Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Capitais de vários países pretendem abolir veículos a diesel até 2025

626-diesel-poluicao

As capitais Paris, Cidade do México, Madri e Atenas assinaram compromisso para abolir veículos a diesel de suas ruas até o ano de 2025. O compromisso foi feito durante a Cúpula de Prefeitos do C40 na Cidade do México. Segundo o comunicado, essas cidades também se comprometeram a incentivar veículos alternativos e a promover as infra-estruturas necessárias para pedestres e ciclistas.

“Ao expandir as opções alternativas de transporte, como o Bus Rapid Transport e sistemas de metrô, ao mesmo tempo em que investimos em infraestruturas de ciclismo, estamos trabalhando para aliviar o congestionamento de nossas rodovias e de nossos pulmões”, disse o prefeito da Cidade do México, Miguel Ángel Mancera.

“Os prefeitos já se levantaram para dizer que a mudança climática é um dos maiores desafios que enfrentamos”, lembrou Anne Hidalgo, prefeita de Paris e nova presidente do C40 Cities Climate Leadership Group. “Hoje, também nos levantamos para dizer que não toleramos mais a poluição do ar e os problemas de saúde e as mortes que ela causa – particularmente para os nossos cidadãos mais vulneráveis. Grandes problemas como a poluição do ar exigem ações ousadas e pedimos aos fabricantes de carros e ônibus que se juntem a nós”, completou.

Perseguir políticas que melhorem a qualidade do ar – descarbonizando os sistemas de transporte e promovendo opções alternativas de transporte – também ajuda as cidades a cumprir a meta do Acordo de Paris.

“A qualidade do ar que respiramos em nossas cidades está diretamente ligada à luta contra as mudanças climáticas”, destaca a prefeita de Madri Manuela Carmena. “À medida que reduzimos as emissões de gases de efeito estufa gerados em nossas cidades, nosso ar ficará mais limpo e nossos filhos, nossos avós e nossos vizinhos serão mais saudáveis”.

“Nosso objetivo é acabar com todos os carros do centro de Atenas nos próximos anos”, disse o prefeito Giorgos Kaminis. “Apoio a ambição ambiciosa da Declaração da Qualidade do Ar e exorto os nossos parceiros do governo nacional a Implementar seus compromissos com base nos acordos internacionais de ação climática e unir nosso esforço comum para limpar o ar que respiramos”.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php