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Common Rail Mercedes-Benz

Conheça o sistema de alimentação do motor OM 611 LA e OM 612 LA, que equipam a van Sprinter e o caminhão leve 715 C. Acompanhe os procedimentos da desmontagem para manutenção.

Carolina Vilanova

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A injeção eletrônica dos veículos diesel, assim pode ser definido o sistema Commom Rail, uma tecnologia que já está no mercado há alguns anos como equipamento integrado dos motores eletrônicos. O Common Rail (tubo comum, em inglês), de acordo com os fabricantes de motores, aumenta a potência e proporciona maior torque em baixas rotações, além do reduzir o consumo de combustíveis e os níveis de ruídos e de emissões de poluentes.

De acordo com Valdemar Lima de Jesus Filho, instrutor técnico do Senai-Ipiranga, o Common Rail é um sistema de gerenciamento eletrônico (CR) que permite a injeção direta de combustível na quantidade e no tempo exato, eliminando o uso da bomba injetora convencional. “Conta com uma Unidade de Controle Eletrônico (ECU) que administra as informações captadas pelos sensores do motor, gerencia os sinais dos atuadores e monitora o funcionamento de todo o conjunto. A partir desses dados, a unidade determina a quantidade e momento da injeção, sendo que cada unidade injetora alimenta um cilindro”.

Os motores OM 611 LA e OM 612 LA da Mercedes-Benz, que impulsionam os modelos Sprinter e o caminhão leve 715 C, utilizam o Common Rail Direct Injection (CDI), na qual uma bomba de combustível alimenta o tubo comum com combustível e alta pressão para que chegue aos bicos injetores, daí, a injeção é feira por meio de um sinal elétrico vindo do módulo eletrônico.

A injeção é feita em duas etapas, a pré-injeção e a injeção principal. O início da pré-injeção é variável em função da rotação e solicitação do motor. A quantidade de diesel injetado varia entre 1,5 mm3 a 2,5mm3 por curso do pistão. Acontece uma chama na câmara de combustão e, em seguida, a injeção principal ocorre diretamente sobre o êmbolo – seu início e volume também variam em função da rotação e carga.

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    Bomba de alimentação de baixa pressão
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    Bomba de alta pressão

Algumas características do sistema: o combustível é injetado na câmara de combustão um pouco antes do pistão atingir o PMS (Ponto Morto superior), aí em contato com o ar quente, pela movimentação do êmbolo e o combustível é queimado; a combustão é feita em toda mistura ao mesmo tempo, produzindo um golpe sobre o êmbolo. Os resultados são rendimento alto, chegando a 45% de energia que se transforma em movimento na árvore de manivela; forte pressão da combustão durante a queima do combustível.

“O filtro de combustível com separador de água conta com um dispositivo bimetal, uma válvula recirculadora, que faz com que o diesel seja enviado para o filtro para ser utilizado ou para o circuito de retorno do reservatório, dependendo de sua temperatura”, diz o instrutor. Quando o combustível está abaixo de 30 graus C, a válvula permite que circule mais próximo do motor para aquecê-lo. Caso contrário, o diesel retorna para o tanque, passando por uma serpentina para resfriá-lo.

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Os componentes do sistema são:

  1. Reservatório de combustível
  2. Filtro com reparador de água
  3. Conexão de retorno do filtro com válvula recirculadora
  4. Bomba de baixa pressão
  5. Sensor de baixa pressão do combustível
  6. Bomba de alta pressão
  7. Tubo comum (Common Rail)
  8. Válvula reguladora de pressão do Rail
  9. Sensor de pressão do Rail
  10. Bico injetor
  11. Sensor de temperatura de combustível
  12. Resfriador do combustível de retorno

Dentro do sistemaOs sintomas que indicam avarias no sistema são falta de potência e torque, consumo elevado de combustível, falha de funcionamento do motor, excesso de fumaça, cilindro com mal funcionamento devido a um injetor danificado, entre outros. O diagnóstico de falhas é realizado por meio de ferramentas eletrônicas, que analisam todo o sistema eletroeletrônico do veículo, e o motorista deve ficar atento à luz indicadora de anomalia no painel de instrumentos. Um dispositivo de proteção permite que o carro chegue a uma oficina sem comprometer seriamente o conjunto.”Em um eventual problema que demande a inspeção do sistema, o técnico deve contar com as ferramentas adequadas para realizar algumas operações. Os parafusos utilizados em todos os componentes do motor são do tipo “torx”, e precisam das chaves “torx” para serem removidos. Antes de fixá-los, cheque as condições das roscas e, se estiverem danificados, substitua-os”, alerta Valdemar.

