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Conectividade entre aparelhos na oficina

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Veja como funciona o Tablet-PC da Bosch desenvolvido para trabalhar em conjunto com outros equipamentos de teste e que pode ser usado em diagnóstico e reparo de veículos ciclo otto ou diesel

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Se no passado, o mecânico precisava de um bom ouvido e uma boa visão para se destacar, hoje as coisas estão bem diferentes. Ser o “cara” no século passado era ter uma boa percepção para diagnóstico, ter um bom faro, e experiência. Quanto mais tempo de mecânica tinha o profissional, mais experiente ele era e melhor seria realizado o serviço. Mas isso era na época do carburador, do platinado e do giclê.

Hoje, isso são águas passadas, desde o advento da injeção eletrônica e do início da evolução eletrônica, a tecnologia passou a fazer parte do dia a dia da oficina. É claro que o mecânico continua precisando ter boa visão e audição, mas se ele não tiver munido de pelo menos um scanner automotivo, ele não faz nada. E o scanner é só o começo, muitos outros equipamentos são essenciais para um bom diagnóstico e reparo: , alinhador de direção, balanceador de rodas, carregador de baterias e etc.

Em plena segunda década do século XXI, quando um veículo tem alto índice de eletrônica embarcada, fazer com que esses aparelhos trabalhem todos conectados entre si e uma mesma sintonia é o ideal. “Dentro da Bosch, a gente enxerga como o futuro a conectividade de equipamentos dentro das oficinas”, afirma Rodrigo Iglesias, chefe de Vendas e Marketing de Equipamentos de Testes da Divisão Automotive Aftermarket da Bosch, que fabrica todos os tipos de equipamentos para oficina.

 

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E dentro de tudo que já desenvolveu, a empresa aparece com um Tablet que consegue fazer justamente isso: conectar equipamentos e proporcionar melhor produtividade da oficina. Trata-se do DCU 130, um Tablet PC (Personal Computer) que substitui o computador normal, e que é desenvolvido especialmente para uma oficina, ou seja, é uma interface para conectar os restantes dos equipamentos de uma oficina através do Bluetooth.

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De acordo com a Bosch, o DCU é robusto, ergonômico, portátil, com proteção contra óleo, graxa, óleo etc. “Consegue resistir a 10 litros de água por hora, tem os cantos emborrachados para proteção em caso de queda e classificação IP54, que determina graus de proteção a equipamentos. Se o mecânico precisar socorrer um cliente debaixo de chuva, o DCU resiste”, explica Rodrigo.

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O equipamento custa em torno de R$ 16 mil, dependendo da região do país, mas é oferecido com facilidade de pagamento aos mecânicos. É um produto de fabricação alemã e está dentro de todos as certificações obrigatórias internacionais exigidas. “Oferecemos ainda todo suporte técnico e garantia pós-venda, além de treinamento gratuito para até dois mecânicos na oficina, em todo território nacional”, observa Rodrigo.

Características e funcionalidade

Ele explica que o Tablet DCU 130 é indicado para a oficina que busca mais produtividade, que acompanha as tecnologias e está disposta a oferecer um diferencial para o cliente. “Certamente é um investimento, mas vai substituir o computador normal e ainda conecta todos os equipamentos nas condições extremas de uma oficina. Por ser totalmente “Touch” (funciona com o toque dos dedos direto na tela), é intuitivo e facilita a vida do mecânico, ele ganha tempo na busca de informações e no pacote de opções que tem no aparelho”.
O aparelho tem um Display de LCD colorido com 13,3″, com teclado virtual, acompanha a caneta do tipo touch para facilitar o manuseio. Tem 250 GB de HD, wi-fi e Blutooth, dispensa adaptador e entra na internet tanto com o wi-fi quanto por meio de slot para cartão 3G. Conta ainda com cartão SD, impressão via wireless ou USBe câmera digital integrada de no minimo 2 megapixel.

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“É indicado para fazer serviços de campo, usar o Skype, por exemplo, para ligar no hotline da Bosch, em busca de suporte técnico ou seja, tem a mesma praticidade que se tem com um smartphone ou um tablet”, explica Rodrigo. “Possui ainda duas baterias em paralelo, então o técnico pode trabalhar só com uma enquanto a outra estiver descarregada, o que permite um dia inteiro de operação sem estar ligado na fonte e sem precisar desligar para tirar a bateria”, continua.

