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Diagnóstico de pressão de óleo em motores VW

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Veja dicas de manutenção e procedimento de diagnóstico do sistema de lubrificação dos motores AT 1000 e EA 111 da Volkswagen, que equipam os veículos das linhas Gol e Fox

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Para o mecânico que está preocupado com a qualidade de seu serviço e com a segurança de seus clientes, não basta apenas trocar o óleo e o filtro como garantia de que o sistema de lubrificação do motor do carro está reparado. Muito menos trocar a bomba de óleo em qualquer diagnóstico de perda de pressão no circuito. Se o carro chega à oficina com a luz de óleo acesa, fique atento: o problema pode ser bem mais complicado do que parece.

O supervisor de treinamento da Nakata, Eduardo Guimarães, comenta que é uma prática comum condenar a bomba de óleo injustamente em casos de perda de pressão no circuito de lubrificação. “Muitas vezes, não é necessária a troca da bomba de óleo, mas, sim, a reparação completa do motor”, declara. O especialista detalha que folgas excessivas nas bronzinas de biela, nas bronzinas de mancal e no comando de válvulas podem ser os problemas culpados – e de nada vai adiantar trocar a bomba de óleo se essas folgas não forem corrigidas.

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“É importante ressaltar que a bomba de óleo não gera pressão, mas, sim, vazão de óleo. O que gera pressão no sistema são as restrições de óleo”, explica Eduardo. As restrições a que ele se refere são as folgas do circuito no virabrequim, no bloco e no cabeçote, e que determinam a pressão no circuito. Caso as folgas estejam acima do especificado, o motor precisa passar por manutenção.

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Diagnóstico com plastigage

Existem alguns métodos para verificar a folga radial de bronzinas. Caso sua oficina não disponha de ferramentas de precisão, o uso do plastigage é uma alternativa confiável. A fita plástica faz a medição do espaço entre as peças através de seu esmagamento.

No caso dos motores Volkswagen derivados da linha EA 111, que equipam diferentes versões e veículos das famílias Gol e Fox (como o AT 1000 8 válvulas, AT 1000 16 válvulas e EA 111 1.6), as folgas de biela e de mancal devem ser de três centésimos de milímetro (0,03 mm). O processo de medição mostrado nesta reportagem foi feito em um conjunto AT 1000 8V pelo especialista da Nakata, Eduardo Guimarães.

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1) Remova os parafusos de fixação da capa do munhão. O mesmo processo se aplica à capa de biela (moente).

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2) Corte um pedaço da fita plástica (plastigage) da mesma largura da bronzina.

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3) Limpe a superfície da bronzina e a superfície do colo de virabrequim.

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4) Posicione novamente a capa do munhão de forma que a fita plástica fique perpendicular (sentido da largura).

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5) Aplique o torque especificado pelo fabricante nos parafusos da capa do munhão. Em seguida, retire novamente a capa.

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6) Observe o esmagamento da fita plástica na superfície do munhão. Para medir a folga, utilize o gabarito na embalagem do plastigage. O valor aproximado de 0,051 mm indica que a folga deste motor está acima do especificado, o que pode causar perda de pressão de óleo.

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7) Para confirmar o diagnóstico, faça a medição das folgas radiais de bronzinas nos munhões restantes e moentes, além das capas do comando de válvulas.

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Válvulas reguladoras na bomba e no cabeçote

Apesar de não ser responsável por gerar pressão, a bomba dos motores VW AT 1000 e EA 111 1.6 controla o circuito através de uma válvula reguladora que limita o valor em aproximadamente 5 bar. “Quando existe diferença de viscosidade do óleo conforme o aquecimento do motor, a válvula reguladora compensa essa diferença para limitar a pressão inicial”, explica Eduardo.

O especialista detalha que, se a válvula reguladora não existisse, no momento em que o motor fosse ligado, a pressão no sistema daria um pico de 8 ou 10 bar, o que poderia causar desde o rompimento da junta de vedação de borracha do filtro até a ruptura do radiador de óleo.

A válvula reguladora pode ser afetada por sujeira vinda de formação de borra e/ou oxidação do óleo. O acúmulo de sujeira pode travar o êmbolo. Se a válvula travar fechada, a pressão pode subir excessivamente e causar os problemas citados. Se a válvula travar aberta, conforme o motor aquece, a pressão vai cair até que fique abaixo do recomendado pelo fabricante do veículo. No entanto, antes de condenar a válvula – e a bomba, consequentemente – é necessário fazer o diagnóstico no motor com o manômetro.

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Já uma válvula localizada no cabeçote, próximo ao bocal de abastecimento de óleo, é responsável por manter a pressão para garantir óleo suficiente para o comando de válvulas e tuchos. No entanto, essa peça pode também apresentar acúmulo de sujeira e dificultar a passagem de óleo, causando queda de pressão. Por isso, Eduardo recomenda que, em caso de problemas de lubrificação no cabeçote, essa válvula de retenção seja examinada e, se necessário, substituída.

