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Detalhes do TU3JP

Poucas alterações separam o motor gasolina TU3JP, que equipa os modelos Peugeot 206 e Citroën C3, da versão bicombustível atual. Acompanhe as dicas de manutenção e desmontagem do conjunto.

Carolina Vilanova

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O motor TU3JP, de 1.4 litro e 8 válvulas, movido a gasolina, responsável por impulsionar os veículos Peugeot 206 e Citroën C3, foi desenvolvido pela Peugeot no ano de 1992 e já contava com componentes construídos com materiais apropriados para receber o álcool. Esse modelo tem quatro cilindros e oito válvulas e atinge a potência máxima de 74cv a 5500 rpm. A taxa de compressão é de 10,5:1 e o diâmetro e curso do pistão é de 75 x 77.

Com capacidade de gerar a potência de 74 cv, o propulsor passou por algumas evoluções ao longo dos anos, sem deixar para trás as características originais que o fazem compacto e eficiente. Primeiramente, o ganho de 8 cavalos de potência pois o programa do calculador fui mudado, assim como o formato do coletor de admissão.

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Não muda nada para os modelos bicombustíveis pois a Peugeot já projetou esses motores para rodarem também com álcool, devido à quantidade de álcool presente na gasolina brasileira. Então o motor passou por pequenas modificações, já que a única alteração visual é a instalação do sistema de partida a frio e outros ajustes efetuados no software do sistema de injeção eletrônica”, explica Alberto Meyer, coordenador de treinamento peças e serviços da Peugeot.

Existem algumas particularidades nesse motor, como a troca de correias que exigem ferramentas adequadas e deve ser feita com o motor bloqueado no virabrequim no momento da retirada da polia, ao invés de utilizar o PMS (Ponto Morto Superior) para encontrar o sincronismo de distribuição. Além disso, a conexão entre velas e bobinas é feita sem cabos, por meio do bloco bobina compacto, uma peça acoplada na parte superior das velas, que reduz a chance de mal contato. Muitas partes foram projetadas em plástico para deixar o motor mais leve, em conseqüência, mais potente. O acelerador é do tipo eletrônico, sem cabo.

Em termos de manutenção, a Peugeot recomenda que as revisões e as trocas de componentes sejam realizadas no prazo determinado no manual do proprietário. Filtros e periféricos, por exemplo, devem ser substituídos a cada 20 mil km, velas a cada 40 mil km e correia dentada a cada 60 mil km.

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Quanto ao óleo lubrificante de motor, é recomendável que seja trocado por meio de sucção através da vareta de medição, desenhada para alcançar o fundo do cárter, pois não é possível esvaziar todo o cárter através do bujão. “Gasolina e lubrificante de má qualidade entopem a descida do óleo e quando coloca lubrificante novo, o velho não sai”, diz.

Entre as ferramentas requisitadas para realizar o serviço estão a trava de volante para soltar a polia dianteira, a trava do virabrequim para montar a correia e trava do comando para achar o sincronismo. “É muito importante ter em mãos o número de série do motor, identificado na plaqueta no bloco do motor, na hora de comprar peças de reposição”, complementa Meyer. Eventuais reparos no motor são necessários quando apresenta consumo excessivo de combustível e lubrificante, excesso de fumaça, carbonização da vela e vibração das bielas.

Procedimento

O processo para abrir o motor TU3JP inicia com a retirada dos periféricos, como motor de partida, alternador, filtros, tubulações e coletores de admissão e de escape. Já a montagem é feita na ordem inversa, seguindo as determinações e torques da montadora.

1) Depois dos periféricos, desencaixe também o conjunto de bobinas, que é construído diretamente no suporte da vela e elimina a utilização de cabos. Esse motor não possui sensor de fase mas um sistema chamado Dephia, que determina a fase de injeção por faísca e as bobinas emitem os sinais para a central eletrônica para localizar a posição do cilindro para trabalhar seqüencialmente.

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2) Em seguida, solte a galeria dos bicos injetores. Na hora da montagem troque os anéis o’ring por novos e não esqueça de passar vaselina antes de encaixá-los, o que evita ressecamento e rachaduras.

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3) Retire a tampa de válvulas. Cuidado com os espaçadores e com o defletor de óleo, para não escorrer lubrificante no coletor. Ao montar, troque o conjunto de junta e borracha que funciona como vedação.

