A Cummins Turbo Technologies anuncia a nacionalização da linha Holset HE 200 WG, desenvolvida para auxiliar a tendência de downsizing para motores de 2 a 5 litros, incluindo os motores Cummins Série F. O início da produção dos turbos está alinhado com a estratégia da empresa que também começa a partir do ano que vem a nacionalização do motor ISF 3.8L e, em 2016, a versão 2.8L.
“O aumento da demanda e o alinhamento às regras dos programas Inovar-Auto e Finame foram os fatores determinantes da CTT para o início da produção local”, diz Wallace Faria, gerente de suprimentos da CTT. Ainda segundo Wallace, “também estamos vislumbrando com o conteúdo local a oportunidade de negócios com novos OEMs e também novos projetos com a própria Cummins”.
De acordo com Marcelo Giannini, Supervisor de Vendas da CTT, as tecnologias avançadas de produção disponíveis na fábrica da CTT, localizada em Guarulhos (SP), permitiram ajustes mínimos para o início da produção local da Série HE 200. “Foram feitas apenas algumas adaptações, com ferramental simples e poucas alterações na linha”, diz.
Com tecnologia Wastegate, a linha HE 200 é voltada para o segmento de comercial leve e traz modernizações para acompanhar a tendência de downsizing dos motores já disponível nas versões ISF 3.8L e ISF 2.8L da Cummins. Hoje a linha de turbos que atende à Série F traz melhor eficiência dos estágios, redução de atrito interno e consequentemente diminuição do consumo de combustível.
“Os turbos HE 200 também foram projetados para proporcionar temperaturas menores de trabalho do motor, prolongando sua vida útil. E quando o assunto é desempenho, a série HE 200 traz melhores respostas nas acelerações, reduz custos de manutenção por oferecer menos intervenções e menor consumo de combustível para o cliente final”, diz Fábio Bassetti, engenheiro de aplicações Sênior da CTT.