Diagnóstico através de teste com o manômetro

O valor de pressão nominal de óleo varia de motor para motor. No caso dos motores VW AT 1000 e EA 111 1.6, a medição através do manômetro deve registrar o valor de 2 bar com o motor em 2.000 rpm e aquecido a 90°C. Nesta operação, foi utilizado um manômetro de duas vias, capaz de medir a pressão em dois pontos diferentes do motor ao mesmo tempo.

1) Com o motor frio, faça a instalação do adaptador do manômetro na saída do filtro de óleo. Remova o filtro e coloque o prolongamento da rosca no conduto de óleo.

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2) Depois, posicione o adaptador com a vedação voltada para o bloco e a conexão da mangueira do manômetro para baixo.

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3) Recoloque o filtro sobre o adaptador e conecte a mangueira do manômetro. A medição da pressão atrás do filtro corresponde à vazão que vem da bomba, portanto, se houver problema na região, será diagnosticado pelo valor medido nesse ponto na partida do motor.

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4) Remova o pressostato do circuito de lubrificação (conhecido popularmente como “cebolinha”) e insira o adaptador para a conexão da mangueira do manômetro.

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Obs: O pressostato é o responsável por alertar o gerenciamento do motor da queda de pressão no circuito de lubrificação. A informação gravada na peça indica que, abaixo de 0,6 bar, a luz de baixa pressão do circuito de óleo é acionada no painel.

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5) Na partida do motor, a pressão do óleo vai a 4 bar, valor considerado normal. Conforme o motor atinge a temperatura ideal e é levemente acelerado a 2.000 rpm, a pressão no bloco desce a 2 bar e, no cabeçote, se estabiliza em 1,8 bar. A pequena diferença também é normal. Eduardo comenta que, se o motor estivesse com desgaste nas folgas, a pressão na partida seria a mesma. Mas, conforme o motor fosse aquecendo, a pressão no cabeçote poderia descer a 0,2 bar e, atrás do filtro, cairia para 0,8 ou 1 bar.

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Dicas de instalação da bomba

Caso a troca da bomba de óleo seja necessária, verifique os seguintes pontos para garantir a qualidade da manutenção.

1) Verifique a planicidade do assentamento da bomba de óleo em relação ao bloco. A vedação, através da junta, é essencial, assim como a vedação do pescador, para impedir a entrada de ar no sistema. A bomba também deve ser montada sempre carregada de óleo, preenchendo todos os espaços entre as engrenagens.

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2) A vedação do sistema também depende do filtro de óleo. A junta de borracha do filtro deve ser lubrificada com o próprio óleo antes de ser montado. Na instalação, não deixe o filtro totalmente apertado, a princípio, porque pode haver ar entre a bomba e o filtro.

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3) O pescador também não pode estar obstruído por deformações do cárter. Observe se não há amassados que possam estar tapando a ponta do pescador, que também é responsável pela pré-filtragem do lubrificante.

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4) Nos motores AT 1000, se observa a presença de pinos-guia para fazer o encaixe correto da bomba. Importante também fazer a centralização da peça com o virabrequim, evitando o desgaste prematuro da carcaça. Para isso, posicione a bomba e gire o motor para que a bomba se acomode. Apenas então faça o aperto definitivo dos parafusos de fixação. “Isso faz com que o centro nominal da bomba coincida com o centro nominal do virabrquim”, explica Eduardo.

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Mais informações: Nakata (11) 3602-8081

104 comentários em “Diagnóstico de pressão de óleo em motores VW

  1. Bom dia! Fox 1.0 Trend 2010/2011 pela manhã na primeira partida depois de aproximadamente uns 2 minutos, começa a bater tuchos por alguns segundos e depois normaliza, sempre faço as trocas de óleo no tempo correto uso 5w50, da libras, estive em várias mecânicas e opinião diferente uns disse que tem que abrir fazer uma descarbonização e trocar os tuchos, outro disse que e válvula de retenção do óleo! Alguém pode me sugerir uma situação, ou uma opinião diferente destas aqui?

  2. Tenho uma Saveiro 2015 fiz o motor completo troquei todas as peças mas a luz continua acendendo.sou mecânico preciso de uma luz.

  3. Bom dia, meu nome é Sergio, a luz de óleo do meu crossfox 2008 começou a acender na marcha lenta do motor que gira entorno de 900 rpm, emergencialmente paguei pela troca do senso que estava com vestígios de óleo e ainda era original, a luz apagou e poucos quilômetros depois voltou a acender.

    Fui a outra oficina, paguei pela limpeza do carter, troca de óleo e do filtro de óleo, ao ligar o carro o sensor novo continuou acendendo, o mecânico queria abrir o cabeçote, solicitei que antes de abrir o cabeçote fizesse o teste de pressão (nem sei se o manômetro estava aferido) e ao ligar o motor frio a pressão estava em 3bar, após o aquecimento e 4 partidas da ventoinha a pressão na lenta a 900 rpm caiu para 1bar, troquei novamente o sensor RDO D43056 pelo sensor 3-rho 3387 e o alarme parou de acender, acredito que se o carro estivesse com os 2000 rpm recomendados poderia atingir os 2 bar com facilidade, acha que a a pressão realmente subiria se o mecânico tivesse acelerado o motor para 2000 rpm ?

