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Cummins produz 60% mais motores no Brasil durante o 1º semestre em 2018



A Cummins divulgou nesta sexta-feira (10) seus números de produção dos primeiros seis meses de 2018 no Brasil. A fabricante registrou 22 mil motores produzidos no período, aumento de 60% se comparado ao primeiro semestre de 2017. O saldo foi positivo em todas as quatro principais frentes de aplicações: a produção para caminhões rodoviários subiu 59%, enquanto o segmento de ônibus cresceu 75%, o de construção 58% e para geradores, 39%.

Producao de motores Cummins em Guarulhos cresceu 60%

Como o segundo semestre do ano passado foi mais aquecido economicamente, a projeção da Cummins é fechar o ano de 2018 com aumento entre 40% e 45% na comparação direta com a produção de 2017. Hoje, segundo a empresa, atualmente, a cada três caminhões vendidos no Brasil, um tem motor Cummins. A marca estampa os propulsores de 57% dos caminhões leves, 67% do segmento de médio porte e 11% dos pesados.

A Cummins destaca duas novas aplicações em 2018. Uma delas, o Ford Cargo Power, dotado de motorização ISB 6.7 com 310 hp de potência e torque de 1.100 Nm. Para atingir esses números, a engenharia da Cummins desenvolveu soluções a partir do turbo Holset, que teve sua vazão de ar e torque máximo revisados, além da otimização da combustão do motor. A outra é a linha VW Delivery equipada com motores ISF 2.8 e 3.8, nos quais os turbos, filtros e sistema de pós-tratamento são da Cummins. No Brasil e na Argentina, a Cummins também equipa 100% dos ônibus e caminhões Euro 5 fabricados pela Agrale.

Motor Cummins ISB 6.7 que equipa o o Ford Cargo Power

Outras unidades pertencentes à Cummins também apresentaram crescimento no mesmo período. O volume fabricado dos turbos Holset aumentou em 44% (de 21.357 para 30.661) e os filtros Fleetguard, em 8,3% (de 163, milhão para 1,77 milhão de unidades). A produção de sistemas de pós-catálise de gases aumentaram em 66,5% (de 12.266 para 20.424 conjuntos) e a de líquido de arrefecimento aumentou em 2% (de 1,94 para 1,98 milhão).

Fabricação de filtros da Fleetguard subiu 8,3%

Eletrificação e Euro 6
Mundialmente, a Cummins espera que a eletrificação do trem de força de veículos comerciais e urbanos ainda passe por um período de 20 a 25 anos de transição do modelo atual. Porém a empresa já criou uma nova Unidade de Negócios, a Electrified Power (EPBU) e realizou a compra de três empresas do segmento: duas fabricantes de baterias, a Brammo (especializada em baterias de baixa voltagem) e a Johnson Matthey (especializada em baterias de alta voltagem), além da Efficient Drivetrains, especializada na integração de trem de força, baseada no Vale do Silício, na Califórnia.

“A Cummins Inc. divulgou recentemente um investimento US$ 500 milhões em eletrificação previsto para os próximos três anos. Somos uma empresa que há 100 anos é líder em soluções de powertrain e integração veicular com conhecimento profundo das necessidades de nossos clientes. A inteligência nos negócios de motores nos favorece para desenvolver a eletrificação e a nossa missão é a de ser líder também neste segmento, provendo hardware, softwares e inteligência como ninguém”, afirma o vice­presidente da Cummins Inc., Luis Pasquotto, que também é presidente da Cummins Brasil e responsável pela Unidade de Negócios de Motores da Cummins na América Latina.

Alinhada às estratégias globais, a Cummins Brasil investiu R$ 400 milhões desde 2015 em engenharia, produtividade, ergonomia, melhorias e desenvolvimento de produto. A fábrica de Guarulhos/SP foi modernizada com novas salas de testes para ganhos de produtividade, segurança e qualidade. O investimento já visa preparar a unidade brasileira para a demanda da norma Euro 6, que deve ser implementada no México e na China em 2021. Para o Brasil, o Rota 2030 prevê a aplicação a partir de 2023.

A tecnologia Euro 6 já é fornecida pela Cummins no mercado europeu em 2014 e, desde então vem modernizando e aperfeiçoando uma nova plataforma de motores para inserir nos mercados emergentes. Para isso, anuncia que alocou um time da engenharia brasileira integrada com o desenvolvimento global com o objetivo de modernizar e aperfeiçoar os motores Euro 6, tornando-os mais acessíveis, eficientes e confiáveis.

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