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4) Para ter acesso à correia dentada, remova a capa de proteção e depois solte o esticador e retire a correia. Obs.: Na montagem utilize as ferramentas apropriadas para sincronizar o conjunto com precisão. Nesse modelo, o cilindro não está em PMS no momento de sincronismo do motor. Para encontrar o sincronismo, trave o volante e coloque as polias e a correia antes de dar a tensão. (Foto 4A). Para tensionar, trave a polia e posicione a seta do tensionador na marca determinada. Retire a ferramenta e gire quatro vezes o motor, em seguida, recoloque a trava. A ranhura da carcaça e o suporte do esticador devem estar perfeitamente encaixados, se não coincidir, repita o processo. (Foto 4B). Atenção: gire o virabrequim com cuidado e lentamente, sem forçar, pois o pistão pode bater na válvula e volte o virabrequim, mudando a posição do comando. (Foto 4C).

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5) Remova os parafusos do cabeçote na seqüência de dentro para fora e de forma cruzada. Vale lembrar que os parafusos são elásticos e quando colocá-los de volta, meça-os e certifique-se que obedecem a seguinte especificação: comprimento nominal do parafuso = 175,5 + 0,5 mm e comprimento máximo do parafuso = 176,5 mm. Os parafusos podem ser utilizados apenas duas vezes. A seqüência de aperto é a inversa e o torque de aperto é de 2 m.daN  e 240 º.

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6) Retirar o eixo de balancins, que são do tipo roletados, e em seguida retirar o conjunto do cabeçote. Não esqueça de trocar a junta quando montar a peça. Se o serviço exige que seja retirado apenas o cabeçote, utilize o dispositivo para travar a camisa para ter mais segurança na operação.

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Cárter

1) Solte os parafusos do cárter e remova a tampa. Para retirar a bomba de óleo, empurre-a para o lado, possibilitando a retirada da corrente primeiro.

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2) A remoção dos pistões é feita em conjunto com as bielas pela parte de baixo do motor, pois a largura do “ombro” da biela não permite a passagem na camisa por cima. Retire o parafuso da biela. Os pistões não permitem retífica e devem ser substituídos se apresentarem avarias. (Foto 2A).
Observações para encaixar os pistões: utilize uma cinta de anéis e monte o pistão na camisa, antes de instalar os conjuntos no motor, com cuidado para não danificar e nem perder os anéis o’ring, o que pode provocar vazamentos no pé da camisa. (Foto 2B).

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As bielas são encaixadas coincidindo as marcas da bronzina ou posicione trava com trava. Mais uma vez, atenção com o o’ring. (Foto 2C). Então, coloque o conjunto camisa, pistão e biela no motor, sendo que as setas indicadas na cabeça do pistão, que devem estar apontadas para o lado da correia dentada (Foto 2D). Na montagem do cárter, limpe bem as flanges da tampa e da carcaça antes de aplicar a nova cola.

Classificação de bronzinas:

Por meio da marcação no bloco do motor, posicione as bronzinas da seguinte maneira:

– Lado do bloco do motor: utilize as bronzinas com referências na cor preta.
– Lado capa de apoio: código de barras voltado para o virabrequim.

* Utilizar o Plastigage quando não tem a marcação no bloco do motor

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3) Para ter acesso ao virabrequim, solte os parafusos que o prendem e retire o semi-cárter. Antes de montá-lo, certifique-se de que a corrente da bomba está encaixada. O torque de aperto é de 2 m.daN + 47o.

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4) Ajuste a folga axial, que é de 0,07 mm a 0,23 mm, com a meia lua e o relógio comparador.

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5) Para soltar ou apertar o volante ou a polia dianteira é necessário travar o virabrequim com a ferramenta específica da montadora 7.0132 – P.

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Regulagem de válvulasPara regular as válvulas use lâminas de calço e ajuste o parafuso com o seguinte valor: frio = 0,20mm + 0,05mm
Folga de escape = 0,40mm + 0,05mmColaboração Técnica:
SENAI-SP (Unidade Ipiranga)
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41 comentários em “Detalhes do TU3JP

  1. Qual a diferença do motor Peugeot 206 com bloco de ferro e o motor Peugeot 207 com bloco de aluminio?
    O motor do 206 pode ser aplicado num 207?

  2. Olá! No motor 1.4 (TU3JP) a seta da face do pistão deve apontar o lado do sincronismo do motor.

  3. boa noite, gostaria de saber o que muda do motor do c3 1.4 8v flex para o 1.5?
    estou montando a parte de baixo do motor 1.5 no meu c3 que é 1.4 sabe me dizer se serve? se muda alguma peça do motor 1.5 para o 1.4?