  4. P0sso troca a bomba de oleo da acionada por corrente,pela atual com a troca do eixo de manivela e o pescador.

  5. Boa noite! Tenho um Golf Sportline 10/11 e começou a acusar no painel a pressão do óleo, então levei na concessionária e falei do ocorrido (pois sempre foi feita revisões na concessionária) trocaram o óleo e fizeram o teste trocando a cebolinha, mas continuou acusando no painel, e então agora eles me falaram pra trocar a bomba do óleo e disseram que pode não ser ela e que talvez tenha que mexer em mais coisas… Não teria um diagnóstico mais preciso para isto ??
    Obrigado desde já!

  6. Olá, infelizmente não conseguimos fazer o diagnóstico a distância. Recomendamos que você procure um mecânico especializado para avaliar o veículo.

  7. Meu Fox 1.0 2006 troquei o óleo tem umas duas semanas hoje fui sair chegando de 3/4 marcha ele faz um tek tek que baixa do nada E depois volta bem baixinho fui no mecânico ele me falou ora ir verificar a pressão do óleo o que pode ser este barulho carro tá normal com força andando apareceu do nada sabe esse barulho

  8. Olá, infelizmente não conseguimos fazer o diagnóstico a distância. Recomendamos que você procure um mecânico especializado para avaliar o veículo.

  9. joao batista…tenho um fox 1.6 2014 e a luz do oleo ta acendendo e tamem um alarme sonoro aparece…procurei um mecanico e ele ouviu o motor e de cara disse que precisa abrir o motor para talvez fazer retifica…achei estranho..ja que o carro ta rodado uns noventa mil km. Estou em duvida em deixar abrir o motor…tenho outra alternativa?

  10. Tenho um gol g5 2012/2013 quando estou na rodovia ele acende um alerta no computador de bordo pressão do óleo o que pode ser ??

  11. Olá tenho 1 fox 1.0 ano 2009 , a luz do oleo começa a ocilar quando esquenta, ou seja depois de uns 20 minutos somente na lenta . Quando acelero ela apaga, fizemos o tente com a pressao , somente na lenta esta lubrificando com 1 bar na magueira de pressão. Tem alguma sugestao ? pois comprei o carro recentemente ele esta 135.000 e o antigo dono estava usando o oleo viscosidade 10w40, estou pensando em usar 5w40 original de fabrica, fazer um fush antes e usar militec, sera que resolve ?

  12. Bom dia. Meu gol acendeu a luz de pressão do óleo, porém estou em um lugar que não posso parar, posso andar alguns km até chegar em casa?
    Tem 130.000 km e sempre coloquei o oleo original Castrol 5w40 e sempre troco antes de vencer + filtro.

  13. Boa noite a 6 mesesnoeghei uma spacefox 1.6 ano 2011 nao tenho sussego se andar 20 min elamapita ontempo todo pressao do óleo desligue o motor.. acendeu a liz de ignição gastei 1800.00 na junta do cabeçote e mais varias outras pecas.. saiu a oficina faz mais barulho q antes ninghem sabe nada estou ficando maluca ja com esse barulho nao sei se continuo andando ou paro.. se é grave ou nao..

  14. boa tarde tenho uma spacefox 2010/2011 com 300,000 km rodados a uns três meses ele queimou a junta do cabeçote retifiquei o cabeçote poem ele começou a acender a luz de pressão de oleo num espaço de media 200km e so foi sendo mais constante ate que semana passada queimou a junta novamente ai comprei um cabeçote novo porem agora quando o motor esta abaixo de 2.000 giros ele acende e quando passa os 2.000 ele naoi acende o que pode esta ocasionando isto

  15. Oi tenho um voyage .. ele esta fazendo um barulho estranho .. e o card perto da bomba de oleo esta amasado pegando na bomba sera que e posivel de ta pegando na bomba e nn ta mandando oleo pro motor

  16. O problrma são esses lixos da VW que só o Brasil aceita desde 2008 esses motores dão pau. Sou mecanico a 11 aanos e falo com propriedade de causa. O problema esta no projeto do carro por mais que o mecanico seja bom e faça tudo que a resvista mostrou o material desse motor E111 não lresta é um lixo. Sempre vai dar problema vc vai arrumar vai ficar bom mas no futuro vai estourar de novo.
    Esses cartos deveriam ser proibidos a venda no pais. Mas brasileiro é burro se apega a nome só por que o fusca era bom a 50 anos atrás e o gol quadrado a 30 vcs acham que tudo que a marca faz é perfeito? Já foi essa epoca.

  17. Tenho uma Saveiro Trooper G5 1.6 2010/2011.
    Um tempo atrás deixei o reservatório de água aberto e esqueci de fechar .
    Acabou que queimou a junta do cabeçote.
    Mandei arrumar e depois de uns meses começou indicar pressão do óleo .
    O mecânico foi olhando passo o que podia estar fazendo isso acontecer.

    Olhar cê a cebolinha podia ser e não era tava ok.

    Trocou a bomba de óleo e nada de resolver .
    Por fim mandamos retificar .

    Aí quando estava montando o mecânico que tinha que trocar a bomba de água ,pegamos e trocamos .