 

1) Para ter acesso ao sistema, comece removendo os periféricos, como o coletor de admissão.

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2) Retire primeiro os parafusos para remover os tubos de alta pressão.

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3) Para retirar os bicos injetores, desconecte o conector elétrico dos injetores.

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4) Desloque os grampos de proteção e remova a tubulação de retorno.

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5) Agora, desaperte e remova os parafusos de fixação do injetor – inspecione o estado dos parafusos antes de montá-los novamente. O torque na hora do aperto é de 42 Nm.

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6) Com cuidado, retire o injetor. Na montagem limpe o corpo do porta injetor e aplique a graxa especial DBL 6827.50, para evitar oxidação.

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7) Tire o tubo de alta pressão do Rail, que é proveniente da bomba CP1.

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8) Solte os parafusos das duas extremidades do tubo comum.

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9) Remova tubulação de baixa pressão do retorno do Common Rail. Aperte as garras para destravar a abraçadeira.

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10) Para desencaixar o tubo de alta pressão da galeria comum, comece removendo o parafuso da conexão de retorno do combustível.

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11) Agora retire o tubo de alimentação, o Common Rail, removendo os dois parafusos.

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12) A válvula reguladora de pressão e o sensor de pressão (foto 12a), que é de 1400 BAR, se apresentarem problemas não permitem reparos, sendo necessário trocar toda a peça.

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13) Observe os orifícios dos bicos injetores, anilhas dos tubos, se não estão danificados.

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14) As velas aquecedoras, que são retiradas com ferramental apropriado, facilitam a partida a frio, caso queimem tem partida deficiente. Quando no veículo, para facilitar o acesso retire o conector com um alicate especial, Mercedes-Benz, de número 611 589 003700. As velas são removidas com o dispositivo 001 589 78 0900

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15) Se for necessário tirar as bombas de alimentação de alta e baixa pressão, desconecte as tubulações. Retire a tubulação de baixa pressão, remova os parafusos e retire a bomba CP1.

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16) Comece removendo a bomba de vácuo, e em seguida, a bomba de baixa pressão.

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Sensores:

  1. Sensor de rotação.
  2. Sensor de baixa pressão de combustível, que detecta baixa pressão de combustível na linha de sucção.
  3. Sensor de temperatura, nível e qualidade do óleo lubrificante
  4. Sensor de fase (PMS), que indica ao módulo o posicionamento do primeiro cilindro, antes do PMS.
  5. Aquecedor, que aquece os gases de respiro do motor (blow by) antes de entrarem no coletor de admissão
  6. Sensor de temperatura do motor
  7. Sensor de temperatura de combustível.
  8. Atuador que desativa um cilindro da bomba CPI para não haver excesso de combustível no tubo comum (flauta).
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26 comentários em “Common Rail Mercedes-Benz

  1. BOM DIA TENHO UMA SPRINTER 415 ANO 2014/2015 ESTA VAZANDO ÁGUA PELA ROSCA DO PARAFUSO DE FIXAÇÃO DOS BICOS, QUAL SERIA O PROCEDIMENTO CORRETO PARA O CONSERTO

  2. Boa tarde!
    Existe sensor de falta de lubrificação no sistema Commom Rail, bomba de alta pressão?
    Agradecido.

  3. Olá, Osvaldino, infelizmente não conseguimos fazer o diagnóstico a distância. Recomendamos procurar novamente o mecânico que fez o trabalho no motor para uma nova avaliação.

  4. ola boa noite gostaria uma grande ajuda pois tenho uma sprinter 313 cdi fiz o motor e hj ela liga esporadicamente e depois ela so volta a ligar no outro dia me parece que a coisa fica mais dificil quando o motor esta quente

  5. Bom dia. Comprei um MB 715 C e infelizmente não sai do mecânico. Desta vez do nada , de manhã fomos ligar e simplesmente o caminhão gira o motor mas não pega. O que pode ser ? Já fiz limpeza de bicos a 1 mês atrás.

  6. Bom dia Luis,
    A primeira partida do dia o motor ainda está frio e para atingir a temperatura ideal de trabalho mais rapidamente, a rotação fica mais elevada na primeira partida. Isto é normal.
    Atenciosamente,
    Revista O Mecânico.