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O que oferece

Em uma única palavra: conectividade. Assim, consegue ter todas as informações para diagnóstico, reparo e aplicação em uma única base. “Inclusive, a principal proposta é a conectividade dos equipamentos da oficina, ou seja, é uma interface de outros aparelhos: linha de scanner KTS, analisador de motor FSA 500 e analisador de gases opacidade BEA 950, alinhador de direção, linha de inspeção etc”, afirma.

É importante frisar que o Tablet-PC não se comunica apenas com os produtos da Bosch. Se o mecânico já tem um outro scanner ou analisador na oficina com opção de bluetooth, pode usar o DCU como interface para os mesmos fins. Rodrigo explica que assim, ele não perde a proposta de ser um Tablet-PC, perde apenas a seleção automática dos veículos por conta do software diferente.

Em relação aos pacotes de software, o técnico pode comprar o ESI[tronic], um software específico de cada um dos equipamentos, com as suas diferentes modularidades: leve, pesado ou completo. Para informação, oferece diagnóstico, manual de reparo, esquemas elétricos e opções de peças de reposição. “No módulo scanner, a cobertura média de veículos é de 96% da frota circulante no Brasil. Tem os mesmos conceitos de atualização do scanner, ou seja, doze atualizações por ano, três via CD e nove via online (drive externo)”.

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Como funciona

1) A primeira coisa que o mecânico faz quando o carro chega à oficina é passar o scanner. Então, conecte o DCU no bluetooth do scanner, para receber as informações. Não precisa nem estar no carro, o mecânico, por exemplo, quer mostrar alguma coisa para o cliente, e usa o Tablet-PC do seu escritório. Por outro lado, o T Tablet-PC permite ainda ser apoiado no volante do carro, por uma alça especial.

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2) A primeira utilização do aparelho é feita por cabo USB, que vem com o kit. É como se apresentasse o Tablet para o aparelho que vai ser usado. Esse processo é feito na entrega técnica do aparelho.

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3) Com o aparelho em ordem, desliga-se o cabo e a conexão e feita via bluetooth. Estando integrados, podemos fazer a seleção do automóvel, que no nosso caso é um Passat 2006, motor 2.0 FSI.

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4) O Tablet-PC mostra a figura com orientações e busca pela rede CAN se há falhas no sistema ou não. Por meio de todos os sistemas relacionados na tela de busca.

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Obs: O Tablet-PC permite ainda acesso aos esquemas elétricos e faz o diagnóstico de toda parte elétrica e eletrônica do carro.

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5) Selecionamos o sistema de gerenciamento eletrônico de motor para uma varredura e foi identificado duas falhas no sistema.

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Obs: Também é indicado se o aparelho tem diagnoses e o manual de reparo do sistema em questão, possibilitando ir direto para ele.

6) No analisador de motor FSA 500, conecte os fios, cada um para uma funcionalidade.

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7) Fizemos a simulação de testes de componentes e sistemas do motor. Neste caso, o equipamento faz todos os testes num único aparelho, desde sensores, corpo de borboleta, sonda lambda, testes de bobina.

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Obs: Observe que o carro Passat continua selecionado.

8) Para exemplificar o uso do aparelho, vamos fazer alguns testes de parâmetros básicos, que servem para proteção e também são utilizados como referencias para os testes.

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9) Teste de temperatura do óleo: substitua a vareta convencional pelo sensor de temperatura do próprio aparelho FSA.

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10) Agora conecte o sensor para medição de tensão de referencia na bateria e aterramento.

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11) Em seguida, coloque a ponta da sonda do aparelho para medição de tensão secundária de bobina e tempo de injeção.

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Em cada teste que é feito, o Tablet-PC indica quais procedimentos devem ser adotados e quais adaptadores devem ser colocados e onde.
Nos veículos diesel, podem ser feitos os mesmos testes.

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Mais informações: Bosch Equipamentos – (19) 2103-1608

3 comentários em “Conectividade entre aparelhos na oficina

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