    Montou e ainda está aparecendo a anomalia pressão de óleo. Que isso …

    Aí ele olhou e falou que como retificou e a pressão muda tinha que trocar a cebolinha, peguei comprei original e nada de resolver .

    Ainda continua o poblema .

    O que será isso se foi feito tudo certinho .

    Preciso de ajuda

  18. Boa tarde eu tenho o meu carro, Yaris quanto medo a trabalhar em andamento depois de uma hora o piloto de oleo do motor fica acesa, quero que me ajude a perceber o que que faço será é bomba de oleo??

  19. Tenho um polo 1.6 sedan uma bostanunca mais quero esse carro ou dessa fabrica uma porcaria bive ma oficina agora a luz de olho fica piscando acima de 4mil giros …vou tentar arrumar e sair fora dessa porcaria de carro Vw ninca mais na minha vida …voltar para fiat palio tive um por 10 anos nu ca me deu dor de cabeça ….

  20. Tenho um polo 1.6 sedan nunca mais quero esse carro ou dessa fabrica uma porcaria bive ma oficina agora a luz de olho fica piscando acima de 4mil giros …vou tentar arrumar e sair fora dessa porcaria de carro Vw ninca mais na minha vida …voltar para fiat palio tive um por 10 anos nu ca me deu dor de cabeça ….

  21. A viscosidade do óleo altera a pressão??? Troquei o óleo. Coloquei a mesma referência do original 5W40. Não rodei nem 100km , e o carro começou a avisar sobre a pressão. O mecânico afirmou que era a viscosidade e trocou novamente o Óleo pelo da marca Mobil.

  22. Você praticamente fez um serviço meia sola, metade do motor – metade ficou com ajustes finos e a outra desgastada. Fazer motor é repará-lo por inteiro. Assim, todo o conjunto móvel interno do motor tem suas folgas e desgaste igualados.
    sempre tive veículos vw, nunca tive dor de cabeça, pois sempre fiz as manutenções de forma correta e não meia sola, tentando economizar reaproveitando peças usadas.

  23. Boa noite amigo, conseguiu resolver o problema do seu carro, pois o meu CrossFox está do mesmo jeito.

  24. Tenho uma saveiro ap 1.6 a alcool começou r a luz do oleo e o nivel esta. Mandei trocar oleo e e me que nao tinha do carro… Vcs sabem me dizer se filtro de outro carro serve no ap? Sera que o trocador nao usou o filtro ?

  25. Eu fiz o motor do meu Doce Fox 2013 recibir hoje o carro troquei também a bomba de óleo, cabeçote botei o melhor óleo e continua acusando pressão de óleo já não sei mais o que fazer

  26. Se a matéria é sobre o sistema de lubrificação, por que não há pelo menos menção sobre os “jet coolers”?

  27. Tenho gol 97 mi 1.0 já troquei dois filtros de óleo e na manhã qdo da a partida jorra óleo pela borracha do filtro, perdendo TD o óleo ode me ajudar??

  28. Gol G5 acendendo a luz do óleo em lenta com 30 mil km. Foi feita retifica do cabeçote e troca de comando. Agora com 60 mil km está acontecendo de novo. Esse motor é um lixo. Cuido até mais do que deveria. Só óleo original, que vale o olho da cara, troço a cada 6 meses, uso etanol regularmente, revisões todas em dia…

  29. boa tarde tenho um gol 1.0 16v a luz de oleo pisca no painel quando o motor esta quente , parte de baixo td novo e cabeçote retificado montei a bomba de oleo sem a junta apenas com silicone sera q isso pode ser a causa , tambem sei q os tuchos não estão todos bons, ja troquei a bomba de oleo, valvula de retenção e a cebolinha vc tem alguma dica .obg

  30. Bom dia,

    Eu tenho um jetta tsi 2012 e estou com um problema em que acende a luz EPC no painel, ao passar o VCDS tenho um código de erro acusando o sensor da pressão do óleo, mas a luz do óleo não acende no painel. O problema ocorre sempre quando a temperatura do óleo está acima de 120 graus e estou andando acima de 5.000 RPM.
    Já troquei os dois sensores de pressão do óleo, troquei óleo e filtro, tirei o cárter e verifiquei o pescador e nada adiantou. Levei em dois mecânicos e eles falaram que ao testar a pressão com o manômetro, ela a princípio está ok, mas eles não rodaram com o carro nas mesmas condições que citei para verificar a pressão.
    Sabe me dizer se é o caso de abrir o cabeçote e verificar as folgas? Mesmo não tendo a luz do óleo acesa?
    E você sabe me passa as especificações de pressão e folga desse motor?

