivo na sua aplicação. O foco é “a peça certa do jeito certo”.

O Mecânico: Qual o perfil dos participantes?
Armando: O perfil dos participantes é composto por 80% de aplicadores e 20% de gestores, sendo que a grande maioria, 35%, já tem de 6 a 10 anos de experiência no mercado. Profissionais iniciantes, que possuem de 1 a 5 anos de trabalho, representam 28% do público participante. Quando separados por idade, a maioria dos profissionais estão na faixa etária de 21 a 25 anos (20%), seguidos da média 31 a 35 anos (18%) e, logo após, acompanhados pelos participantes com idades entre 26 a 30 anos (17%).

O Mecânico: E quanto a parte administrativa do centro automotivo, esse assunto também é abordado no Maxxi Training?
Armando: Sim, estamos incluindo os módulos de gestão empresarial, em parceria com grandes empresas do setor para que as oficinas também evoluam no seu desempenho. Além dos cursos técnicos, são oferecidos cursos adicionais no Maxxi Training como o de gestão de estoque, financeiro, produtividade da equipe, tendo como parceria alguns órgãos como SENAC, SENAI, SEST/SENAT e SEBRAE, que nos auxiliam em conteúdo e forma de disseminar aos participantes.

O Mecânico: O portal vai ajudar na disseminação de informações e no estreitamento das relações com os mecânicos?
Armando: Atualmente divulgamos online as Feiras do Conhecimento através do site e redes sociais como Facebook. Com isso, deixamos o aplicador informado da agenda de cursos para que se programe em participar. Para mais informações, acesse: https://www.feiramt.com.br/SitePages/home.aspxou https://www.facebook.com/FeirasDoConhecimento

O Mecânico: Existem outros projetos para o Maxxi Training em 2013, quais são?
Armando: Em 2013 já começamos com a equipe de Gerentes da DPK realizando cursos, sempre com novidades para os participantes. Temos também o projeto da “Livraria Conhecimento Automotivo”, onde montaremos uma coleção de livros que serão usados para consultas sobre o mercado automotivo. Ainda na área de cursos, vamos incorporar o Curso de Mecânica Básica para Mulheres em nosso cronograma.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php