  7. Boa noite.
    Tenho uma Sprinter 515 ano 2013 e todo dia na parte da manhã quando vou ligar ela pela primeira vez a rotação sobe e aumenta o ronco. Isso dura una 3 a 5 segundos daí já normaliza o ronco e a rotação volta ao normal em lenta. Nas demais vezes que ligo durante o dia não acontece mais isso. Somente na primeira vez do dia. Alguém já passou por isso ou sabe o que pode ser?

  8. Estou com um vazamento no motor, suspeito que seja a válvula de alta pressão, pois os técnicos andaram a retirando e possivelmente não apertaram direito. É possível dar aperto no lugar? Quais peças são obrigatória retira las para ter melhor acessos?

  9. Sou mecânico estou com um aceno 715c eu troquei a borracha da tampa de válvula e agora o motor não quer funcionar alguma dica por favor que possa me ajudar por favor

  10. boa noite tenho uma sprinter 313 cdi ano 2005. gostaria de saber se o motor da sprinter 413 ano 2006 serve na sprinter 313cdi ano2005?

  11. Olá, tenho uma Sprinter 413 cdi big, ela tá fraca e soltando fumaça preta, rastreei ela e deu pressão alta no Raill, lá está de 280 a 350, ela está 368 , e no gráfico quando acelera passa muito acima e quando solta o acelerador cai abaixo de 200. Me informaram que os bicos estão ruins, daí fiquei na dúvida se recondicionado seria uma boa opção, seria feito pela turbo Brasil. Gostaria de uma opinião

  12. Estou com propblema muito estranho na baixa fumaça branca e sinza e sem força e na alta funciona normal nao sei mais o fazer

  13. Bom dia. Gostaria de saber se a bomba de alta pressão tem um ponto específico que se deve verificar no acto de desmontar?

  14. Boa tarde Prezados,

    Tenho uma Sprinter 311 cdi, esta a cuspir combustível pela anilhas dos Injectores, já efectuei a troca das anilhas mais presiste a situação. alguém de-me uma ajudinha para a resolução deste problema?

    Cpts.

  15. Boa tarde, pois tenho um problema com o meu carro w211 Mercedes 270
    Passado algum tempo de iniciar a sua marcha tudo bem 1 hora aproxima depois de bem quente no para arranca depois de travar o carro bai abaixo o que poderá ser,
    Já levou as válvulas de pressão da rail a válvula agr fonciona bem o que será mais . Obrigado se poder dar uma ajuda.

  16. Estou com o mesmo problema na sprinter 313 CDI 2008.
    Ela quando sai fraca depois de 2000 rpm a 2500 rpm ela aciona a turbina aí ela dispara e anda normal. Quando troco de marcha ela fica fraca e aciona novamente depois de 2000 rpm.
    Pode ser a bomba de alta. Foi verificado os bicos e eles estão com pressao normal.
    Por favor já fazem 2 anos q venho lutando com esse problema a única alternativa. Possa ser é a bomba de alta.
    Obrigado fique com Deus.

  17. Qdo se passa scaner diagnóstico fica salvo?
    Pois me disseram e trocaram a válvula de pressão e a van depois de andar um pouco não pegou agora disseram que é outra válvula tbem

  18. Bom dia. Tenho uma 313 CDI. Fis o motor. Mas continua fraca só melhora após 2000 rpm(pouco) na estrada cai a rotação nas subidas e ainda solta fumasa preta. Alguém pode mi orientar? Dês de já grato.

  19. tenho um mercedes 220 cdi de 2000 e um dia destes e arrolar bem e derrepente foice a baicho o motor e deichou de trabalhar porque ..
    antes tinha le metidos os vedante a bomba de alta pressao o que pode estare a contecer

  20. Boa noite amigo, estou com um problema parecido com o seu, gostaria de saber como vc resolveu o seu problema?

    desde já obrigado!!!

  21. Boa noite

    Tenho uma sprinter 313 cdi 2006, motor om611, gostaria de saber, quando vou sair com ela em uma subida forte ela fica fraca pra sair e assim que sai ela volta ficar forte, o que pode ser?

    Desde já obrigado.

  22. bom dia;
    sou mecanico da prefeitura de itatiaia rj
    estava com uma sprint sem potencia
    foi colocado todos os filtro diesel e estava do mesmo jeito
    passei a ler todas dicas e consertei o veiculo
    mesmo sem conhecer a marca

    muito obrigado

  23. A ignição do 220 cdi 202. De 98deixou de dar queria saber se á alguém que repara ou tem que ser novo obrigado

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