  31. Estou com um Gol 2015 1.6 e esta chegando aos 70.000 KM dos 65.000 KM p cá estou percebendo que quando o motor esfria e vou da a partida a luz do oleo demora uns 2 segundos para apagar e faz um barulho de como se não estivesse oleo sempre usei o oleo Castro GTX Magnatec 5w40 profissional com o final 888 ontem troquei o oleo e coloquei o original da VW o Max oleo 5 w 40 final 888 e o filtro de oleo original tambem e ainda sim continua e detale sempre respeito o intervalo das trocas de oleo. e um outro detalhe é que antes eu consegui ir no trageto misto entre estrada e cidade trocava o oleo com 6.000 a 7.000 km essas 2 ultimas troca de oleo fui obrigado a trocar com 2.000 e 2.500 km estou ate com medo de andar no carro sendo que em breve ter que trocar o motor do carro

  32. Tenho um gol 1.6 2010 e quanto está quente a luz de oleo óleo da umas piscadas e para aí eu coloquei o manometro para fazer o teste com o carro andando porque com o carro parado mas porém quente a pressão e 2 bar mas com o carro andando a pressa do oleo em marcha lenta vai para 0.7/0.8 bar e em alta rotação não passa de 2 bar alguém podia me enforma se isso está correto ou não
    Obrigado

  33. Tenho um fox 1.0 2011 levei na autorizada e trocarao a bomba pescador cebolinha e problema continua me disserao q vai ter q mexer motor. So q ele so apresenta a mens. Qd o carro ta pouco acelerado se ando bem n acende se reduzo a velocidade acende. Sera q tenho q mexer no moto

  34. Só que não carrega os tuchos quando quente vai para 0,8bar ,quando acelera vai para 2bar mas continua sem carregar os tuchos ,e quando quente andando com o carro perde a força fica frouxo

  35. Boa tarde tenho um gol at 1000 8v frio funciona normal esquentava começava bater os tuchos é acender a luz de óleo troquei a bomba de óleo ficou bom 1 mês,resolvi mexer no motor troquei anéis bronzinas mancal,biela , ajustamos o cabeçote, agora ele frio da 4bar no manômetro

  36. Tenho um jetta 2011/2012 tsi com 130 mil rodado. Estava queimando óleo e aproveitei pra fazer revisão geral, troquei kit de corrente, descarbonizaçao do motor, troca das válvulas, fez cabeçote e até mesmo a troca da bateria mas rodei apenas uns dois dias, Pq coloquei o carro na garagem e da noite pro dia o carro não ligou, segundo o meu colega, também mecânico, informou que era a corrente q havia se soltado ou pulado dente, mas como não podia abrir pra vê devido a garantia da Oficina que fez o serviço. O carro voltou pra Oficina, que me cobrou mais mil conto Pq teria q desmontar novamente, devido o acúmulo de sujeira na bomba de óleo. Rodei uns 3 dia, de casa até a igreja, não deu 200 km, e começou a acender a luz de injeção e avisando pressão baixa do óleo. Desmontou o motor todo novamente e virou pra mim e disse q minha bomba de óleo é o problema: (… 40 dias que eu to nessa luta. O carro nunca apresentou problema de injeção e scanners havia dado um erro referente a cebolinha. Me ajudem: (… o óleo recomendado é 5w40 e das vezes q ele teve q refazer o carro ele usou 5w30, que segundo ele trabalha melhor

  37. Boa noite tenho uma saveiro 10\11 o motor não apresenta barulho algum porém da que está com baixa pressao de oleo oque pode ser ?

  38. SIMPLES!
    Voyage 2011, 125mil km, bem cuidado.

    O meu comecou a apitar baixa pressao intermitentemente. Parei, examinei tudo, nivel do oleo ok. Ele nao baixa oleo.
    Como o motor estava quente e lubrificado, fui rodando uns 5km / 10mins ate em casa.
    Em casa examinei tudo, de perto e o Bulbo/Cebolinha estava banhada em oleo por fora. Era a unica peça cheia de oleo em um motor que nunca foi lavado ou mexido.

    Hoje pela manha levei rodando direto numa oficina boa e proxima e pedi para trocarem o Bulbo. Fui rodando pois acreditei que era ali o problema. Estava banhado em oleo por dentro, e com os contatos do fio tambem banhados. Trocado o bulbo. Resolvido.

    Pelo que vi e conversando com taxistas, é uma peça comum de dar problema.

    Custo: 25 da peça mais 15 de mão de obra. 20minutos para a troca.

    Da-lhe Volks!

  39. Olá, tenho um Gol Titan G4 1.0 2010/11, sendo que sou o unico dono. Sempre fiz as revisoes nos prazos e nas oficinas autorizada, sempre aplicando o oleo Castrol Magnatec 5W-40 recomendado pelo fabricante. Recentemente apareceu no painel a indicação de pressão baixa de oleo. Nunca tinha apresentado essa indicacao. Ha uns 2 dias antes do aparecimento do alarme, fiz manutencao no carro, onfe foi trocado uma vedacao da direcao, trocado oleo, filtro de oleo, retirado carter e feito limpeza nele e no pescador (ambos estavam limpos, sem sujeira ou borra).
    Essa indicação da pressao baixa de oleo pode ter relação com a manutencao feita anteriormente? Ou essa indicação poderia ser outra(s)coisa(s)? O que devo verificar primeiro?

