Implantar nos motoristas a cultura da manutenção preventiva é o grande objetivo do programa, que foca a segurança, a economia e a redução de poluentes na atmosfera
Com a quantidade exorbitante de carros que rodam nos centros urbanos, a manutenção preventiva se tornou essencial para combater o trânsito lento. Isso porque se deparar com um carro parado no meio de uma grande avenida devido a uma falha mecânica por falta de manutenção causa um atraso do fluxo ainda maior, ou seja, esse carro vai aumentar o congestionamento do local. Sem contar a segurança dos passageiros que é deliberadamente colocada em risco.
Para amenizar essas situações, a partir de maio desse ano, uma nova campanha de conscientização está sendo realizada. Trata-se de uma estratégia publicitária batizada de “Carro 100%”, com o slogan “Quem tem chega bem”, que tem o grande objetivo de inserir a cultura de manutenção preventiva entre os motoristas brasileiros. O projeto tem sua extensão para o segmento de veículos pesados, que adota o nome “Caminhão 100%”.
A ação foi uma iniciativa das entidades que formam o GMA – Grupo de Manutenção Preventiva (Sindipeças, Andap, Sincopeças-SP e Sindirepa-SP Sindipeças), com o total apoio de órgãos públicos como o CET (Companhia de Engenharia de Trânsito), o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e o SENAI. A campanha é assinada pelo IQA (Instituto da Qualidade Automotiva).
A divulgação da campanha publicitária será feita por meio de anúncios em veículos de comunicação, ou seja, rádio, jornais e revistas especializadas no setor automotivo. O projeto inclui ainda treinamento nas áreas de gestão e capacitação profissional nas oficinas e condições para preparar as empresas para a certificação.
De acordo com Antonio Carlos Bento, coordenador do GMA, a idéia é mostrar para os motoristas os benefícios de manter o seu veículo em ordem, o que vai garantir a segurança dos passageiros, a economia de consumo de combustível, a redução com reparos emergenciais, redução de emissão de poluentes e valorização do preço de revenda.
O foco do Carro 100% está baseado em três pilares: segurança, economia e ecologia. “A campanha vem ao encontro do projeto “Cidade Limpa” adotado pela prefeitura de São Paulo, que prevê a implantação da Inspeção Veicular Ambiental na cidade a partir de 2008, em principio para caminhões e depois para automóveis”, completa Bento.
Todos os elos da cadeia automotiva estão envolvidos nesse projeto, então você, mecânico, também pode e deve ajudar, levando esse conhecimento para os seus clientes e espalhando a importância da manutenção preventiva entre os seus contatos. O maior beneficiado nessa história pode ser você, afinal, quem vai deixar esses carros prontos para rodar em ordem?
Mais informações sobre o programa podem ser obtidas pelo sitewww.carro100.com.br .