Acompanhe com exclusividade os esquemas dos circuitos elétricos dos motores Cummins Interact 4.0 e 6.0, que equipam os caminhões médios e semipesados da Volkswagen
Carolina Vilanova
Todo mundo sabe que trabalhar com auto-elétrica não é uma tarefa fácil para o mecânico. Além de entender da mecânica básica, dos componentes e dos sistemas em que atuam, ele tem que ser “fera” também em eletricidade, aquela matéria que a gente teve que aprender na escola e que muitos achavam que não serviria para nada. Pois bem, com esse conhecimento e um esquema elétrico na mão, a probabilidade de se realizar um serviço de boa qualidade na parte elétrica do veículo é bem maior.
É necessário experiência profissional e muita atenção para fazer todas as ligações e conexões corretas para não prejudicar outros componentes do carro que possam fazer parte do sistema em reparo. Sempre use os equipamentos de segurança pertinentes, como óculos, luvas e sapato de biqueira, além de aplicar somente peças originais e de boa procedência. Os aparelhos e ferramentas que forem usados devem estar aferidos e ser operados corretamente por um técnico treinado.
Nessa matéria vamos conhecer os circuitos elétricos dos motores Cummins Interact 4.0 e 6.0, que equipam os caminhões 13/15.170 e 17/23.250 da linha Volkswagen a partir de 2003. São os seguintes diagramas: sensor de nível do arrefecimento (sinal para o ECM); sensor e relé de velocidade do veículo; piloto automático e controle de rotação do motor; sensores de pressão de óleo/temperatura do motor; indicadores de temperatura/pressão de óleo do motor e restrição do filtro de ar; sensor do nível do arrefecimento e indicador de restrição do filtro de ar; e indicador e sensor do nível de combustível e tacômetro.
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Achei-o de excelente qualidade.
Obrigado
Ana