    Atenciosamente,
    Milton

  40. TENHO UM GOL G5 ROCK IN RIO 2012, TIVE QUE FAZER A PARTE DE BAIXO DO MOTOR COM 30.000 KM, E AGORA COM 35.000 TA DANDO PRESSÃO DE OLEO NÃO CONSIGO ANDAR COM ELE, JA TROCAMOS A BOMBA DE OLEO E A]CEBOLINHA E NADA RESOLVE..
    Volkswagem nunca mais na minha vida..so deu problema esta droga.
    Tenho uma Ecopsort ha 06 anos sem problema e um Pailo sem problema alguns ..

  41. Boa tarde, tenho um gol g3 16 válvulas, ele está apagando e batendo válvulas, no entanto a temperatura não sobe e não liga luz de óleo no painel tbm.

  42. meu gol g4 2010/11,quando ta com o motor quente,pisca de vez enquanto a luz de óleo quando esta em baixa rotação.já mandei limpar o pescador troquei a cebolinha,medir a pressão nos cilindros mais ta a mesma coisa,troque ate o conector do sensor de óleo,o que eu faço?

  43. tenho um saveiro cross 16v 2014…ta baixando oleo a cada 3 mil km….oque pode ser…nao acusa nada no painel e nem tem barrulho e nao ta jogando oleo pelo escape…alguem pode me ajudar…obg

  44. Boa noite tenho um gol G5 2010 com aluz acendendo em baixa. Foi feito a parte de baixo retifica de biela bronzinas mandrilhamento do bloco bomba de óleo nova parte de cima não foi feita, o mecanico montou tudo testou e me liberou o carro não andei nem 1 dia com ele e voltou a acender a luz. O mecanico falou q tinha q trocar comando foi feito a troca e acentamento do colo, liberou o carro andei algumas horas e o problema voltou.
    O que pode ser agora??
    A cebolinha do óleo passa pelo módulo do carro? Seria necessário resetar o módulo ou não tem nada a ver?
    Pode ser ar na bomba de óleo?

  45. Boa tarde, a um mês fiz o motor do meu Fox 1.0 ano 2006, foi retificado o cabeçote​ o bloco, foram trocadas várias peças por peças novas, o mecânico me entregou o carro, o mesmo rodou por um semana e deu problema, o mecânico me falou que a bomba de óleo ( nova ) falhou e com o não funcionamento não lubrificar o motor, tive que mandar pra retifica novamente o bloco para alinhar, o cabeçote para recuperar e o virabrequim para retificar e tive que trocar um pistão. Pode realmente a bomba nova ter travado? Como vou provar que foi a bomba e não erro do mecânico?

  46. ola boa noite, tenho um gol power 1.0 , 2005 e o que esta acontecendo ele esta quebrando a bomba de oleo, já troquei a bomba de oleo tres vezes mesmo assim voltou a quebrar , por ultimo agora troquei o vrabrequim e mais outra bomba e mesmo assim quebrou novamente gostaria de uma opiniao tecnica se possivel desde ja muito obrigado.

  47. Tenho um Fox G2 1.0 2010/2011 que começou a acender a luz da pressão há umas 3 semanas e depois de uns dias, começou a fazer barulho. Levei ontem a uma oficina onde fizeram o teste do manômetro e mesmo com o giro a 3, 4 mil o aparelho não passou do 1 no marcador. Uso lubrificante original desde sempre. O carro não ficou porque não tinha vaga mas fui orientada a não andar nele até poder voltar lá. Lendo mais agora e sabendo da gravidade que o problema pode ter, saberia me indicar um oficina mecanica de confiança em São Paulo capital pra resolver o problema?

  48. bom dia tenho um fox 2012 o moto ja foi todo retificado mas continua com perda de presao no oleo

  49. Olá amigo tenho um gol 1.6 a p 97 tô achando que a bomba de olho paro co no Faso pra testa ela mesmo no luga

  50. jair pode ser o oleo que voce esta usando, quando voce da a partida com ele frio faz barulho msm o oleo e muito grosso e demora carregar os tuchos porisso faz esse barulho de mais ou menos 15 segundos

  51. Boa tarde tenho Fox 1.6 uso o óleo original VW mas está com pouca pressão de óleo
    O motor em lenta não faz barulho mas quente faz um barulho de TOC TOC meio alternado que apresenta ser dá parte de baixo do motor
    Troquei​ tuchos e o barulho continua,o mecânico disse que pode ser saia de pistão
    Falou pra retificar completo
    Seria esse o problema
    Obrigado

  52. Bom Dia.
    Tenho um Golf 1.6 2001, e depois de 1 hora de funcionamento do motor a luz de oleo esta piscando o que pode ser?

  53. Eu tenho um gol 1.0 16v power, ele não acende luz de óleo mas na rodovia depois do carro bem aquecido e mantido em uma rotacaçao entre 3 a 4 mil giros ele começa a Bater tuxos, porem é só desengrenar e deixar o motor em rotação inicial que em menos de 10 segundos já para o barulho, já medi a pressão de óleo com o motor aquecido deu pouco acima de 1 bar em rotação de 2 mil giros, neste caso pode ser defeito na válvula de retenção de óleo no cabeçote ? Grato e ótima reportagem

  54. Marcelo, a pressão foi medida com manômetro? O lubrificante original VW está sendo usado? Um abraço.

  55. Boa tarde.
    Tenho uma SpaceFox Fox e ele está apresentando o problema de pressão do Óleo ,no entanto foi feito a retifica do motor e foi trocado os pistões ,entre outras coisas o que pode estar havendo

  56. olá amigo tenho um gol g5 power 1.6 2009/2010, começou aparecer no painel pressão do oleo pare desligue o motor, troquei a cebolinha, ficou uns dias bons começou de novo voltei na oficina tirou todo oleo e fez uma limpeza no carte colocou outro oleo novo e continua do mesmo jeito. o que pode ser?

