Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Copa Stock Car 2010: carros mais velozes e menos poluentes

Temporada começa em março com a implantação de tecnologias renováveis, incluindo um novo motor de 520 cv a álcool e gerenciador eletrônico de injeção.

Correndo a favor da sustentabilidade, o campeonato 2010 da Stock Car chega às pistas cheio de novidades e mudanças, com foco na conscientização ambiental dentro do esporte e entre o público. A exemplo da nona etapa de 2009, que foi realizada no Autódromo Internacional de Curitiba e recebeu o nome de “Corrida Verde”, nesta temporada, a categoria vai contar com técnicas que visam diminuir os efeitos negativos da emissão de poluentes no meio ambiente. A largada está prevista para o dia 28 de março, no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos/SP.
3867

As alterações iniciam logo pela inclusão de um novo motor nos carros. Para controlar as emissões de gás carbônico, os veículos, neste ano, vão correr com um novo tipo de propulsão, mais leve e potente, montada sob um bloco de alumínio de 170 kg, com capacidade de gerar 520 cv de potência (antes eram 480 cv) a 6.500 rpm e alcançar torque de 71 kgfm. Com esta fórmula, os bólidos serão capazes de atingir velocidade máxima de 265 km/h.

3818

Entretanto, o grande diferencial desta temporada está especialmente na utilização do combustível que fará essas máquinas voarem baixo: etanol. Mais eficaz que a gasolina, o componente, distribuído pela Esso, é uma alternativa renovável e limpa, porque emite menos CO² na atmosfera.
Com a entrada do combustível no campeonato, todas as equipes foram obrigadas a modificar o sistema de alimentação, substituindo o tradicional carburador pelo sistema de injeção eletrônica. O fornecimento da tecnologia ficou a cargo da Bosch Motorsport, empresa do Grupo Bosch, sediada na Alemanha, totalmente voltada para o desenvolvimento de produtos para modelos de competição, como Fórmula 1, Fórmula 3, DTM, WTCC, Grand Am e Le Mans.

Copa Caixa

Após a Caixa Econômica Federal se tornar parceira oficial da disputa, pelo segundo ano consecutivo, a assinatura da temporada mudou: antes divulgada como Copa Nextel, agora a competição passa a se chamar Copa Caixa Stock Car. Apesar da troca de nome, a companhia de telecomunicação Nextel segue no evento como patrocinadora ao lado da fabricante de pneus Goodyear. O campeonato ainda terá co-patrocínio de empresas como Medley, Chevrolet e Peugeot, e a chegada da Itaipava, como apoiadora e cerveja oficial do evento.

4701

A Corrida do Milhão, realizada pela primeira vez em 2008, será um dos destaques da Stock Car 2010. De acordo com a organização, a definição da data e local da prova especial ainda está em negociação. O vencedor da primeira edição da Corrida do Milhão foi o piloto Valdeno Brito, no Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Jacarepaguá/RJ.

 

2989

Sistema de provas

No campeonato deste ano, o sistema de provas será o mesmo utilizado em 2009. As equipes disputarão 12 etapas, sendo as quatro últimas pela Super Final, onde somente os dez mais bem colocados continuam. A troca de combustível ainda é obrigatória enquanto a mudança de pneu segue opcional. A Copa Caixa Stock Car 2010 terá transmissão ao vivo por meio da Rede Globo de Televisão, que mostrará todas as provas ao longo do ano.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php