  4. Olá, infelizmente não conseguimos fazer o diagnóstico a distância. Recomendamos que você procure um mecânico especializado para avaliar o veículo.
    Atenciosamente,
    Revista O Mecânico

  5. Onde consigo encontrar a Homocinetica do C3 1.4 GLX 2008 com 21×27 dentes ? e porque o mesmo modelo muda os dentes da hocinética ?

  6. Boa noite.
    Sou novo aqui, gostaria de saber o torque de aperto dos parafusos do cabeçote meu é um c3 1.5 2013

  7. boa noite estou retificando motor inteiro tu3jp e retirei as bronzina de biela
    mais nao tem as medida nela só tem um numeros
    que sao m8 01 594558 alquem sabe me dizer c é std

  8. olá amigos,preciso trocar a junta homocinetica do meu c3 e estou com duvidas qto a peça adequada pois a loja em minha cidade disse que preciso arrancá-la para eles olharem,existe outra forma de saber sem arrancar a peça ? pois nao posso ficar sem o veículo (c3 GLX 1.4 8v 2005 s/abs ) .vi em alguns sites de venda q existe dentes : 21×21 – 21×22 – 22×22

  9. Alguma dica para troca de junta desse modelo..pois estou tendo muitos problemas com junta queimada. Qual a melhor junta de chapa ou amianto que é a original

  10. Opa precisava de uma informação fiz a troca de um motor 1.4 gasolina e coloquei um bi combustível pois o do cliente quebrou o bloco.. ele troxe completo o outro motor.. mas ao funcionar ele ficom con uma falha.. ficou quadrado.. tem diferença no volante.. no caso do sensor de detonação… ou pode ser outra falha…

  11. Olá tenho um Peugeot 206 1.4 8v gasolina 2005, e gostaria de saber sobre o Selo d’água que fica sob o coletor de escape, gostaria de saber qual é o tamanho do selo e modelo pra pedir na auto peças. Obrigado!

  12. Tenho um peugeot 206 1.5 8V 2008 e devido a problemas de calço hidráulico terei que colocar um outro.
    Pergunta: Já desejo colocar um mais novo, o motor do 207 1.4 8V e o mesmo? Posso compra-lo sem necessitar realizar adaptações?

  13. No manual diz 3 litros, e na tabela no posto onde troquei diz 3,5.. o mecânico colocou os 3,5 e estou cm medo de dar algum problema. 207 1.4 8 válvulas 2011/2012… Vc acha que devo tirar meio litro???

    E no manual diz. 25w50 nao encontrei e coloquei o 15w40. Dá problema?

  14. gostaria de saber o que fazer para acabar com o desgaste prematuro dos pneus traseiro pelas partes de dentro dos mesmos,se cundo as oficinas a qual levei o veiculo desconhecem o seu procedimento,alegando que Citroen não tem cambagem no eixo traseiro.um abraço

  15. Sim, os 0,05 mm (atenção, são centésimos de milímetro, não décimos) são a tolerância. Neste caso, a tolerância é apenas para cima.
    Um abraço.

  16. Gabriel, esse motor tu3jp do peugeot 206 1.4 fiz a troca do óleo de transmissão, câmbio e foi usado o sintético 75w90, 2 litros e para o motor é recomendado o semi sintético 15w40, 3,5 litros

  17. Bom dia, a regulagem das válvulas está da seguinte maneira:
    “Frio = 0,20mm + 0,05mm
    Folga de escape = 0,40mm + 0,05mm
    Esse 0,5mm é a tolerância? Se sim, são 0,5mm pra baixo ou pra cima?
    Por exemplo “0,20mm = 0,15mm ou 0,25mm”?

  18. amigo, gostaria de saber se o motor do pegeot 206 2006 tem oring no cilindro ou só os mais modernos tem

  19. Gabriel, o torque de fixação dos parafusos da capa de biela do motor TU3JP (1.4) é de 38 Nm. Um abraço.

  20. Só duas meias luas, na concessionária vende em separado, no mercado paralelo parece que vende o par mas acho que a diferença de preço não compensa. Pela figura no site service.citroen.com, elas são só para apoio no bloco no final do virabrequim. Cadastre-se nesse site que tem as figuras completinhas, o código da peça e o nome da peça em português, inglês, espanhol e francês (que sempre vem na etiqueta da peça original) e em um monte de outros idiomas – é só trocar o idioma no menu abaixo da tela, à direita.

  21. olá amigos a tempo busco pela informação de qual a quantidade correta de óleo lubrificante a ser colocada no peugeot 207 1.4 flex 8 valvulas vcs poderiam me ajudar com essa informação. obrigado

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