  57. E ae o meu motor está acontecendo quando atingi a temperatura ideal de funcionamento e depois de uns 10 minutos para apenas um pouco se ouvi, está rajando um pouco a parte de cima do cabeçote quando acelera até os 3000 rpm e já foram trocado tuchos, o comando está um pouco riscado, já foi medido a pressão da bomba, está em 1.9 bar em marcha lenta com o motor quente, óleo utilizado é o 5w40 castrol magnatec e meu motor está com apenas 79mil km, será q

  58. ola boa tarde,tenho um fox ,2008 modelo trend completo e aluz do óleo acende quando eu piso no freio ou na embreagem,pensei vou ligar o ar condicionado pra vê se para, e realmente quando ligo ela não acende mais e ai onde ta o defeito, o mecânico até me disse pra eu trocar o cabeçote que esse problema iria acabar.????

  59. Tenho um Voyage 1.0 e após a troca de óleo e filtro .. diz: luz acesa pressão óleo do motor,
    Desligar o motor, manual instrução..
    Q devo fazer?

  60. e meus amigos acho que todos estão no mesmo barco, tenho um fox que com 45000 rodados deu os mesmo problema, na verdade acredito que são defeitos de fabrica mais aqui e tudo mascarado, e quem paga somos nos.

  61. Amigo tenho gol 2007 e ja estou com km 160.000 e o motor está em perfeito estado parece novo, e tive um outro 97 que rodou 360.000 só deixei porque deu PT obs sem retifica motor ordinais. …..

  62. Tenho um fox 2011 e está com a pressão do óleo baixa e manda verificar o manual , já apareceu umas vezes mas depois de trocar o óleo voltava ao normal mas hj dia 14/01/17 apareceu três vezes mesmo completando o óleo oq eu faço

  63. Bom dia tenho um gol 1.0 ano 2010 modelo 2011 trend geração 5 quando logo ele anda um pouco marca no painel pressao do oleo desligue o motor o que será esse problema é grave

  64. A viscosidade do óleo pode estar caindo com a elevação da temperatura. O óleo é o recomendado pelo fabricante? Um abraço.

  65. Gustavo, meça a pressão de óleo com manômetro. Se não estiver OK, verifique se o óleo é o correto (recomendado pela Volkswagen. Se o óleo estiver OK, trata-se de folga no motor. Um abraço.

  66. Osvaldo, você está utilizando o óleo recomendado pela Volkswagen para o modelo? Um abraço.

  67. José Henrique, o óleo é o recomendado pela VW? Foi retirado o ar da galeria principal? Um abraço.

  68. Luiz Carlos, a válvula de alivio da bomba pode estar travada aberta. A bomba pode estar cheia de ar. Um abraço.

  69. bom dia amigo tenho um gol g3 2000 1.0 16v a uns 3 meses ele começou a bater tuchos mas não acende a luz do óleo, o estranho e que ele bate tucho só quando esta em alta rotação , se eu forço o motor . na hora que eu ligo ele não bate mas depois que eu ando com ele começa a bater e se eu paro ele e mesmo assim deixo o carro ligado ele para de bater , já olhei na tampa do motor não achei vestígio de borra e nem na vareta de óleo, suspeito que poderia ser a bomba que não esta mandando óleo com a precisão que deveria mandar , desde ja agradeço e gostaria muito de uma ajuda pois eu mesmo gosto de fazer a manutenção do meu carro. valeu e obg

  70. Bom dia um amigo tem um gol 1.0 16v turbo e ele fez o motor inteiro so nao trocou o bloco do motor porque de resto trocou tudo e o carro nao da pressa de oleo o que sera que pode ser

  71. Eu tenho um gol g4 2009 já troquei bomba de óleo ,bronzinas de biela anéis, pinos de pistão,tuchos hidráulicos, retífica de cabeçote e mesmo assim problemas de pressão, barulho de saia de pistão ,tuchoa com mesmo problema! Só no Brasil essas empresas fazem oque querem com o consumidor,realmente a VW pisou na bola com esses motores! Pra vender esses carros tem que estar perfeito!

  72. Tenho um fox 2013 com 50 mil km rodados quando ligo ele frio o motor faz um barulho acho que é de válvulas o q devo fazer?

  73. Bruno, são sintomas estranhos para uma bomba de óleo nova. A pressão está sendo medida com manômetro a quente? Que lubrificante esta sendo usado, o recomendado pela VW ou outro diferente? O lubrificante pode estar perdendo viscosidade ao aquecer. E o turbo, foi revisado? Folga no mancal do turbo derruba a pressão de óleo. Esperamos ter ajudado. Um abraço.

  74. precisamos mais dessas informação gostei muito .der outros exemplos com outras ferramentas de precisão ok obrigado.

