Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Comitê Brasileiro Automotivo CB-005 celebra 50 anos


Há 50 anos era criado o Comitê Brasileiro Automotivo (CB-005) na Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O Comitê nasceu com a missão de ser um agente de gestão do conhecimento técnico para fomentar a qualidade e alavancar o desempenho da indústria, diante de uma nova realidade de consumo e sua necessária proteção. Atualmente o Comitê conta com a participação de 230 organizações, entre montadoras, sistemistas, autopeças e entidades setoriais, bem como a atuação de cerca de 320 técnicos na elaboração das publicações. São cerca de 40 Comissões de Estudo (CEs) ativas e um acervo de 430 normas técnicas, 20 publicadas somente no ano passado, além de 55 projetos de normas em andamento.

A linha do tempo do Comitê começa em 10 de outubro de 1968 quando sua primeira norma técnica, relativa a mangueiras flexíveis para freios hidráulicos era publicada, seguida de outras publicações focadas em segurança veicular, como fluído de freios hidráulicos e ancoragem de cintos de segurança. A partir de 1973, a preocupação ambiental começou a nortear a elaboração de diversas normas, como medição de teor de fuligem, ignição e queima em motores a gasolina. Em seguida cresceu o número de normas para componentes automotivos, reflexo da preocupação com a qualidade dos produtos no mercado.

Em meio século de história, o Comitê buscou acompanhar os saltos tecnológicos dos veículos e oferecer contribuições nas diversas frentes de aplicação das publicações automotivas, com o foco de propiciar mais economia e segurança para a sociedade. Exemplo disso são as diversas normas sobre crash-tests, bem como controle de emissões. O papel do Comitê Brasileiro Automotivo é buscar o consenso em temas técnicos, que servem a regulamentos, como parâmetro para comercialização e defesa do consumidor.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php