  75. Muito bom, porém estou com um problema, meu carro é um gol 1.0 16v turbo, fiz o motor novo, tudo zero, peças originais, seguindo as folgas e torque pedidos, cabeçote feito retifica e trocado tudo. E mesmo assim não está com pressão de óleo normal, podem me ajudar!? Obrigado. Att.

  76. Tive o mesmo problema com o meu fox 1.6 2010/2011. Tentei de tudo, troquei bomba, cebolinha e por fim recentemente tive que retificar o cabeçote. Só isso resolveu o problema, pelo menos por enquanto. VW nunca mais. Podem falar o que quiser, mas não tem carro melhor de mecânica que o japoneses ( Toyota / Honda)

  77. meu gol g5 quando aquece na temperatura de trabalho a luz acende .mecanico testou comandode valvula ok. trocou abomba, pescador, sensor original ,brozinas ok.apressao cai abaixo de .3 bar so na lenta,.acelera ai apaga.

  78. Olha amigo eu tbm tenho um gol 1.0 tec 2014 deu o mesmo problema q o seu troquei a bomba de óleo, cebolinha e não resolveu. Resultado : tive q fazer o motor com 30 mil km. 5 mil gastos em um carro q não vale nada. Já tive Fiat, GM e Volks. Tô voltando pra GM pq nunca me incomodei com nada. Volkswagen nunca mais. Ouvi muito dizer que deu bastante problemas os novos motores a partir de 2008 e 2010. É o carro popular mais caro do Brasil e é uma porcaria: sem conforto, o motor ja fundiu, e agr só falta esperar pra ver o próximo problema.

  79. Oi gente,
    ontem 18/07/16 fiz uma grande revisão no carro gol G 4 8V 1.0 2010/2010 com 57.000km ( COMPREI 0KM)

    Além das trocas obrigatórias como óleo e filtros que faço regularmente a cada 6 meses…. troquei tb seguindo orientação do manual, correá dentada, tensor, correá do alternador, pastilhas de freio, cabo de embreagem, velas,cabo de vela,, anti chama, mangueira anti chama,fiz tb o uso do limpar cárter e fui orientada a mudar o tipo de óleo de 5w40 100% sintético PARA 10w40 por causa da quilometragem atual. Então o mecânico me chamou e disse: venha ver, isso aq é a biela do motor..( que até então nunca tinha sido exposto/aberto) me mostrou uma folga e disse que aquela folga ñ devia existir, que aquela peça é 100% fixa, eu perguntei o q isso significava.. ele respondeu: Seu motor pode bater a qualquer hora, devi rodar no máximo de 10 há 12 meses OU MENOS. TOMEI UM SUPER SUSTO.O CARRO É POUCO RODADO E TEM AS MANUTENÇÕES EM DIAS. (Fui até ele por indicação).
    Ele recomendou fazer/levar pra rética e garantiu que o carro ficaria zerinho novamente… e que por ser pra mim isso custaria 1.700,00 (lembrando q nesse mesmo dia já havia gastado 1.000,00 entre peças e mão de obra)

    perguntei pra ele o q poderia ter causado aquela folga e ele disse : desgaste natural, achei estranho.

    o q vcs percebem disso?

    Desde já obrigada
    Monyk
    Salvador-Ba

  80. Eu tenho um fox 1.6 já troquei a cebolinha a carro continua a acender a luz de pressão de óleo, o mecânico mandou trocar óleo foi trocado.Depois de uma hora mais ou menos andando na cidade quando eu tiro o pé do acelerador a luz começa a acender e apitar .pressão de óleo desligue o carro Leia o manual.aguardo resposta valeu

  81. TEM QUE RETIFICAR O COLO DE MANCAL DO VIRABREQUINHO E MANDRILHAR O SEU CABEÇOTE COLOCANDO O COMANDO E FAZENDO O SERVIÇO DE MANDRILHAMENTO PRA FICAR TUDO OK … MAIS INF. ME PROCURE 62 9-91153218

  82. Volte a utilizar o óleo que muitos trocadores de óleo colocam 20w50 sj que aparentemente resolve ou retificar o motor verificando todas as folgas que elas e que gera resistência para gere pressão adequada

  83. Boa noite . Eu tenho uma esportage adiseo marca kia e ela tem muita presao de ar saindo pela vareta de óleo tampa do oléo . E sai muita fumada no escape mas não tem força . . Desde já agradeço

  84. A pressão esta baixa devido a folgas extras no motor, seria necessário desmontar para analisar bronzinas e pistões.

  85. meu amigo tenho hum fox 2011 que star compoblema de pressao de oleo o mecanico fez o teste verificou que a bomb de oleo estar em otimo funcionamento lubrificando certo o motor trocou a cebolinha do carro ao tirar o conector o carro continuou a mostrar pressao baixar troquei a cebolinha e o carro continua a mostrar esse poblema o que eu faco

  86. eu tenho um gol 1.6 que na lenta estava acendendo aluz do oleo botei na oficina e fui informado que houve um bloqueio do oleo no cabesote vao trocar a tanpa de vavula e o cabeçote isto e correto

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